Na matéria de hoje mostrarei a vocês um dos pontos turísticos mais incríveis que eu já visitei aqui no Espírito Santo: A Pedra “O Frade e a Freira”, localizada em Itapemirim! Tive a oportunidade de conhecer esse lugar fantástico – e já lhes adianto que foi irado demais, galera! Vejam como foi agora!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Um panorama sobre o Frade e a Freira
A Pedra “O Frade e a Freira” é uma formação rochosa, localizada na divisa de três municípios: Itapemirim, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. Visível não só em diversos pontos da BR 101 – eu a vi de longe quando subi o Monte Aghá – na verdade, se trata de duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira, como que esculpidas em granito!
A lenda por trás do Frade e a Freira
Mas porque esse ponto turístico tem esse nome? Peguem os lenços e vamos lá: Diz a lenda que há muitos anos um Frade e uma Freira peregrinavam juntos por essa região, semeando a fé cristã aos povos nativos. Sua cumplicidade era tanta que aos poucos perceberam que esse sentimento era amor entre homem e mulher. Eles até tentaram resistir, mas acabaram se entregando um para o outro e foram condenados por Deus a viverem juntos pelo resto da vida – frente a frente, transformados em uma gigantesca montanha. Triste, não?
A trilha até o Frade e a Freira
Fizemos uma parada na pousada Chalés do Frade, que fica logo aos pés do monumento, pra tomarmos um café da manhã bem reforçado, pois o dia prometia altas aventuras!
Em seguida, partimos por uma estrada de chão e não demorou muito para que chegássemos ao local. Da pousada até a pedra são poucos minutos de caminhada, num ritmo bem leve. Após algumas curvas e subidas, adentramos numa trilha e logo chegamos ao local.
Pessoal, quando avistei esse lugar pela primeira vez… galera, que espetáculo de Deus! Tô boquiaberto até agora porque nunca tinha visto uma formação rochosa assim, tão espetacular! É uma pena que as fotos não transmitem 100% o que realmente se vê ao vivo, mas garanto a vocês que é simplesmente maravilhoso!
Como chegar no topo do “Frade”
Pra chegar no topo do Frade, fizemos uma escalaminhada. Para isso, tivemos o auxílio de cordas e seguimos à risca todas as orientações de segurança que nos foram passadas. Estávamos num grupo grande, com idosos e crianças e toda atenção se faz necessária.
Galera, pelas fotos vocês podem notar como o visual desse lugar é fantástico! Quando chegamos lá no topo então… cara, como Deus é Perfeito na sua criação! Estar nesse lugar, como toda essa natureza ao redor, poder olhar para o horizonte e contemplar tudo isso… não tem preço!
Como vocês podem ver na foto abaixo, essa aí é a “cabeça do Frade” e pra chegar lá, como é? Simples, subimos essa escadinha aí, localizada na lateral direita da pedra. Fácil, né?
Cuidados com a segurança
E é aqui que eu quero tocar num ponto muito importante, que é a segurança. Dá pra ir nesse lugar sozinho ou com alguns amigos por conta própria? Dá. Porém, não lhes aconselho a isso. Procurem uma empresa que conheça bem o local para fazer esse tipo de passeio, beleza?
Enfim, o topo! Pra vocês terem uma ideia, são aproximadamente 683 metros de atura! De lá nós vimos o mar, dá pra acreditar nisso? Ampliem a foto abaixo e observem a montanha mais alta lá no fundo, perto da praia: é o Monte Aghá. Demais, não é?
A foto abaixo eu tirei já descendo a pedra, vejam só a visão que se tem! Irado, né?
Encerramos nosso passeio no fim do dia e fomos presenteados por Deus com esse pôr do sol espetacular! É de tirar o fôlego, né não?
E aí, se animaram em conhecer mais esse ponto turístico aqui do Estado? E que tal fazer um rapel aí, quem se habilita? Bora conosco na próxima!
Como chegar:
Siga em direção ao sul pela BR-101. Seu acesso fica no km 402, logo depois do pedágio. Logo mais à frente na Rodovia Campos Vitória, antes do Auto Posto NWM entre à direita numa estrada de chão e vá subindo em direção à pousada Chalés do Frade. Após passar a pousada, continue a subida e chegará no local.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!
Já Ouviram Falar da Pedra Itaoca?
Subi o Monte Aghá!
Visitei a Lagoa Azul de Itapemirim!
Vocês Precisam Fazer a Trilha da Mãe D’Água!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!