Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória!

Compartilhe com seus amigos!

Já imaginou contemplar a cidade de Vitória por outro ângulo? Então, você poderá viver essa experiência ao fazer a trilha no Morro do Vigia, um lugar onde você terá uma vista fascinante de vários pontos turísticos da Capital!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização do Morro do Vigia

O Morro do Vigia está localizado no centro de Vitória e é uma das atrações do Parque Municipal Gruta da Onça. Porém, para fazer a trilha, é necessário entrar em contato com um Condutor Ambiental do parque.

Por que a necessidade de um condutor?

De fato, não é recomendável fazer a trilha até o Morro do Vigia sozinho. Primeiro, porque o risco de se perder e grande. E segundo, porque a Comunidade do Forte São João, uma área dominada pelo tráfico, fica nos arredores do parque e se você chegar lá sozinho, correrá o risco de ser assaltado.

Porém, acompanhado pelos condutores não há risco algum, pois eles já são conhecidos na região. Além disso, avisam antes sobre a ida de turistas ao local.

A história do Morro do Vigia

A história do Morro do Vigia é bem interessante: entre os séculos XVI e XVII o lugar, que é uma formação granítica de 200 metros de altura, era utilizado para ajudar a proteger a cidade de Vitória contra os invasores.

Portanto, quando eles se aproximavam, o vigia avisava os soldados do Forte São João, que puxavam uma corrente que ligava o Morro do Penedo ao Forte, impedindo que piratas entrassem na cidade. Daí o nome Morro do Vigia!

Informações sobre a trilha no Morro do Vigia

A trilha começa no Parque Municipal Gruta da Onça e são feitas diversas paradas nos 13 atrativos turísticos do local. Além disso, é lugar tem muita história, que vai desde a famosa onça que habitava as redondezas, até a família do Barão de Monjardim.

Até chegar no início da trilha que leva efetivamente ao Morro do Vigia, ainda no perímetro do parque, o percurso é bem tranquilo. Porém, a partir daí, a caminhada começa a ficar um pouco mais puxada, com mata fechada em diversos pontos.

Quanto à duração, isso dependerá muito do ritmo do grupo em questão. Por exemplo: quando fiz essa trilha, paramos algumas vezes pra tirar fotos e descansamos um pouco no pé do morro. Enfim, até concluirmos nossa caminhada, gastamos cerca de 2 horas. Iniciamos o passeio às 7:45h e chegamos no topo às 9:30h.

Um visual de tirar o fôlego!

A medida que íamos avançando na trilha, um cenário deslumbrante ia se revelando à nossa frente! fomos presenteados com um visual de tirar o fôlego! Da Pedra dos Dois Olhos à Praia de Camburi, a Terceria Ponte, Morro do Moreno e Convento da Penha, além de um pasto gigantesco e impossível de imaginar sua existência em pleno coração da cidade de Vitória!

Porém, essas fotos mostraram apenas um “teaser” do que veríamos no topo: uma vista sensacional e que compensaria todo o esforço que fizemos pra chegar até ali!

Sem dúvida, uma vista panorâmica incrível, que vai do Morro do Moxuara em Cariacica, passando pela Baía de Vitória, as montanhas capixabas no horizonte, o Porto de Vila Velha e o Penedo, além de toda a orla de Vila Velha!

Morro do Moxuara e Cariacica ao fundo. o Parque da Fonte Grande, Centro de Vitória e a Segunda Ponte
A Ponte Florentino Avidos, as montanhas capixabas ao fundo e o Porto de Vila Velha
O Morro do Penedo em destaque, o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira e o Morro de Jaburuna

A Pedra da Baleia e a Pedra do Urubu

Para finalizar o passeio, seguimos em direção à Pedra da Baleia e à Pedra do Urubu – que infelizmente, não deu pra irmos até ela porque a mata esta muito fechada. Mas o visual da Pedra da Baleia, com a Pedra dos Dois Olhos e e o Mestre Álvaro ao fundo, já valeu à pena!

Enfim, foi uma trilha sensacional, com todos os ingredientes típicos de um passeio como esse: cansaço, muito esforço físico e uma vista fantástica como recompensa no final! Portanto, se você curte esse tipo de entretenimento, não perca a oportunidade de conhecer o Morro do Vigia! Garanto que será uma experiência incrível!

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 8h às 17h

Contato:

Tel.: 27 99940-3416 (Agendamento)
Tel.: 27 3132-7290 (Administração do Parque)

Como chegar:

O Parque Gruta da Onça está localizado no centro de Vitória, próximo à antiga C&A. O acesso se dá pela R Barão de Monjardim, próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Ilha da Trindade: Um Paraíso Capixaba no Meio do Oceano!
Parque Botânico Vale: Trilhas, Piquenique e Muita Diversão!
Vitória: Um dos 10 Destinos Mais Procurados por Turistas Latinos!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário