Localizada em Guarapari, a Praia das Pelotas, de fato, é uma praia com grande beleza natural. Porém, ela esconde grandes riscos e perigos. Se você ainda não a conhece, entenda por que você precisa evitá-la quando for a Guarapari!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Onde fica a Praia das Pelotas?
A Praia das Pelotas está localizada no bairro Ipiranga, no centro de Guarapari. Ela fica exatamente depois da Praia da Areia Preta e logo abaixo do Mirante do Ipiranga e o prédio Guarapari Center. Aliás, ela é facilmente avistada da Praia da Areia Preta.
Quais são os riscos e perigos que a Praia das Pelotas oferece?
De fato, trata-se de uma pequena enseada, com apenas 40 metros de extensão e cercada de pedras e castanheiras. Aliás, a praia é linda, porém, toda essa beleza esconde riscos e perigos. E o maior deles é o de afogamento.
Isso porque a correnteza da praia é muito forte. Portanto, quem entra no mar, dificilmente consegue sair vivo e a maior probabilidade, infelizmente, é morrer afogado.
Outro perigo é caminhar pelas pedras. Aparentemente, não há risco algum, porém, elas são muito escorregadias; além disso, as ondas são fortíssimas; elas batem nas pedras constantemente, cobrindo-as por completo.
Um terceiro risco é o de assalto. Como a Praia da Pelotas geralmente fica deserta, isso atrai muitos usuários de drogas e assaltantes.
Registros de afogamentos em 2023
Para você entender a gravidade dessa situação, esse ano, em menos de 15 dias, 4 pessoas perderam a vida na Praia das Pelotas. Os óbitos ocorreram nos dias 23 de Julho e 02 de Agosto.
No primeiro caso, dois jovens turistas mineiros estavam caminhando nas pedras, quando um deles escorregou e caiu no mar. O outro jovem tentou resgatá-lo, porém, não conseguiu e infelizmente, ambos vieram a óbito.
Já no segundo caso, 2 homens entraram no mar de madrugada e não conseguiram sair. Após o ocorrido, a Praia das Pelotas recebeu o apoio de uma equipe de salvamento, que em menos de 2 semanas, realizaram mais de 30 orientações a pessoas que tentavam acessar as pedras.
Reforço no efetivo para a alta temporada
O Corpo de Bombeiros informou que 172 guarda-vidas atuarão nas praias de Guarapari, garantindo assim, a segurança nas praias. Atualmente, cerca de 80 desses profissionais atuam na região.
Orientações do Corpo de Bombeiros
Geralmente, as orientações do Corpo de Bombeiros em relação a casos de afogamento são:
1. Se você não tiver o mesmo preparo que profissionais da área, como guarda-vidas e bombeiros, jamais entre no mar para tentar resgatar a vítima;
2. Ao invés disso, peça ajuda e ligue para o 193 (Primeiros Socorros);
3. Tente prestar socorro sem entrar na água, lançando objetos flutuantes como boias ou até mesmo, estendendo um galho de árvore, para a vítima poder se apoiar;
4. Preserve sua segurança, afinal, se você também se colocar em situação de perigo, será mais um a ser resgatado.
Entretanto, como já diz o ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar”, a melhor forma de não colocar a vida em risco é agir de forma prevencionista e obedecer as sinalizações de segurança nas praias.
Além disso, Guarapari possui mais de 50 praias! Portanto, fique longe da Praia das Pelotas e procure outras praias, de preferência, com a presença de salva-vidas e que não lhe ofereçam risco. Por fim, esse é um post de utilidade pública. Compartilhe ao máximo com seus amigos, principalmente aqueles que estão indo para Guarapari pela primeira vez!
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!
5 Cuidados que Você Precisa Ter nas Praias de Guarapari!
Segurança na Praia: 7 Recomendações que as Pessoas Ignoram!
Verão em Guarapari: 12 Praias Para Visitar em Apenas 1 Dia!
IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!