Falésias de Nova Almeida: Um Verdadeiro Espetáculo da Natureza!

Compartilhe com seus amigos!

Um dos grandes destaques do turismo no Espírito Santo são os seus incríveis monumentos naturais! No litoral então, o destaque vai para as imponentes falésias, como as de Falésias de Nova Almeida, que além de um verdadeiro espetáculo da natureza, é o lugar ideal para os amantes de esporte de aventura!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar até as Falésias de Nova Almeida

As falésias estão localizadas na Praia das Barreiras em Nova Almeida, distrito que fica no norte do município da Serra, já na divisa com a cidade de Fundão. Aliás, já é possível avistá-las ao longe na rodovia, principalmente pra quem vem do norte do Estado.

Chegando em Nova Almeida, basta entrar na primeira rua à direita, seguir em frente e estacionar antes da descida na curva. Dali já dá pra seguir pela trilha curta que dá acesso ao topo das falésias, onde você terá essa vista impressionante:

O visual incrível das Falésias de Nova Almeida

A costa do Espírito Santo tem falésias em 3 cidades: Marataízes e Anchieta no sul, com falésias medindo 40 e 25 metros de altura, respectivamente – e no município da Serra, onde estão as Falésias de Nova Almeida. Elas medem cerca de 20 metros de altura e diferente das demais, o topo é muito mais extenso, com pasto (isso mesmo!), além de vegetação de mata atlântica!

Além disso, as Falésias de Nova Almeida é um local muito procurado para a prática de voo livre, pois tem excelentes condições de voo, já que nessa região venta bastante! E aí, teria coragem?

Sem dúvida, poder contemplar ao vivo o litoral capixaba, visto do alto dessas falésias, é realmente uma experiência única! Pra se ter uma idéia, dá pra ver todo o litoral de Fundão e ao longe, até a Praia de Gramuté em Aracruz!

Veja também: Falésias do Espírito Santo: Saiba Quais São e Onde Ficam!

Percorrendo as falésias pela praia

Além do magnifico visual no topo, é muito gostoso também apreciar as falésias numa caminhada pela praia! Mas sugiro que você o faça pela manhã na maré baixa, quando os corais e arrecifes estão à mostra, mostrando toda a beleza da Praia das Barreiras!

Aliás, não só porque pela manhã o visual é mais bonito, mas por uma questão de segurança também. Na subida da maré, as ondas cobrem toda a faixa de areia e chegam a bater nas falésias. Isso provoca a erosão natural das barreiras, que começam a ceder com o tempo, tornando o mar com essa coloração alaranjada.

Além disso, há muitas pedras no local e também não recomendo entrar no mar. A água turva te impedirá de ver uma pedra ou coral. Portanto, se você caminhar aí sem ver onde está pisando, com certeza, irá se machucar!

Fazendo trilha nas Falésias de Nova Almeida

Agora, vou te dizer uma coisa: fazer trilha aí nas Falésias de Nova almeida é maneiro demais! Seguindo para o sul, lá na frente você entrará numa mata fechada, que em deterinado momento, começará a descer. Pode ir tranquilo, pois não há perigo!

A trilha dura poucos minutos e a saída é do outro lado da praia, onde há uma extensa área gramada, além de muita vegetação de restinga.

Aliás, essa é o único local que eu me lembro agora no Estado, onde encontrei uma praia com pasto à beira-mar! O Espírito Santo é incrível, né?

YouTube player

Portanto, na sua vinda para o Espírito Santo, se estiver na região metropolitana, não deixe de visitar as Falésias de Nova Almeida! De fato, um dos monumentos naturais mais incríveis do Estado e um excelente local para fazer trilha e contemplar a natureza!

Como chegar:

Siga para o norte em direção ao Município da Serra. Passando pela Rodovia Norte/Sul, siga pela Rod ES-010 e continue seguindo para o norte. Após passar o bairro de Jacaraípe, você verá que a área da praia se tornará mais deserta. Logo em seguida já é Nova Almeida. Entre na primeira rua à direita, a Rua Holanda, siga em frente e logo chegará nas falésias.

Vai embora não! Fique e conheça outros monumentos naturais capixabas!

O Frade e a Freira: Um dos Principais Cartões-Postais Capixaba!
Pedra do Monstro: Onde Fica Esse Inusitado Monumento Natural?
Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário