Guarapari: 5 Curiosidades que Provavelmente Você Não Sabia

Compartilhe com seus amigos!

Você é daqueles que gostam de conhecer fatos e curiosidades sobre as cidades que visita? Bora então conhecer agora 5 curiosidades sobre a cidade de Guarapari que provavelmente você não sabia!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O município, principal destino turístico do Espírito Santo, desperta amor e carinho por quem o conhece! Dito isso, conheça agora 5 curiosidades sobre Guarapari que provavelmente você não sabia! 

Por que Guarapari é conhecida como “Cidade Saúde”?

Foi na década de 30 que Guarapari recebeu o título de “Cidade Saúde”, devido à fama terapêutica das areias monazíticas da Praia da Areia Preta!

Pesquisadores da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo chegaram à conclusão, após anos de estudos, que a areia preta previne diversas doenças, inclusive o câncer! Ou seja, elas tem sim teor medicinal e são indicadas para o tratamento de: reumatismo muscular, artrite deformante de diversas etiologias, nevralgias, mialgias, enfermidades musculares, alergias, doenças do sistema nervoso, gota, insônia, perturbações digestivas, depauperismo e rejuvenecimento orgânico!

A história do Marlim Azul de Guarapari, peixe símbolo do Espírito Santo!

Se você já foi na Praia do Morro, deve ter visto uma estátua enorme de um peixe azul numa pedra. Pois bem, esse monumento foi criado para homenagear o capixaba que pescou o maior Marlim Azul do mundo e foi parar no Livro dos Recordes!

Pescado em águas capixabas pelo empresário Paulo Roberto Amorim, trouxe então visibilidade à cidade ao retirar das águas do município, um Marlim de 636 quilos, um recorde mundial em 1992! E por conta do tamanho e do peso, o peixe teve de ser rebocado, tendo apenas o bico apoiado na embarcação, batizada de “Duda Mares”!

Foto: Arquivo Pessoal

Após mais de quatro horas de navegação lenta, Paulo Amorim atracou no píer e precisou contar com ajuda de 28 homens para retirar o animal da água! Sendo assim, esse é um dos pontos turísticos mais visitados de Guarapari e muito frequentado por quem deseja registrar sua passagem pela cidade!

Em 2015 o Marlim Azul tornou-se o “Peixe-Símbolo do Espírito Santo”, através de uma lei sancionada pelo então governador Paulo Hartung.

Por que a Pedra do Siribeira tem esse nome?

A Pedra do Siribeira fica no centro de Guarapari, onde está o saudoso Siribeira Iate Clube, famoso nas décadas de 60 e 70, palco dos melhores carnavais do Estado que aconteceram na época!

Siriba ou Siribeira é o nome de uma árvore curvada pelo vento, localizada entre as pedras, numa poça d’água que é alimentada pela maré alta; o nome científico é Avicennia Schaueriana (Mangue Branco) e uma curiosidade, é que a siribeira incide em locais mais secos do manguezal e em beiras de praia onde há muita salinidade!

A Praia dos Padres era mesmo mal assombrada?

Moradores antigos da região contam que essa praia era mal assombrada, pois era muito comum escutar pessoas conversando e gritando durante a madrugada! Se bem que isso tá parecendo mais uma outra coisa… mas tudo bem, segue o jogo!

Além disso, quem visitava a praia sofria com alucinações e segundo elas, viam barcos à vela e pescadores em alto mar! Porém, quando se aproximavam, não viam nada, além das ondas e da água. Outros relatos diziam que a maré subia tanto que no dia seguinte, as raízes das castanheiras pareciam “dedos” de uma mão velha e cansada!

Por causa de todos esses acontecimentos, vários padres foram chamados para realizar um exorcismo no local e por isso, a Praia dos Padres ganhou esse nome!

Muitos acham que Guarapari é só praia, mas a cidade também tem uma rota turística de montanha!

Guarapari atrai turistas do mundo inteiro por causa da beleza de suas praias, porém, o potencial turístico da cidade não se resume a isso! Seguindo para o interior da cidade, do outro lado da BR-101, chegaremos na “Rota da Ferradura”, um circuito turístico que abrange as comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti.

Nessa rota turística você encontrará diversas pousadas, restaurantes e cerevejarias, além de poder desfrutar das belezas naturais da região, como por exemplo, belíssimas cachoeiras e alguns mirantes! Show de bola, heim?

E aí, quais dessas 5 curiosidades sobre Guarapari você ainda não sabia? É claro que a cidade possui outros fatos curiosos além desses, que mais pra frente, publicarei aqui! Se você gostou desse conteúdo, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais! Tenho absoluta certeza que eles irão adorar!

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Descubra o Teor Medicinal da Praia da Areia Preta!
Por Que Conhecer a Praia dos Padres em Guarapari?
Você Conhece a História da Pedra do Siribeira?

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário