Se você gosta de lendas urbanas e histórias sobrenaturais, tente desvendar esse mistério de mais de 100 anos que intriga moradores, turistas e curiosos na cidade de Santa Leopoldina: o túmulo de uma criança que morreu afogada em 1923, mas que desde então, brota água até os dias de hoje!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
O mistério do túmulo que brota água em Santa Leopoldina
É no Cemitério Campo Santo em Santa Leopoldina, cidade da região serrana do Estado, distante 47 km de Vitória, que esconde um verdadeiro mistério: o túmulo de Maria Gilda, que desde 1923, brota água até os dias de hoje!
Sem dúvida, esse é um acontecimento histórico que até hoje intriga a comunidade científica e alimenta o imaginário popular, atraindo curiosos em busca de uma explicação. Além disso, peregrinos de todas as partes vão até o local em busca de cura, achando que se trata de uma água milagrosa!
Quem foi Maria Gilda?
Maria Gilda nasceu no dia 4 de Setembro de 1922 e infelizmente, veio a óbito no dia 19 de Janeiro de 1923, com apenas 4 meses de vida. De acordo com moradores, a criança foi encontrada morta dentro de uma banheira.
O que se conta é que ela veio a se afogar enquanto sua avó, Maria Zelinda Avancini, foi buscar uma toalha para enxugá-la. Maria Gilda pertencia a uma família bem tradicional da região e sua morte, de fato, foi um grande choque para todos.
A origem do mistério do túmulo que brota água
Segundo a lenda, no dia do sepultamento, sua mãe, desolada, levou a bacia com água onde a menina morreu e jogou a água no túmulo. Certo dia, um coveiro da época percebeu que a água brotava do túmulo e nunca mais desapareceu, mesmo nas épocas de estiagem.
Porém, o que mais instiga o imaginário e a fé popular é que o túmulo fica acima da terra, numa barra de concreto. Então, a pergunta é: De onde vem essa água? De fato, esse é um mistério que nem os geólogos que já foram no local, conseguiram decifrar.
Caravanas de todas as partes em busca de cura
Portanto, como o mistério do “túmulo que brota água” não foi desvendado até hoje, ao longo dos anos, sua fama atraiu caravanas de fiéis de todo o Brasil, que acreditam no poder de cura dessa água. Além disso, há até relatos de coveiros que já presenciaram pessoas recebendo a graça divina.
Um roteiro digno dos filmes de suspense paranormais
Esse é um fato histórico que, sem dúvida, renderia um bom roteiro para diversos filmes de suspense paranormais, daqueles “baseados em fatos reais”! Aliás, vários canais gênero no YouTube já publicaram vídeos com essa temática, como é o caso do canal Caça Fantasmas Brasil. Veja:
Enfim, seja milagrosa ou não, Santa Leopoldina tem um circuito incrível de cachoeiras e como você viu, muita história para contar. Portanto, seja para visitar o túmulo de Maria Gilda que brota água ou se refrescar numa cachoeira, não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo município capixaba!
Como chegar:
Siga em direção à Santa Leopoldina, passando por Cariacica pela ES-080 (Rodovia José Sette) até chegar no centro da cidade. São aproximadamente 47 km de distância.
Vai embora não! Fique e conheça também esses roteiros!
15 Lugares Gratuitos Para Conhecer no Espírito Santo!
5 Lugares Imperdíveis Para Conhecer no Espírito Santo!
5 Lugares Inusitados Para Conhecer no Espírito Santo!
IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!