O Que Conhecer em Guarapari na Primeira Visita?

Compartilhe com seus amigos!

Guarapari, principal cidade turística do Espírito Santo, é o destino de muitos turistas o ano inteiro, principalmente no Verão! Portanto, se você está indo para o município pela primeira vez, veja nessa lista o que conhecer em Guarapari na sua primeira visita!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O Que Conhecer em Guarapari na Primeira Visita?

A cidade tem inúmeras atrações turísticas, que levariam aproximadamente quase uma semana pra conhecer tudo! Nessa lista, separei alguns lugares e passeios que, definitivamente, não podem faltar quando você for para Guarapari pela primeira vez!

Conhecer a Praia do Morro e a Praia da Areia Preta

Sem dúvida, a Praia do Morro e a Praia da Areia Preta são as duas praias mais icônicas de Guarapari! A Praia do Morro, faz bastante sucesso entre os mineiros, principalmente no Verão!

Aliás, quando estiver na Praia do Morro, não deixe de visitar o Morro da Pescaria! É um parque municipal fantástico, com praias, trilhas e mirantes!

a Praia da Areia Preta, localizada no centro, foi a que deu fama internacional a Guarapari e o título de “Cidade Saúde”, por causa dos efeitos terapêuticos e medicinais da areia preta!

Dar um giro nas praias da Enseada Azul

Certamente, as praias da Enseada Azul não podem ficar de fora da sua lista do que conhecer em Guarapari! A região tem esse nome, porque suas águas tem um azul muito bonito! Destaque para a Praia da Bacutia, a praia mais badalada da cidade! Portanto, não deixe de visitá-la!

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Visitar as famosas Três Praias

As Três Praias é também outro lugar famoso, que tem um carinho afetivo muito grande na cidade! Elas são compostas, obviamente, por três belíssimas praias, de imensa beleza natural! Na verdade, são quase um santuário ecológico! Passar o dia nas Três Praias é bom demais! Sem dúvida, você não vai mais querer ir embora de lá!

Conhecer a nova orla de Meaípe

Meaípe, localizada no extremo sul da cidade, ganhou uma nova orla esse ano! Na verdade, trata-se de um “engordamento” da orla da praia, que sempre sofreu com a erosão, provocada pelo avanço do mar! Realmente, a “nova” Praia de Meaípe ficou muito bonita e com certeza, merece sua visita!

Tomar banho na Lagoa da Coca-Cola no PEPCV

Outro atrativo turístico que chama muita atenção em Guarapari é a Lagoa da Coca-Cola, localizada em Setiba, no Parque Estadual Paulo César Vinha. A Lagoa de Caraís tem mesmo a coloração semelhante ao refrigerante e por isso, é popularmente conhecida por esse nome!

Aliás, no PECPV, você poderá fazer diversas trilhas, sendo que uma delas é uma trilha aquática, que você faz de caiaque até o início da lagoa! Eu já fiz esse passeio e é imperdível!

Fazer o tradicional passeio de escuna

Sem dúvida, o passeio de escuna é o mais tradicional de Guarapari e obrigatório para quem visita a cidade pela primeira vez! Você irá se apaixonar ao ver como a cidade fica ainda mais linda, quando é vista a alguns quilômetros no mar!

O passeio tem a duração de 2 horas, com parada para banho. Eu fiz com a Escuna Sereia de Guarapari e recomendo também para você!

Tirar foto na estátua do Tigrão e no Marlim Azul

De fato, as estátuas do Trigrão e do Marlim Azul são os dois principais monumentos históricos e afetivos de Guarapari!

Ao atravessar a ponte em direção ao centro, logo na curva, você verá a estátua desse “Tigrão” de braços abertos! Sua história é bem inusitada e eu a conto aqui, nesse post, com todos os detalhes!

Já o Marlim Azul, ele fica na Praia do Morro e é o monumento mais fotografado da cidade! Aliás, tem fotos e vídeos na Internet de gente fazendo fila pra tirar foto nele! A estátua é de fato, uma grande homenagem, que eu também conto aqui, em outro post, com mais detalhes!

Conhecer o Cemitério São João Batista

Você deve estar até achando estranho, né, ir pra Guarapari, uma cidade com mais de 50 praias, pra visitar um cemitério? Mas calma, vamos lá que eu te explico: O Cemitério São João Batista foi construído no centro de Guarapari em 1906. Porém, demorou 10 anos para ser inaugurado porque, simplesmente, ninguém morria (literalmente) na cidade!

Foto: Câmara Municipal de Guarapari

Portanto, a prefeitura teve que pedir para as cidades vizinhas, um defunto “emprestado” para poder inaugurar o cemitério! esse fato inusitado inspirou o enredo da novela “O Bem Amado”, de Dias Gomes, que criou o personagem Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira, baseado em Juca Brandão, prefeito de Guarapari.

Visitar o Poço dos Jesuítas

Na Praia da Fonte, também no centro de Guarapari, está localizado um poço que foi construído pelos jesuítas no século XVI. Aliás, até o final da década de 1990, a cidade sofria com o desabastecimento de água por causa da superlotação no Verão; então, os moradores da região utilizavam o Poço dos Jesuítas como fonte de abastecimento de água.

Comer a famosa Moqueca Capixaba em Meaípe

Sim, na sua vinda ao Espírito Santo, você não pode deixar de provar o principal prato típico do Estado: a Moqueca Capixaba! E é em Meaípe que você encontrará diversos restaurantes para provar a única autência moqueca do Brasil. Afinal, moqueca, só a capixaba; o resto é peixada!

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Guarapari é o destino turístico perfeito para quem busca relaxar e aproveitar as belezas naturais do Espírito Santo. Portanto, espero que essa lista do que conhecer em Guarapari te ajude nessa sua primeira vez na cidade! Torço para que sua experiência seja inesquecível e você retorne, claro, muitas e muitas vezes!

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

5 Cuidados que Você Precisa Ter nas Praias de Guarapari!
As 10 Melhores Pousadas de Guarapari!
Roteiro de 2 Dias em Guarapari Para Relaxar e se Divertir!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário