Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba

Compartilhe com seus amigos!

Localizada no município de Águia Branca, a Pedra Torta é um dos principais cartões postais do noroeste capixaba! Eu fiz a trilha até o topo da pedra te digo uma coisa: a vista lá do alto é de tirar o fôlego!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre o município de Águia Branca

O município de Águia Branca está localizado no noroeste capixaba, a 209 km de Vitória, capital do Espírito Santo. Pertence a uma região que tem muitas cadeias de montanhas, conhecida como “Pontões Capixabas”!

Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba

A Pedra Torta é um dos principais monumentos naturais do município! Não encontrei registros exatos de sua altura, mas estima-se ser equivalente à Pedra o Frade e a Freira em Itapemirim, ou seja, cerca de 600 metros de altitude!

Aliás, a pedra é facilmente avistada da ES-080 (ou Rod. Gether Lopes de Farias). Para ter acesso a ela, basta entrar na estrada de chão localizada à esquerda, onde está localizada a Comunidade Católica de Pedra Torta. A saber, o acesso é público.

A triha até o topo da Pedra Torta

De fato, não há grandes dificuldades para fazer a trilha até o topo da Pedra Torta. Basta apenas seguir a estrada de chão e ficar atento às sinalizações ao longo do caminho.

E uma curiosidade: a trilha é também um circuito religioso da região. Você verá várias cruzes ao longo do caminho, que na verdade, são demarcações chamadas de “estações”. A saber, a trilha da Pedra Torta tem um total de 14 estações!

A duração, dependendo do ritmo, é de aproximadamente 30 minutos, percorrendo uma trilha levemente inclinada, em meio à mata fechada. Não se preocupe em chegar logo no topo, faça a trilha no seu ritmo e aprecie esse momento junto à natureza!

Durante o percurso e à medida que vamos nos aproximando do topo, o cenário de inúmeras formações rochosas vai se desenhando, num visual espetacular! Olha isso! Definitivamente, é lindo demais!!!

A vista espetacular do alto da Pedra Torta

Sem dúvida, é uma vista arrebatadora, de tirar o fôlego! As cadeias de montanhas que vemos ao redor são lindas demais! Sem contar que no dia estava nublado e as nuvens passando lentamente pelo topo das montanhas completava o espetáculo!

Perceba que olhando pra baixo e vendo a igreja católica que fica próxima à rodovia, da pra ter uma noção de como a Pedra Torta é muito, mas muito alta!

Veja algumas dicas de segurança, que te ajudarão a garantir uma trilha segura e agradável:

– Procure não se aventurar em condições climáticas adversas. Se estiver chovendo, por exemplo, o terreno pode ficar escorregadio e perigoso;
– Fique bem atento ao seu nível de energia. Se estiver cansado, pare e descanse;
– Não tente ultrapassar seus limites físicos. Se estiver se sentindo mal, volte;
– Em hipótese nenhuma deixe lixo na trilha. Leve consigo tudo o que você trouxe.

Uma última observação: fizemos a trilha na Pedra Torta com pessoas que já estiveram lá e conhecem muito bem o local! Jamais tente se aventurar sozinho numa trilha, principalmente num lugar que você não conheça!

Enfim, essa foi minha experiência ao conhecer a Pedra Torta, esse cartão postal incrível do noroeste capixaba! Fica agora a recomendação do Terra Capixaba para que você compartilhe esse post com seus amigos e marquem para ir em Águia Branca fazer essa trilha também! Tenho certeza que será uma experiência inesquecível!

Como chegar:

Siga para Águia Branca pela BR-101 Norte, passando pelos municípios da Serra, Fundão e Ibiraçu. Em seguida, quando chegar em João Neiva, na altura do Km 82, vire na rotatória para pegar a BR-259 no sentido Colatina. Atravesse a ponte na altura do Km 131 e no Km 135, vire à direita para pegar a ES-080 e continue em direção ao norte. Na altura do Km 189, já em São Domingos do Norte, vire na rotatória e siga pela Rod Gether Lopes de Farias. Da rotatória até a Pedra Torta são mais 13,6 Km até chegar ao destino.

Vai embora não! Fique e confira também outras opções de trilha!

5 Lugares Que Irão Te Surpreender no Espírito Santo!
5 Trilhas Para Fazer no Feriado de Finados!
Subi o Mestre Álvaro! Que Experiência Incrível!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

3 thoughts on “Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba”

Deixe seu comentário