Segurança na Praia: 7 Recomendações que as Pessoas Ignoram!

Compartilhe com seus amigos!

A praia é um lugar de lazer e diversão, mas que exige também certos cuidados fundamentais, para que um entretenimento tranquilo e relaxante não se transforme num pesadelo! Veja agora quais são as 7 principais recomendações de segurança na praia que as pessoas costumam ignorar!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Segurança na praia x Displicência

De fato, muitos incidentes e fatalidades que ocorrem nas praias, poderiam ser evitados se as pessoas fossem menos displicentes quanto à sua própria segurança! A Socidade Brasileira de Salvamento Aquático apontou em 2018 que 16 brasileiros morrem afogados diariamente!

Segurança nas praias: as 7 principais recomendações que as pessoas ignoram
1. Não seguir as orientações dos guarda-vidas

A saber, o mar está em constante mudança e é difícil prever em quais condições ele estará quando formos à praia. E não há ninguém melhor para nos orientar corretamente que os guarda-vidas.

Além de serem profissionais treinados, conhecem muito bem as particularidades da praia em questão. Portanto, se você não conhece a praia, não hesite em perguntar aos guarda-vidas quais são os melhores lugares para banho.

2. Não respeitar as sinalizações de segurança

É óbvio que as bandeiras que vemos na praia não estão lá apenas de enfeite, né? Você pode encontrar as bandeiras em 3 cores:

Nos locais com a bandeira verde, os riscos são mínimos e há guarda-vidas na área. Dessa forma, você pode nadar e tomar banho tranquilamente, sempre cumprindo as regras de segurança.

Já a bandeira amarela indica a presença de correntes marí­timas fortes! Dessa forma, você precisa ter mais atenção e além disso, não é recomendado nadar neste local.

A bandeira vermelha já mostra que o mar está perigoso e que você deve até mesmo evitar entrar na água. Não insista, se encontrar uma bandeira vermelha na praia, não entre na água!

3. Entrar no mar sob o efeito de álcool e alimentos pesados

Decerto, em hipótese nenhuma você deve entrar no mar nessas circunstâncias! O álcool tira a capacidade da pessoa de avaliar riscos e nadar depois de ingerir alimentos pesados pode causar câimbras e desmaios, levando por sua vez, ao afogamento.

A saber, para aproveitar a praia de uma forma segura, a recomendação é que depois de comer, você espere pelo menos uma hora e meia para entrar no mar.

4. Superestimar sua natação

Uma informação básica sobre segurança na praia é que nadar no mar é totalmente diferente que numa piscina. Correntes de retorno, ondulações fortes, buracos e rochas submersas são alguns dos perigos que, muitas vezes, ignoramos!

Além disso, há também o risco de câimbras, principalmente nas praias com águas mais geladas!

5. Depressões no fundo das praias e corrrentes de retorno

A saber, as depressões são os buracos produzidos pela ação das ondas, bem frequente em locais com muita ondulação. O perigo é que, se você não conhece a praia, pode facilmente se afogar ao ser “surpreendido” por algum desses buracos!

Já as correntes de retorno são as famosas “bocas”, ou seja, é o retorno da massa d’água que se forma na arrebentação das ondas, formando correntes que vão em direção ao mar aberto. Se você cair numa dessas correntes, facilmente será puxado para mar adentro!

Foto: https://www.oceanoparaleigos.com

O que fazer nessa situação?

Se não souber nadar, tente flutuar (boiar), começe a acenar com os braços e grite por socorro. Se souber nadar, nade para as laterais pra sair da corrente e em hipótese alguma tente ir contra a correnteza. Você só vai se cansar.

6. Crianças brincando sem a supervisão dos pais ou responsável

Esse é mais um ítem clichê que acontece (principalmente) em todo o Verão! Em momento algum você deve tirar o olho dos seus filhos! Seja na areia ou principalmente no mar, jamais deixe a criança desacompanhada.

Uma regra básica de segurança na praia é usar as pulserinhas de identificação cedidas pelo corpo de bombeiros ou guarda-vidas. Ou então, fazer uma de forma artesanal em casa, com nome, telefone e endereço, para facilitar encontrar os pais ou responsáveis.

7. Andar displicentemente pelos costões

Quem não gosta de explorar as formações rochosas das praias? Eu mesmo, me amarro! Porém, os costões são regiões muito perigosas, pois além das pedras serem escorregadias, corremos o risco de sermos atingidos por uma onde forte, que pode te jogar no mar ou pior, te lançar contra as pedras!

Porém, se mesmo assim, você decidir fazer uma caminhada entre as pedras, jamais dê as costas para o mar e fique atento à formação das ondas, mesmo num dia calmo de sol. As condições do mar mudam repentinamente.

Enfim, o propósito dessa publicação é que você tenha uma consciência preventiva e possa aproveitar seus momentos de lazer na praia de uma forma tranquila e segura! Compartilhe esse post com seus amigos, principalmente aqueles que de certa forma, não seguem algumas dessas regras de segurança na praia! Será uma atitude nobre e sem dúvida, eles irão te agradecer por isso!

Vai embora não! Fique e confira também esses roteiros!

5 Cuidados que Você Precisa Ter nas Praias de Guarapari!
As 10 Melhores Praias Para Crianças no Espírito Santo!
Praias de Guarapari: 10 Praias Secretas Para Conhecer!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário