Guarapari é conhecida internacionalmente, não só por suas belíssimas praias, mas também pelos benefícios à saúde que uma delas proporciona! Sim, estou falando da Praia da Areia Preta, famosa pelas suas areias monazitícas, excelentes para o tratamento de doenças como artrite e reumatismo!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
A Praia da Areia Preta está localizada no centro de Guarapari, vizinha às Praias do Meio e das Castanheiras. Com 200m de extensão – ela começa na Pedra do Siribeira ao norte e vai até a Praia das Pelotas ao sul – é uma praia muito tranquila, ideal para toda a família, principalmente os mais idosos!
O teor medicinal da areia preta
Porém, a grande atração da praia fica por conta das suas areias com alto teor medicinal! É muito comum passar pelo calçadão da praia e ver as pessoas – na sua maioria, idosos – passando a areia no corpo todo – até eu já fiz isso! 😂
Após 10 anos de estudos, pesquisadores da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo chegaram à conclusão de que a areia previne diversas doenças, inclusive o câncer. Mas qual é a explicação científica para isso?
As partículas de água que vem das ondas + a temperatura e magnetismo da areia + o gás que ela gera (o radônio) proporcionam uma radiação que previne a doença. (Fonte: G1/Jornal Nacional)
Além disso, na guarita dos guarda-vidas há uma placa informativa, informando a composição científica da areia preta. Nela são encontrados a Ilmenita, Monazita, Terras Raras, Granada e Zirconita.
De acordo ainda com essa placa, o elevado índice de radiação e as emanações benéficas das areias são geradas pela desintegração do Radium, do Tórium e do Actínio, que produzem raios alfa de grande energia cinética, sendo indicado para o tratamento de: reumatismo muscular, artrite deformante de diversas etiologias, nevralgias, mialgias, enfermidades musculares, alergias, doenças do sistema nervoso, gota, insônia, perturbações digestivas, depauperismo e rejuvenecimento orgânico.
A praia está muito bem localizada no centro de Guarapari, próxima de hotéis, restaurantes e supermercados. Em torno da sua orla, no calçadão, há alguns quiosques que servem petiscos e comidas típicas.
Agora, deem só uma olhada nessas curiosidades:
– Vocês sabiam que Guarapari recebeu o título de “Cidade Saúde” na década de 30, devido à fama terapêutica dessas areias monazíticas?
– A Praia da Areia Preta é a mais famosa e até hoje atrai pessoas – e até celebridades, como Garrincha e Elza Soares, que vieram “se tratar” aqui na década de 60, em busca de curas para dores crônicas!
– Num estudo publicado na revista científica international “Journal of Radiation Biology” (Revista Internacional de Biologia da Radiação) pelo Físico Nuclear e Professor da UFES, Marcos Tadeu Orlando, foi comprovado cientificamente que a radiação da areia monazítica não faz mal à saúde e que a areia preta tem potencial para impedir a proliferação de bactérias!
E aí, o que vocês acharam dessa matéria? Já sabiam dessas informações? Quando tiverem oportunidade, venham visitar a Praia da Areia Preta e aproveitem pra passar a areia no corpo também! Só não vale levar pra casa, tá? 😂
Como chegar:
Ao chegar em Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo onde vira à direita na Rua Pedro Caetano; siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua Dr Silva Melo, que dá na rua da praia.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!
A Praia das Virtudes é um Paraíso no Centro de Guarapari!
Praia da Fonte: a Praia dos Jesuítas!
Praia das Castanheiras: a Praia Ideal Para as Crianças!
Visitei a Praia dos Namorados!
Vocês Conhecem a História da Pedra do Siribeira?
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!