A Triste História da Igrejinha na Pedra em Ibiraçu

Compartilhe com seus amigos!

Quem já passou pela BR-101 Norte, logo depois do Buda de Ibiraçu, com certeza já percebeu uma igrejinha branca no alto de uma pedra – é impossível passar por ali sem notar sua presença. Aliás, você já teve a curiosidade de saber por que ela foi construída ali? Hoje vou te contar a triste história da igrejinha na pedra em Ibiraçu!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história da igrejinha de Ibiraçu

Inaugurada em 05 de Junho de 1998, o motivo da construção da “Igrejinha na Pedra” ou “Igrejinha de Santo Antônio”, uma pequena capela de cor branca, veio através da triste história de Diógenes Modenese, que morreu no dia 7 de Março de 1998 aos 36 anos, vítima de afogamento na Praia da Barra do Sahy em Aracruz, após sofrer um infarto enquanto nadava!

Sua mãe, Santa Franco Vescovi Modenese, devota de Santo Antônio, conta que o filho lutou por 10 anos contra um câncer no pulmão e foi considerado curado poucos meses antes do acidente fatal na praia! A construção da igrejinha na pedra em Ibiraçu foi iniciativa do próprio Diógenes e após seu falecimento, a família deu continuidade à obra, mantendo viva a lembrança de seu filho!

Ademais, no interior da igrejinha tem sobre o altar, uma imagem de Santo Antônio e ao seu lado esquerdo, uma foto emoldurada de Diógenes Modenese. Muito triste, né?

O acesso à capela

Embora esteja numa propriedade particular, o acesso de pequenos grupos é permitido, pois como essa história é bem conhecida nas redes sociais e a vista de lá é belíssima, muitas pessoas vão lá para conhecer o lugar e apreciar o visual!

E é muito fácil chegar lá. A entrada fica à beira da rodovia, onde há uma porteira. Após se identificar, basta passar por uma outra porteira que fica dentro da propriedade. Os donos apenas recomendam não deixar a porteira aberta para as vacas não saírem.

Dá pra ir de carro até um certo ponto e depois, só subir o morro numa trilha. A subida é tranquila, dura alguns minutos e rapidamente chegamos onde está a igrejinha.

Uma vista panorâmica incrível!

De fato, a vista do alto da igrejinha de Ibiraçu é sensacional! Dá pra ver grande parte da BR-101 de uma extremidade à outra e – sem dúvida – é um local excelente pra tirar muitas fotos!

Quando fui lá, a igrejinha estava fechada e tive a informação que não está sendo aberta ao público, pois muitos grupos iam lá pra fazer rapel e deixavam o local todo sujo. Desde então, os proprietários do local permitiram a entrada de poucas pessoas no local.

Eu já conhecia a história e nesse dia pude matar minha curiosidade em conhecer o local. Gostei demais e deixo pra você mais essa recomendação de ponto turístico para visitar no Espírito Santo!

Como chegar:

Partindo de Vitória, siga para o norte pela BR-101 e depois de passar a estátua do Buda, lá na frente você verá a Igrejinha de Ibiraçu no alto da pedra, à sua esquerda. Mais adiante já dá pra avistar a entrada e uma porteira. É só se identificar e pedir para ir até a capela.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Ibiraçu!

A Cascata de Ibiraçu é Um Refúgio Desconhecido na Natureza!
Buda de Ibiraçu: A Maior Estátua de Buda do Ocidente é Capixaba!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

8 thoughts on “A Triste História da Igrejinha na Pedra em Ibiraçu”

  1. O lamentável é que por causa de alguns “sem noção”, que emporcalham aonde chegam, o acesso ao local pode até mesmo vir a ser impedido. Tomara que que esse dissabor não se repita.

    Responder
  2. História muito triste.sempre tive a curiosidade de saber o porquê daquela igrejinha lá em cima da pedra,hoje dia 08/02/2024 finalmente descobri. Ufaa

    Responder

Deixe seu comentário