Como Chegar nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado

Compartilhe com seus amigos!

Localizada no interior do município da Serra, as ruínas da Igreja de São José do Queimado é um sítio arqueológico e um verdadeiro “museu de céu aberto”, que guarda a memória de uma luta pela liberdade, que infelizmente não aconteceu e culminou na “Insurreição do Queimado”!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar nas ruínas da Igreja de São José do Queimado

As ruínas da Igreja de São José do Queimado estão localizadas no distrito do Queimado, uma região bem remota do município da Serra. Não há transporte público que leve até lá, portanto, só dá pra ir em veículos particulares.

O GPS do Google Maps te deixará certinho no local e você estacionará o carro atrás de uma barreira, a poucos metros do local. A partir daí, basta caminhar alguns minutos à pé para chegar, enfim, ao destino!

Porém, você precisa ficar atento a dois pontos específicos que lhe ajudará a chegar no local: o primeiro é uma passagem localizada à direita da pista na altura do Polo Industrial Piracema, logo após passar o Terminal Industrial e Multimodal da Serra (Tims).

O segundo ponto, já na Av Piracema, fica no final do Polo Industrial Piracema, onde tem uma placa indicando pra virar à direita. A partir daí, basta seguir a estrada, observando o GPS, para chegar nas ruínas da Igreja de São José do Queimado, ok?

Próximo às ruínas você verá dois totens que contam em detalhes como se deu a “Insurreição do Queimado”. E embora sejam ruínas, não deixa de impressionar e aguçar a curiosidade dos fatos que realmente aconteceram ali!

A “Insurreição do Queimado”

Palco de uma das principais revoltas das negras e dos negros escravizados no Espírito Santo no Século XVIII, a chamada “Insurreição do Queimado” aconteceu em 19 de Março de 1849, quando o frei italiano Gregório José Maria de Bené prometeu aos escravos uma carta de alforria em troca da construção da igreja de São José. Porém, esse fato não aconteceu, gerando uma revolta geral, que se transformou num movimento liderado pelos escravos Chico Prego, João da Viúva e Elisário!

Além disso, a história tem desdobramentos mais tristes ainda, quando relatos apontam que mais de 300 homens, mulheres e crianças foram enganados após longa jornada de trabalho árduo. Aliás, as pedras do templo eram divididas por tamanhos e carregadas por longas distâncias e subidas íngremes; as pedras pequenas (do tamanho de um punho) eram destinadas às crianças, algumas com apenas seis anos de idade!

A restauração do Sítio Histórico

A Prefeitura da Serra restaurou o sítio histórico em 2020 e as visitas foram retomadas em Agosto do mesmo ano. Nesse trabalho de restauro, foram preservados diversos elementos da arquitetura original da Igreja de São José do Queimado, como o arco do cruzeiro, a pedra do átrio, o piso antigo e a escada.

Além disso, no interior da igreja foi colocado um painel que mostra todo o cronograma histórico, iniciando em 1845, quando foi lançada a pedra fundamental da construção e findando em 2020, com a entrega da primeira fase da revitalização do local. E nas paredes, alguns quadros apresentam detalhes técnicos e litúrgicos, relacionados à construção.

Subindo as escadas, dá pra ter uma visão panorâmica privilegiada, tanto da parte interna, quanto da área externa da igreja! Aliás, aí rende altas fotos, tá?

As ruínas da Igreja de São José do Queimado em 2024

Infelizmente, as últimas informações sobre a visitação às ruínas da Igreja de São José do Queimado não são muito animadoras. O local está fechado, passando por reforma e a previsão é que a conclusão das obras aconteça ainda no primeiro semestre de 2024.

Porfim, ficamos na torcida para que as obras não atrasem e dessa forma, possamos novamente ter acesso às ruínas da Igreja de São José do Queimado, um lugar histórico do nosso Estado para conhecer, apreciar e valorizar!

Como chegar:

Saindo de Vitória, siga pela BR-101 em direção à Serra. Após passar o Vitória Apart Hospital, dê a volta pelo viaduto para pegar a Av Marginal, em direção ao Pavilhão de Carapina. Siga em frente e pegue a saída à direita da pista na altura do Polo Industrial Piracema, logo após o Terminal Industrial e Multimodal da Serra (Tims). Na primeira bifurcação, vire à direita (há uma placa indicativa) e siga adiante até chegar no local.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre a Serra!

5 Atrações Imperdíveis Para Conhecer no Município da Serra!
Falésias de Nova Almeida: Um Verdadeiro Espetáculo da Natureza!
Praia da Chaleirinha: Um Refúgio Encantador em Manguinhos!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Como Chegar nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado”

Deixe seu comentário