Lazer e Trilha no Parque Municipal Morro da Manteigueira!

Compartilhe com seus amigos!

Além do Morro do Moreno, um ótimo lugar para fazer trilha em Vila Velha é no Parque Municipal Morro da Manteigueira, um parque localizado em meio à Mata Atlântica! Conhecer de perto o ecossistema de um manguezal e ter a vista privilegiada de um mirante, estão entre as principais atrações do local!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O Parque Municipal Morro da Manteigueira

A saber, o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira (antes conhecido como Parque Espera-Maré) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Ele foi criado em Novembro de 1993 para preservar os ecossistemas naturais de uma área de 168 hectares.

Localizado no ponto final do bairro da Glória, o parque abriga importante fragmento de Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados, como brejos e o manguezal na foz do Rio Aribiri, além de belas trilhas e paisagens. Aliás, a trilha já começa na portaria do parque; a distância de lá até a sede é de pouco mais de 200 metros.

Principais atrações do Parque Municipal Morro da Manteigueira

O Parque Municipal Morro da Manteigueira tem como principais atrações a Trilha da Pedra do Urubu (que fica num mirante), a Trilha das Ruínas, a Trilha Gruta do Morcego, além da Trilha da Prainha e a Trilha Apicum, no manguezal do Aribiri.

A Trilha da Pedra do Urubu e a Trilha das Ruínas

Sem dúvida, a Trilha da Pedra do Urubu é a principal atração do parque! Afinal, desse mirante nós temos uma vista incrível da Baía de Vitória, do Rio Aribiri, além de termos uma noção de como é grande a área do manguezal! A trilha é de nível leve e rapidamente chegamos ao topo.

Aliás, veja quantos pontos turísticos podemos ver de lá: O Morro do Moxuara em Cariacica, o Penedo em Vila Velha, o Parque da Fonte Grande e a Pedra dos Dois Olhos em Vitória, além do Mestre Álvaro na Serra! Já do outro lado, vemos grande parte da cidade de Vila Velha, com destaque para a Fábrica de Chocolates Garoto, além da orla da Praia de Itaparica! Sem dúvida, uma visão extraordinária!

Ao lado do mirante tem a Trilha das Ruínas, que leva até umas ruínas antigas, mas que não achei tão interessantes assim. Na verdade, não há nada oficial sobre elas, apenas algumas informações na Internet que dizem se tratar de uma antiga construção de arquitetura neoclássica do início do Século XX.

A Trilha da Gruta do Morcego

Sem dúvida, outra trilha do Parque da Manteigueira que você precisa fazer é a Trilha da Gruta do Morcego! É uma gruta pequena, mas muito legal de conhecer e tirar fotos! E claro, ela tem muitos morcegos sim! Então, se você fizer barulho ou movimentos bruscos, irá despertá-los e eles ficarão sobrevoando a sua cabeça! Porém, nada de pânico! Eles não vão chupar o seu sangue, tá? 😄🦇

A Trilha da Prainha e a Trilha Apicum no manguezal do Parque da Manteigueira

De fato, visitar de perto o ecossistema de um manguezal é uma experiência fantástica! Fizemos primeiro a Trilha da Prainha, onde vimos de perto muitos micos sagui às margens do manguezal!

Depois, seguimos para a Trilha Apicum, já uma área aberta e bem extensa, onde encontramos muitos buracos de carangueijos! Decerto, uma experiência fantástica e ao mesmo tempo emocionante!

Normas e recomendações para a visitação ao Parque da Manteigueira

É fundamental que você siga estritamente as normas de uma área de preservação ambiental, afim de manter o equilíbrio do ecossistema existente. Portanto, é proibido:

– Alimentar os animais
– A caça de animais silvestres
– Coletar elementos naturais
– Emitir sons altos
– Entrar com animais de estimação
– Jogar lixo na natureza
– Produzir fogo

Ao fazer trilha, procure usar sapatos adequados e roupas confortáveis; além disso, use repelente e leve garrafinhas de água consigo.

Quanto à ida ao Parque da Manteigueira vá somente em grupo e EVITE IR SOZINHO! O parque tem saídas para uma comunidade que fica do outro lado e as trilhas ficam muito longe da Sede; ou seja: você correrá o risco de ser assaltado! Dá última vez que estive lá, eu fui com a Enseada Azul Turismo! Trata-se de uma agência de turismo que faz diversos passeios e trilhas no Estado. Fica aí essa recomendação do Terra Capixaba para você!

Enfim, se você está a procura de um lugar diferente para fazer trilha em Vila Velha e estar em contato direto com a natureza, o Parque da Manteigueira é, sem dúvida, uma ótima opção!

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 8hs às 17hs

Contato:

Tel.: 27 3339-8119 (Administração e agendamento de visitas escolares)

Como chegar:

O parque fica na Rua Mestre Gomes, na Glória. Chegando na Av Jerônimo Monteiro, entre na rua do Supermercados BH (Antigo EPA) e siga em frente, até chegar no ponto final.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Pedra de Inhoá: Um Belíssimo Mirante de Vila Velha!
Praia de Inhoá: Uma Verdadeira Praia Secreta em Vila Velha!
Você Já Visitou as Ruínas de Dona Marta?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Lazer e Trilha no Parque Municipal Morro da Manteigueira!”

Deixe seu comentário