Catedral Metropolitana de Vitória: Patrimônio Histórico Capixaba!

Compartilhe com seus amigos!

Você já visitou a Catedral Metropolitana de Vitória? Além de ser um majestoso monumento que se ergue imponente no coração da capital capixaba, sem dúvida, é também um local de fé e portal para mergulhar na rica história e cultura do Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada na Praça Dom Luiz Scortegagna, na Cidade Alta, bem no coração de Vitória. Além disso, é um dos principais pontos turísticos e cartões-postais da cidade!

A história da Catedral Metropolitana de Vitória

A primeira igreja matriz de Vitória foi construída inicialmente como uma capela por volta de 1550. Aliás, seu local de fundação é considerado o marco zero da cidade. Além disso, sua construção ocorreu justamente na época da fundação da Vila de Nossa Senhora da Vitória.

No início do século XVIII a capela foi elevada a igreja matriz e em 1895 recebeu o título de catedral. Porém, como seu estado de conservação era ruim, ela foi demolida no final do mesmo século, dando lugar a uma nova igreja matriz no local.

Em 1918 foi demolida novamente e entre 1920 a 1970, foi construído um novo templo, no estilo neogótico. Em Maio de 1984, a Catedral Metropolitana de Vitória foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como símbolo da cidade de Vitória!

Uma curiosidade é que o desenhista e paisagista Paulo Motta, que projetou o primeiro esboço da catedral, foi também o responsável pelo desenho do Parque Moscoso, parque mais antigo da cidade, localizado também no centro da capital.

A inspiração para a construção da Catedral Metropolitana de Vitória

Sem dúvida, a arquitetura da Catedral Metropolitana de Vitória, chama muito a atenção pela riqueza de detalhes, tanto por dentro, quanto por fora. Aliás, trata-se de uma edificação no estilo neogótico e foi a Catedral de Köln na Alemanha, que serviu de inspiração para sua construção.

Foto: alemanhacast.com.br
Foto: Vitor Jubini/MTur
Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons
Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons
Os vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória

De fato, os vitrais são o grande destaque da catedral! Foi o renomado artista italiano César Alexandre Formenti que os desenhou em seu ateliê no Rio de Janeiro, com a ajuda do seu filho e também pintor, Gastão Formenti.

A produção dos vitrais aconteceu de 1933 e 1943 e tiveram a colaboração de doadores, que aliás, têm seus nomes gravados nas próprias obras. O maior vitral, visível na fachada principal, é o de Santa Cecília, doado pelo Governo do Estado.

Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons
Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons

Além dos vitrais, no interior da catedral existem vários objetos litúrgicos históricos e bem interessantes! Num deles está escrito que o Papa João Paulo I visitou a Catedral em 14 de Novembro de 1975, quando ainda era Patriarca de Veneza.

Natal na Catedral Metropolitana de Vitória

Aliás, uma curiosidade: na época de Natal, com a cidade toda enfeitada e decorada, a fachada da catedral também recebe uma belíssima decoração natalina, que é uma projeção mapeada na sua fachada! Sem dúvida, um verdadeiro espetáculo de luzes e cores!

Enfim, conhecer a Catedral Metropolitana de Vitória é fazer uma viagem no tempo na história e cultura da capital do Espírito Santo! Sem dúvida, um passeio bem interessante, que vale a pena fazer!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 7h às 19h

Visita guiada:

Quarta a Sexta, de 13h às 17hs
Sábado e Domingo, de 9h às 13h

Horário de Missa:

Segunda a Sexta: 12h e 18h
Sábado: 18h
Domingo: 8h, 11h e 18h

Redes Sociais:

Instagram | Facebook

Como chegar:

Siga para o centro de Vitória pela Av Jerônimo Monteiro, entrando na rua do MAES (Museu de Arte do Espírito Santo) e subindo em frente a Praça Costa Pereira.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória!
Parque Botânico Vale: Trilhas, Piquenique e Muita Diversão!
Parque Chácara Von Schilgen: Um Refúgio no Coração de Vitória!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário