Ilha Pituã – Vila Velha

Bom pessoal, estamos de volta depois de um feriado prolongado – pena que acabou… e a postagem de hoje é sobre a Ilha Pituã, que eu conheci esse mês quando fui lá a nado! Veja como foi!


Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!


A Ilha Pituã fica na Praia de Itapuã, bem na curva onde está a colônia de pescadores e se encontra a menos de 500 metros da praia. É uma ilha pequena, mas muito bonita de se conhecer. Pra chegar lá, você tem 2 opções: Ou paga os pescadores para te levarem – em média, R$10,00 por pessoa; ou vai nadando. Eu escolhi a 2ª opção 😉

Peguei a prancha de bodyboard do meu irmão, enchi minha máquina de plástico-bolha para não molhar e parti em meio ao desconhecido para desbravar a ilha junto com meu amigo Marcelo. Depois de muita remada e quase morrendo, finalmente cheguei na ilha!
E pessoal, o esforço vale a pena, pois a visão que se tem de lá da orla da praia é fantástica. Pra quem não conheçe muito o Estado: De lá você vê o Morro do Moreno, toda a orla da Praia da Costa, Itapuã, Itaparica e ao norte da ilha, as Ilhas Itatiaia. Sem contar que o visual da ilha já enche os olhos. Além disso, há uma piscina natural lá que… sem comentários, é tudo de bom!
Muitas pessoas vão no local e passam a noite pescando, outros vão nadando para curtir a ilha, enfim, a Ilha Pituã é um local muito bonito que todos devem conhecer – mas é claro, com responsabilidade e respeitando o meio ambiente.
Como chegar:
Pela Av. Estudante José Júlio de Souza, indo por Coqueiral de Itaparica, à beira-mar. Depois que passar o Bob’s, mais alguns metros e já estará chegando na Praia de Itapuã, a partir da colônia de pescadores. Pela Av. Gil Veloso, na Praia da Costa, indo a partir do centro de Vila Velha. Quando estiver chegando na praia, vire na última rua antes da praia à direita, pois na avenida beira-mar é contra-mão e siga até o final da praia. Na colônia de pescadores, você irá alugar um barco para chegar até a ilha. Mas se souber nadar, pode chegar lá no braço também 😉