Mestre Álvaro: Destino de Trilha e Aventura do Espírito Santo

Compartilhe com seus amigos!

Considerado uma das maiores elevações litorâneas de toda a costa brasileira, o Mestre Álvaro é um monumento natural gigantesco, visível em várias cidades da Região Metropolitana! Conheça agora um pouco desse, que é um dos principais destinos de trilha e aventura do Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Conhecendo o Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro está localizado no município da Serra, a 21 km da Capital. Com impressionantes 833 metros de altura, essa montanha gigantesca se destaca na Região Metropolitana, sendo facilmente visível de várias cidades! Além disso, o Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo!

Mestre Álvaro visto do Morro do Moreno em Vila Velha

O Mestre Álvaro é o lugar certo para quem gosta de estar em contato com a natureza. Aliás, por lá é possível encontrar árvores centenárias, como pau-d’alho e o jequitibá-rosa, além de bromélias, antúrios e orquídeas, além de algumas espécies encontradas somente na Mata Atlântica do Espírito Santo, como a pavonia e a begônia!

Onça-parda é fotografada nos arredores do Mestre Álvaro

Aliás, um fato que chamou muita a atenção, foi o registro inédito da presença de uma onça-parda nos arredores do Mestre Álvaro em 2015! O felino de grande porte e natural da Mata Atlântica, foi fotografado pelo fotógrafo Maycon Wesley, que inclusive, fotografou o mesmo animal na Reserva Biológica de Duas Bocas em Cariacica.

Foto: Maycon Wesley

Mas fique tranquilo, pois de acordo com o fotógrafo, a onça-parda é um animal difícil de fotografar, pois foge ao perceber a presença de humanos. E falando na fauna existente no local, estudos recentes catalogaram cerca de 190 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, serpentes e insetos, como a preguiça-de-coleira, o macaco-prego e o tucano-do-bico-preto.

A origem do nome Mestre Álvaro

De acordo com antigos moradores, na região morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém precisava de seus serviços, dizia: “Vou no Morro do Mestre Álvaro”. Outra versão bem popular tem haver com a grandeza do monumento natural, que serve de ponto de apoio e orientação para navegantes e pescadores.

Foto: @pocandonaestrada

Contudo, registros históricos apontam que o nome “Mestre Álvaro”, foi uma homenagem que o padre jesuíta Braz Lourenço fez ao capitão e mestre de navio Álvaro da Costa, que teria vindo de Portugal e teve êxito em várias batalhas em solo brasileiro, contra povos indígenas e invasores, no período do Brasil Colônia. E uma curiosidade: em 2015 foi instituído o Dia Municipal do Mestre Álvaro, comemorado no dia 12 de Novembro.

As trilhas do Mestre Álvaro

Com belezas naturais e paisagens surpreendentes ao longo de suas trilhas, o Mestre Álvaro também é um verdadeiro paraíso para a prática do ecoturismo e turismo de aventura! São 4 trilhas principais, todas com grau de dificuldade Difícil:

    1. Trilha Norte ou Serra Sede: 4,4 km, com 4 horas de duração
    2. Trilha de Queimado ou Três Marias: 4 km de extensão, com 3 horas de duração
    3. Trilha das Águas ou Furnas: 4,5 km de extensão, com 4 horas de duração
    4. Trilha de Pitanga: 6,5 km de extensão, com 5 horas de duração

A Trilha de Furnas

Na única vez que subi o Mestre Álvaro, fui num grupo pela Trilha de Furnas, considerada por muitos como a mais bonita. De fato, o cenário é espetacular! Passamos pelo bairro Jardim Tropical e seguimos pela esquerda, pelo portão da Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan, ao lado da entrada de Furnas.

Aliás, repelente é um ítem FUNDAMENTAL nessa trilha, além de calça e camisa de manga comprida, pois a partir da Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan até um certo trecho, encontramos muitos, mas muitos mosquitos. Pra se ter uma ideia, até apelidamos esse lugar de “Vale dos Mosquitos”!

O que você precisa saber antes de fazer trilha no Mestre Álvaro

Vamos lá: uma trilha no Mestre Álvaro é completamente diferente de subir o Morro do Moreno, por exemplo. Pessoas sedentárias sofrem um pouco, pois são muitos trechos com bastante inclinação, além de córregos e algumas pedras. Sobre o tempo de duração, obviamente, varia de acordo com o ritmo do grupo. Iniciamos a trilha às 7h e chegamos no topo por volta das 11h30, fazendo algumas pausas para descanso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Porém, é um esforço que vale à pena, não só quando chegamos no topo, mas em toda a jornada! Trata-se de uma imersão total na natureza, passando por pequenas cachoeiras, nascentes, num visual selvagem e surpreendente!

E depois de horas e horas caminhando, enfim, a recompensa: um visual incrivelmente arrebatador, de encher os olhos!

O pôr do sol no Mestre Álvaro

Além disso, o Mestre Álvaro e também um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no Espírito Santo! Eu não tive essa experiência ainda, só vi por fotos no Instagram, mas fico imaginando… ao vivo, daquela altura, deve ser arrebatador, não é? Veja alguns registros na Trilha de Queimado (Três Marias):

Algumas dicas para fazer trilha no Mestre Álvaro

– A área do Mestre Álvaro é enorme, portanto, vá somente em grupo e com um guia que conheça o local para não se perder, ou ser assaltado
– As trilhas tem um alto nível de dificuldade, que exigem muito esforço físico. Portanto, leve de 2 a 4 litros de água, além de frutas frescas
– Calçados fechados e adequados para trilha, calça e camisas compridas, além de repelente, kit de primeiros socorros e lanterna são essenciais
– Mantenha o ambiente limpo, leve de volta o seu lixo e não recolha espécies nativas

Enfim, subir o Mestre Álvaro, essa montanha imponente que vemos praticamente todo o dia de diversos pontos da Grande Vitória, é uma experiência indescritível! Na minha opinião, todo capixaba deveria ir lá pelo menos uma vez na vida! Portanto, se esse texto despertou sua curiosidade, chame seus amigos, contrate um guia e bora explorão o “Mestrão”

Como chegar:

Siga em direção à Serra pela BR-101 até chegar no bairro Jardim Tropical. Percorra todo o bairro até chegar na estação de Furnas.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre a Serra!

Como Chegar nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado!
Falésias de Nova Almeida: Um Verdadeiro Espetáculo da Natureza!
Praia da Chaleirinha: Um Refúgio Encantador em Manguinhos!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Mestre Álvaro: Destino de Trilha e Aventura do Espírito Santo”

Deixe seu comentário