Ilhas Itatiaia: Um Paraíso no Coração de Vila Velha!

Compartilhe com seus amigos!

Se você pretende curtir o Verão em Vila Velha, não pode deixar de visitar um dos principais pontos turísticos da temporada: As Ilhas Itatiaia! Esse arquipélago é simplesmente paradisíaco e quando for lá, você não vai nem acreditar que ele está localizado exatamente no coração de um centro urbano!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Ilhas Itatiaia: um paraíso no coração de Vila Velha

As Ilhas Itatiaia estão localizadas a 800 metros da Praia de Itapuã em Vila Velha e são formadas por um arquipélago de 7 ilhas. Aliás, é na maior delas, conhecida como “Boqueirão”, onde ocorrem os desembarques.

Ilha Boqueirão: a porta de entrada para o paraíso

De fato, quando você desembarca na Ilha Boqueirão… é simplesmente inacreditável e ao mesmo tempo cinematográfico o visual da entrada da ilha! Aliás, trata-se de uma pequena enseada, com águas transparentes. Sem dúvida, lindo demais!

Foto: Michael Robert Photografy/@michaelguitar (Instagram)

Além disso, mergulhar aí é fantástico, portanto, não deixe de ir com óculos de mergulho: dá pra ver diversos  cardumes de peixes coloridos, ouriços e estrelas-do-mar. E logo nessa enseada há duas piscinas naturais. Inegavelmente, parece até surreal, um verdadeiro paraíso!

Explorando as Ilhas Itatiaia

A saber, na Ilha Boqueirão tem 3 prainhas. A primeira é a enseada que fica na entrada principal, a segunda (contornando a parte de trás da ilha) fica em frente à outra ilha do arquipélago e a terceira (que também é local de embarque e desembarque de barcos pequenos), está localizada na direção da Praia de Itapuã.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Aliás, uma dica é você sair para explorar a ilha! Quando fiz isso, vi diversas piscinas naturais, corais, mais cardumes de peixes, vegetação nativa… de fato, tudo muito lindo e que precisa ser preservado! Sem dúvida, é o cenário perfeito para tirar muitas fotos!

A segunda prainha é bem aconchegante e mais reservada. Aliás, um ótimo local pra tirar uma soneca, ler um pouco, ou sei lá, ficar olhando o tempo passar… A geografia do local é muito bonita. Além disso, esse é o melhor lugar da ilha para mergulhar! E se você estiver afim e com disposição, recomendo nadar até a outra ilha!

As belíssimas piscinas naturais das Ilhas Itatiaia

Continuando a volta pela ilha, passei por uma trilha na vegetação nativa e depois algumas pedras, cheguei na terceira enseada, onde há uma enorme piscina natural com o visual de encher os olhos! Pra quem tem filhos pequenos, ali é o lugar ideal para deixar a criançada brincando.

Responsabilidade com o meio ambiente

Enfim, foi um passeio muito divertido e eu aproveitei bastante! Porém, como a procura por esse tipo de passeio é enorme nessa época, e cresceu principalmente pela divulgação nas redes sociais. Portanto, é importante frisar que todos somos responsáveis pela preservação do local. Sendo assim, ao visitar a ilha, recolha não somente o seu lixo, mas qualquer elemento que não faça parte daquele ecossistema.

Ilhas Itatiaia: berço da procriação de diversas espécies

Aliás, pra quem não sabe, o arquipélago das Ilhas Itatiaia é o local onde as andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho se reproduzem. Devido a isso, não podem ser visitadas entre os meses de Abril a Outubro. Se houver visitação nessa época, essas aves serão afugentadas e ficarão sem seu local de nidificação, acelerando assim a sua extinção.

YouTube player

É a Resolução Nº 011/2005 do CONSEMA que determina o período: de 15 de Abril a 15 de Outubro.

Orientações para o desembarque na ilha:

– Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
– Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação;
– É proibido acampar;
– Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente (lixo);
– Não introduzir plantas e animais exóticos;
– É proibido levar animais domésticos;
– Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Enfim, aproveite os dias quentes de Verão para conhecer esse belíssimo arquipélago do litoral capixaba! Sem dúvida, esse será para você, um passeio inesquecível.

Como chegar:

O arquipélago das Ilhas Itatiaia fica em frente à curva próxima à Colônia de Pescadores de Itapuã. Você pode chegar lá pela Av Estudante José Júlio de Souza, indo por Coqueiral de Itaparica, à beira-mar. Logo depois que passar o Bob’s, mais alguns metros e adiante você já chegará na Praia de Itapuã. Ou então, indo pela Av Gil Veloso na Praia da Costa, indo a partir do centro de Vila Velha. Quando estiver chegando na praia, vire na última rua antes da praia à direita, pois na avenida beira-mar é contra-mão e siga até o final da praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

3 Praias de Vila Velha que Você Precisa Conhecer!
Lazer e Trilha no Parque Municipal Morro da Manteigueira!
O Que Fazer em Vitória e Vila Velha: Roteiro de 2 Dias!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

5 thoughts on “Ilhas Itatiaia: Um Paraíso no Coração de Vila Velha!”

Deixe seu comentário