O Monte Aghá, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo, é um dos destinos preferidos dos amantes de trilhas e aventura! E chegar ao topo desse monumento natural para contemplar um visual de tirar o fôlego, sem dúvida, é uma experiência única e sensacional!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização do Monte Aghá
Ao contrário do que muitos pensam, o Monte Aghá não pertence a Piúma. Ele está localizado em Itapemirim, próximo à divisa com o município. Porém, o motivo dessa associação é porque a vista clássica só se vê em Piúma e não em Itapemirim! Aliás, seu nome, na língua dos índios Puris, significa “Lugar de se ver Deus”.
Ver essa foto no Instagram
O Monte Aghá tem cerca de 340 metros de altitude e é um dos monumentos naturais mais icônicos do litoral sul, sendo possível avistá-lo a vários quilômetros de distância e de diversos municípios. A imagem abaixo mostra o monumento visto do topo da Pedra o Frade e a Freira!
Ver essa foto no Instagram
Monte Aghá: o destino ideal dos amantes de aventura
Além disso, pra quem gosta de fazer trilhas, o Monte Aghá é o lugar ideal! Aliás, é um destino muito procurado, principalmente, para ver o nascer do sol! Eu já subi lá uma vez e agora vou dividir minha experiência com você!
Ver essa foto no Instagram
A trilha até o topo do Monte Aghá
A trilha até o topo de Monte Aghá é feita contornando a montanha por trás. Logo após passar a divisa entre os municípios, basta entrar à direita numa estrada de chão, passando por alguns pastos, com muita criação de gado.
Aliás, durante o percurso, já dá pra avistar a Pedra o Frade e a Freira bem de longe! E logo avistamos uma grande planície, chamada de Vale do Orobó, que engloba toda a região detrás do Monte Aghá, indo até o limites do município de Iconha.
E é chegando no pé do monte, onde tem algumas pedras gigantes e várias árvores, que começa de fato a subida, aliás, completamente inclinada até o topo, tendo pouquíssimos pontos onde se caminha num ângulo reto. Portanto, ter um bom preparo físico aqui é fundamental, ok?
Além disso, eu sofri bastante pra fazer essa trilha e confesso que pensei até em desistir, pois tinha muito tempo que não fazia uma caminhada bem puxada assim! Aliás, 4 pessoas que estavam conosco no grupo desistiram! Mas calma, não quero amedrontá-lo! Cada um determina o ritmo da subida, respeitando suas condições físicas e dá sim pra chegar vivo até o topo! 😂
Logo após o trecho de mata fechada, há um ponto onde se caminha a céu aberto e já dá pra contemplar parte do litoral e até Marataízes, lá no horizonte. Aliás, a vista daí já é fantástica! Mais um trecho de mata semi-fechada e finalmente, o topo do Monte Aghá!
A vista deslumbrante do topo do Monte Aghá
Sem dúvida, a vista que se tem do topo do Monte Aghá é uma das mais impressionantes do litoral! De lá é possível ver bem ao longe no norte, a Praia Boca Baleia em Anchieta e todo o litoral de Piúma, com suas três ilhas: a Ilha do Gambá, Ilha do Meio e a Ilha dos Cabritos.
Logo abaixo dá para ver a Praia do Martins e Praia da Gamboa em Itapemirim, além da Ilha dos Franceses!
Logo abaixo, as praias de Itaipava, Itaoca e no horizonte, Marataízes. Já no lado oposto, o Vale do Orobó. Sem dúvida, uma visão impressionante, né não?
Curtindo o nascer do sol no Monte Aghá
Como citei no início, o Monte Aghá é um destino muito procurado para ver o nascer do sol, que aliás, é um espetáculo! Essa é uma experiência que eu não tive ainda, mas pretendo ter no futuro. Portanto, veja algumas fotos para te inspirar!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Dicas para fazer a trilha do Monte Aghá
– Use roupas leves e se possível, botas apropriadas, pois alguns trechos são escorregadios, devido à terra batida;
– Não se esqueça de passar repelente e protetor solar, pois grande parte da trilha é de mata fechada, mas na metade do caminho já é céu aberto. O uso de chapéu ou boné também é fundamental;
– Levar bastante água e frutas é importantíssimo para hidratação e reposição das energias;
– Se preciso for, faça algumas paradas para descansar e recuperar o fôlego. Não precisa subir desesperado pra chegar logo no topo;
– E claro, aproveite cada momento do passeio, apreciando a belíssima paisagem até chegar ao topo do Monte Aghá!
Enfim, pra mim foi um passeio inesquecível, onde só agradeci a Deus pelo privilégio que tive em estar num lugar tão espetacular como esse! Portanto, se você gosta de trilha e aventura, precisa fazer essa trilha também! Sem dúvida, será uma experiência sensacional!
Como chegar:
Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul e ao avistar o Monte Aghá à sua direita, logo após uma curva, vire na segunda rua à direita, numa estrada de chão e siga até o Restaurante Cantinho do Aghá, que estará 700 metros adiante, ao lado de um campo de futebol, chamado Campo do Aghá.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!
Desvendando o Mistério das Calcinhas na Trilha da Mãe D’Água!
O Frade e a Freira: Um dos Principais Cartões-Postais Capixaba!
Praia do Martins: Um Refúgio Secreto em Itapemirim!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!