Trilha da Capivara: O Melhor Passeio de Caiaque em Guarapari

Compartilhe com seus amigos!

Guarapari é sinônimo de praia e muita diversão! Além das belíssimas praias, a cidade tem muitas atrações, como os tradicionais passeios de escuna, mergulho, além de diversas trilhas ecológicas. Porém, um passeio que, aliás, é único no Estado, ainda passa desapercebido: é o passeio de caiaque na Trilha da Capivara, feito na famosa “Lagoa da Coca-Cola”, no Parque Estadual Paulo César Vinha!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização do Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado no norte de Guarapari, já fazendo divisa com Vila Velha. Aliás, é o lugar ideal para estar em contato direto com a natureza e aprender um pouco mais sobre educação ambiental. Dentre as diversas atrações do Parque estão as inúmeras trilhas, praias, mirante e a famosa Lagoa da Coca-Cola, onde nela, é possível fazer o passeio de caiaque numa trilha aquática, chamada de “Trilha da Capivara”!

O passeio de caiaque na Trilha da Capivara

O passeio de caiaque na Trilha da Capivara começa pouco mais de 500 metros da entrada do Parque, num deck, onde estão guardados os caiaques. O responsável pela atividade é Giovanni Merola, um dos monitores do PEPCV, que também acompanha o passeio. Você preencherá uma ficha contendo normas e orientações para então, iniciar o passeio!

Informações Importantes Sobre o Passeio

O passeio de caiaque custa R$90,00 por pessoa (Março/2024) e é feito mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 27 99500-2405. Ele tem 3 horas de duração, incluindo a ida, a permanência na Praia de Caraís, visita ao Mirante do Sambaqui e retorno ao ponto de partida.

Foto: Giovanni Merola (@monitorambiental.pepcv)
Foto: Giovanni Merola (@monitorambiental.pepcv)

Além disso, o limite máximo é de 5 visitantes. Pela manhã a saída é por volta das 8h30, com retorno às 11h30; à tarde, saída às 13h30 e retorno às 15h30. Porém, o passeio da tarde só é feito se completarem as 5 vagas do horário da manhã.

Foto: Giovanni Merola (@monitorambiental.pepcv)
Foto: Giovanni Merola (@monitorambiental.pepcv)
Minha experiência ao fazer a Trilha da Capivara

Já adianto que eu achei esse passeio de caiaque sensacional! Percorrendo pela Trilha da Capivara, é possível avistar uma série de plantas características de ambientes alagados, como a Ninféia (Aguapé), a Utricularia Aurea (Carnívora) e o Araticum do Brejo. Além disso, esse é o habitat natural de vários animais silvestres, aves e peixes!

O passeio segue pela Lagoa de Caraís até chegar na praia, onde paramos por volta de 1 hora para aproveitarmos o local. Nesse momento de recreação, você pode ficar à vontade pra tomar banho na lagoa, dar um mergulho no mar, ou então, ir até o Mirante do Sambaqui para curtir a vista panorâmica e incrível da Lagoa de Caraís! O retorno é feito em seguida, pelo mesmo trajeto.

Deconecte-se de tudo para conectar-se à natureza

A propósito, o passeio de caiaque pela Trilha da Capivara é apenas um dos atrativos do PEPCV. Sugiro que você explore o local ao máximo e aproveite para sentir a natureza ao redor, as flores, o som dos insetos… Afinal, num mundo onde só se fala de tecnologia e experiências virtuais, visitar uma reserva ambiental é a oportunidade ideal de redescobrir as boas experiências do mundo off-line!

Enfim, foi um passeio muito tranquilo e divertido, que nos leva a refletir sobre nossa consciência ecológica e o impacto que nossas ações tem no meio ambiente. Ressalto ainda o excelente trabalho que o Giovanni vem fazendo no PEPCV como Monitor Ambiental e Guia na Trilha da Capivara! Portanto, quando estiver em Guarapari, não perca esse passeio! Será uma experiência única e educativa ao mesmo tempo!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8h às 17h, sendo que o acesso às trilhas é até às 15 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.

Escolas e excursões:

Grupos organizados de 15 a 40 pessoas (escolas, excursões, etc), somente em dias úteis e mediante agendamento prévio.

Projeto Trilha Cidadã:

Toda quinta-feira, de 8h às 17h. É necessário agendamento prévio pelo telefone 27 3636-2522.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.
Facebook | Instagram

Contato:

Tel: 27 3636-2522
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre PEPCV!

Conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari!
Lagoa de Caraís: A Famosa Lagoa da Coca-Cola de Guarapari!
Praia de Caraís: Descubra a Praia Mais Selvagem de Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário