Conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari

Compartilhe com seus amigos!

Uma das principais reservas ambientais do Espírito Santo, o Parque Estadual Paulo César Vinha é o lugar ideal para aprender sobre educação ambiental e ao mesmo tempo, estar em contato direto com a natureza! Com, trilhas, praia e lagoa, sem dúvida, esse é um passeio imperdível que você precisa fazer quando for a Guarapari!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre os Parques Estaduais do Espírito Santo

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) é um dos 6 Parques Estaduais administrados pelo Governo do Espírito Santo. Os demais são:

  • Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF) em Alegre e Ibitirama, na Região Sul
  • Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ) em Domingos Martins, Região Serrana
  • Parque Estadual de Itaúnas (PEI) em Conceição da Barra, na Região Norte
  • Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) em Castelo, Região Sul
  • Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF), também em Castelo, na Região Sul
Foto: @meinevision (Instagram)
Localização do Parque Estadual Paulo César Vinha

Localizado no norte de Guarapari, já fazendo divisa com Vila Velha, o PEPCV é um lugar incrível e muito legal de se conhecer. Lá é possível estar em contato direto com a natureza e aprender um pouco mais sobre educação ambiental. Além disso, o Parque possui diversas atrações, dentre elas, diversas trilhas (inclusive, uma trilha aquática, feita de de caiaque), além de praias, um mirante e a famosa Lagoa da Coca-Cola!

A história do Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque foi criado em Junho de 1990, com o objetivo de preservar uma faixa contínua de restinga, que é um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. Inicialmente, se chamava Parque Estadual de Setiba, porém, em 1994 teve seu nome alterado para Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, assassinado devido à sua luta pela preservação da área, pois era contra a extração de areia na região.

Dados demográficos do Parque Estadual Paulo César Vinha

O PEPCV tem uma área total de 1.500 hectares, com grande diversidade de ambientes, como lagoas, dunas, planícies alagadas e vegetação de restinga. Além disso, no Parque há inúmeras espécies raras, exóticas e também ameaçadas de extinção. Infelizmente, a fauna protegida pelo PEPCV sofre com a caça, desmatamento, atropelamentos e incêndios criminosos, como o mais recente, que ocorreu no dia 22 de Setembro de 2022, destruindo cerca de 7 km de Mata Atlântica!

De acordo com o livro “Répteis de Restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha”, escrito pelos biólogos Thiago Marcial de Castro e Thiago Silva Soares, o Parque é habitat de 45 espécies de répteis, sendo 14 espécies de lagartos, 27 de serpentes, 2 anfisbênios, 1 de jacaré e 1 de cágado!

Conhecendo as atrações do Parque Estadual Paulo César Vinha

Aliás, como citei no início, o Parque Estadual Paulo César Vinha tem diversas atrações, indicadas para todas as idades! São elas:

Trilha da Restinga

Com 2,5 km de extensão num terreno plano e arenoso, essa é a principal trilha do Parque, que dá acesso até a praia e a Lagoa de Caraís. Além disso, durante o caminho você poderá observar a vegetação de restinga, as planícies alagadas e se tiver sorte, se deparar até com alguns animais silvestres!

Trilha do Alagado

A Trilha do Alagado é uma trilha pequena, de apenas 480 metros de extensão. O acesso a ela é feito a partir da trilha da Restinga e nela é possível observar o maior ambiente de alagado do Parque, do alto de um mirante artificial.

Foto: @meinevision (Instagram)
Trilha da Clusia

Muito utilizada para práticas de educação ambiental, a Trilha da Clusia é uma trilha circular realizada sob a floresta de restinga. Ela fica próxima da sede adminstrativa e tem apenas 150 metros de extensão. Além disso, nela é possível conhecer as principais características e espécies deste ambiente.

Trilha da Capivara

A Trilha da Capivara é a única trilha aquática do Estado! Aliás, é um passeio muito gostoso, feito de caiaque na Lagoa de Caraís. O ponto de partida fica num deck, pouco mais de 500 metros da sede administrativa. Os passeios são guiados e agendados previamente com os monitores ambientais do Parque.

Praia D’Ulé

A Praia D’Ulé está localizada no extremo norte do Parque e é a última praia de Guarapari, já fazendo divisa com o município de Vila Velha. Além disso, ela fica próxima às dunas e é um dos principais points de surf do Estado, inclusive com a realização de campeonatos.

Praia da Caraís

A Praia de Caraís é a praia que dá acesso à Lagoa de Caraís. Aliás, tratra-se de uma praia deserta, sem nenhuma infraestrutura e com o mar bem agitado. Ela fica a 1,5km a partir da sede administrativa do Parque e também é muito procurada por surfistas.

Praia de Setibão

A Praia de Setibão está localizada no extremo sul do Parque, ao lado da Praia de Setiba Pina. Além disso, é uma praia com grande quantidade de conchas, devido à proximidade de corais no mar. E dessas três, é a mais procurada para a prática de surf.

Mirante do Sambaqui

O Mirante do Sambaqui é uma elevação rochosa natural, sendo que de lá é possível avistar toda extensão da Lagoa de Caraís, além da Serra de Buenos Aires em segundo plano! Seu acesso é feito através de uma trilha curta a partir da Lagoa de Caraís.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons
Lagoa de Caraís

Popularmente conhecida como a Lagoa da Coca-Cola, trata-se de uma lagoa de água doce, que fica a poucos metros da praia. Ela tem uma coloração avermelhada devido à decomposição da matéria orgânica presente nos alagados que a abastecem. Ela fica a 2,5km da sede administrativa.

Projeto Trilha Cidadã

Em parceria com a APAE de Vitória, o PEPCV desenvolveu um projeto de acessibilidade chamado Trilha Cidadã, disponibilizando uma cadeira de rodas para que cadeirantes também possam conhecer o local. Seu uso está restrito ao Centro de Vivência e à Trilha da Restinga (que se inicia próximo à sede até a margem da praia, ficando expressamente proibido entrar na orla ou na praia). Show de bola, não é?

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons
Orientações importantes a serem seguidas durante as trilhas:
  • Andar somente nas trilhas;
  • Estar atento às informações do Condutor Ambiental;
  • Caminhar em silêncio para ouvir os sons da natureza;
  • Não tocar ou retirar as plantas e flores do local;
  • Guardar consigo o seu lixo e depois depositá-lo nas lixeiras.

Além disso, é importante ressaltar que não há lanchonetes e nem restaurantes no local, apenas uma área de vivência com banheiros e bebedouros logo na entrada. Portanto, é necessário levar água, comida e sacola para recolher o lixo. Aliás, não podemos esquecer que ali é uma área de conservação ambiental e o habitat de diversas espécies – os intrusos e agressores somos nós e qualquer intervenção (como uma simples atitude de alimentar um cachorro-do-mato, por exemplo) pode causar um sério desequilíbrio ambiental.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Enfim, com todas essas atrações, o Parque Estadual Paulo César Vinha é destino certo para visitar quando estiver em Guarapari! Seja para fazer trilha, aprender um pouco mais sobre educação ambiental ou até mesmo, tomar o banho de mar e de lagoa, sem dúvida, é um passeio imperdível e que você não pode deixar de fazer!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8h às 17h, sendo que o acesso às trilhas é até às 15 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.

Escolas e excursões:

Grupos organizados de 15 a 40 pessoas (escolas, excursões, etc), somente em dias úteis e mediante agendamento prévio.

Projeto Trilha Cidadã:

Toda quinta-feira, de 8h às 17h. É necessário agendamento prévio pelo telefone 27 3636-2522.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.

Contato:

Tel: 27 3636-2522
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Centro de Guarapari: Conhecendo Todas as Praias Num Só Dia!
Morro da Pescaria: Lazer e Aventura no Verão de Guarapari!
Passeios Gratuitos em Guarapari: Confira 5 Dicas Incríveis!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário