Pedra do Siribeira: Um Cartão-Postal Histórico de Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

Um dos cartões-postais de Guarapari, a Pedra do Siribeira teve, de fato, uma grande importância na história contemporânea do município, principalmente entre as décadas de 60 e 70! Além disso, a origem do seu nome é um tanto curiosa e sem dúvida, irá te surpreender!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Pedra do Siribeira

A Pedra do Siribeira está localizada no centro de Guarapari e faz divisa entre a Praia da Areia Preta e a Praia das Castanheiras! Alem disso, é nesse local a sede do Siribeira Iate Clube, um dos clubes mais tradicionais da cidade!

Pedra do Siribeira: um cartão-postal histórico de Guarapari

Aliás, a Pedra do Siribeira vai muito além de ser uma simples pedra que divide uma praia da outra… sua história começou no dia 18 de Fevereiro de 1947, quando surgiu o famoso Siribeira Iate Clube, um clube bem popular nas décadas de 60 e 70. Além disso, foi justamente nessa época onde aconteceram os melhores carnavais do Estado, que tiveram inclusive, a participação de Elza Soares, Garrincha e até o Presidente Getúlio Vargas!

A Pedra do Siribeira nos dias atuais

Infelizmente, o Siribeira Iate Clube não conta hoje em dia com os mesmos dias de glória do passado. Em contrapartida, a Pedra do Siribeira (também conhecida como Pedra da Paquera) é um excelente lugar para contemplação da natureza ao redor!

São dois os acessos: um feito pelas pedras no início da Praia da Areia Preta e o outro, pelo portão do Siribeira Iate Clube. De fato, o visual já a partir dali é incrível! E detalhe: na foto abaixo dá pra ver uma piscininha natural que se forma com a subida da maré! Eu mesmo já fiquei aí algumas vezes quando a Praia da Areia Preta estava muito lotada! Dá pra curtir bem e até dar uns mergulhos!

A origem do nome da Pedra do Siribeira

Então, caminhando entre as pedras nós já temos a resposta: Siriba ou Siribeira é o nome de uma árvore curvada pelo vento, localizada entre as pedras ali do local, numa poça d’água alimentada pela maré alta; aliás, seu nome científico é Avicennia Schaueriana (Mangue Branco).

Essa árvore incide em locais mais secos do manguezal e em beiras de praia onde há muita salinidade! Aliás, a sua casca (o tanino) é usada pelos artesãos para tingir de negro as panelas de barro, onde é preparada a famosa Moqueca Capixaba!

Dando um giro pela Pedra do Siribeira

Do lado direito dá pra ver a Enseada Azul bem ao longe e dando a volta, logo à esquerda vemos a Praia dos Namorados e a Praia das Virtudes e em segundo plano, a Praia do Morro!

Interessante que na foto abaixo, bem no canto inferior direito, é onde anteriormente funcionava um aquário marinho, o Planet Sub! Aliás, eu estive lá em 2013, até publiquei uma matéria aqui no Terra Capixaba, mas retirei do ar porque, infelizmente, ele não existe mais… no local haviam duas piscinas de água salgada com peixes! Era muito legal… até pinguim tinha lá! Dá uma pena, quando lembro disso, sabe…

Atualmente, no Siribeira Iate Clube funciona uma marina para o atracamento de embarcações, com vista para a Praia das Castenheiras! Veja só a transparência da água na foto abaixo!

O melhor lugar no centro para ver o nascer do sol!

Além disso, a Pedra do Siribeira é um lugar TOPZERA pra curtir o nascer do sol! A saber, eu já fui lá uma vez e olha, vale muito à pena, tá? O visual, as cores do céu, tudo… é incrível demais!

Ademais, com as altas da maré, algumas piscininhas naturais são formadas ali, proporcionando belíssimos cenários pra tirar fotos e postar no Instagram!

Sem contar a vista impressionante que temos das praias que ficam ao redor! As fotos abaixo mostram respectivamente, a Praia do Meio, Praia das Castenheiras e a Praia dos Namorados – sem dúvida, é um visual de encher os olhos, né não?

Enfim, fica aí a dica do Terra Capixaba: quando estiver em Guarapari, aproveite para visitar a Pedra do Siribeira! É um ótimo lugar para contemplação da natureza e tenho certeza que você irá adorar conhecer!

Como chegar:

Ao chegar em Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo onde vira à direita na Rua Pedro Caetano; siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua Dr Silva Melo, que dá na rua da praia. Chegando lá, vire à esquerda e siga na Av Des Lourival de Almeida, que é a avenida da Praia das Castanheiras.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

A Praia da Fonte Guarda um Tesouro Histórico do Século XVI!
Praia do Valadão: Uma Praia Desconhecida em Guarapari!
Praia das Pelotas: Você Precisa Evitá-la Quando For a Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário