Ilha da Trindade: Um Paraíso Capixaba no Meio do Oceano!

Compartilhe com seus amigos!

Você sabia disso? A quase 1.200 km da costa do Espírito Santo existe um lugar que é um verdadeiro santuário ecológico e lar de diversas espécies, como caranguejos amarelos, baleias jubartes e tartarugas verdes! Sim, estou falando da Ilha da Trindade, um belíssimo paraíso capixaba no meio do oceano!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Ilha da Trindade: um paraíso capixaba no meio do oceano!

Sem dúvida, esse é um lugar que poucos brasileiros conhecem. Paraíso de vida tropical, a Ilha da Trindade está localizada no meio do Atlântico Sul, entre o Brasil e a África. Pra se ter uma idéia, o arquipélago ao qual a ilha faz parte, fica a 1.167 km de Vitória, capital do Espírito Santo, e a aproximadamente 2.400 km do continente africano.

Foto: @lentes_por_rl (Instagram)

A saber, a ilha é a ponta de um vulcão extinto que surgiu a mais de 3 milhões de anos e se ergue do fundo do mar, de uma profundidade de mais de 4.000 m, alcançando mais de 500 m na superfície! Junto com a Ilha Martim Vaz, elas formam o Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. A distância entre as ilhas é de apenas 49 km e somam juntas uma área total de 10,4 km².

E olha só que interessante: o Arquipélago de Trindade e Martim Vaz é simplesmente o ponto mais isolado do território nacional e um dos primeiros lugares onde o sol nasce no Brasil! Ah! Antes que você já começe a se perguntar como faz para visitar o arquipélago, ele não é aberto para turismo, apenas pesquisas científicas.

A história da Ilha da Trindade

A Ilha da Trindade foi descoberta em 1501 pelo navegador português João da Nova. Um ano depois foi batizada por Estevão da Gama, numa homenagem à Santíssima Trindade, em função de três elevações que se avistam à distância. Aliás, o ponto mais alto da ilha é o pico São Bonifácio, com cerca de 625 metros de altura.

Séculos atrás, a Ilha da Trindade era visitada apenas por navegantes e piratas, que trouxeram para a ilha, cabras, porcos e galinhas, para servirem de alimento. Porém, os animais se alimentaram de toda a vegetação que havia na ilha. Dessa forma, a paisagem da ilha hoje é o retrato desse desequilíbrio. Sem árvores e gramíneas, a erosão tomou conta do solo e muitas nascentes desapareceram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Em 1957 foi criado o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT). Dessa forma, a presença militar assegura a soberania do Brasil na área, permitindo a pesquisa, a preservação e a exploração sustentável dos recursos da região.

A infraestrutura da Ilha da Trindade

Além do Posto Oceanográfico, na ilha há uma enfermaria, posto telefônico e alojamentos para militares e pesquisadores. O local pode abrigar até 40 militares e alguns pesquisadores, que de 2 em 2 meses se revezam com outros que vem do continente. Aliás, para chegar na ilha, somente de barco, numa viagem de dois dias.

Aliás, para pesquisar na ilha, é preciso se inscrever no programa PROTRINDADE. Sua criação em 2007 teve como objetivo, gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas na Ilha da Trindade e no Arquipélago de Martin Vaz. A estação científica tem a capacidade de atender até 8 pesquisadores.

A biodiversidade do arquipélago

De fato, como citei no início, a Ilha da Trindade é lar de caranguejos amarelos, baleias jubartes, tartarugas verdes e a fragata-de-trindade, uma das aves mais ameaçadas de extinção. Além disso, veja que maneiro essa incrível floresta de samambaias gigantes!

YouTube player

Enfim, a Ilha da Trindade é um verdadeiro tesouro capixaba e graças a Deus, um santuário ecológico que está sendo preservado! Espero que continue assim por muitos e muitos anos!

Vai embora não! Fique e conheça outras ilhas do litoral capixaba!

Ilha dos Franceses: Um Verdadeiro Paraíso de Águas Cristalinas!
Ilha Pituã: Uma Belíssima Ilha do Litoral Vilavelhense!
Ilhas Itatiaia: Um Arquipélago Paradisíaco em Vila Velha!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário