Conheça a Exposição do Sítio Arqueológico de Itaúnas

Compartilhe com seus amigos!

Além de ver o pôr do sol nas dunas e fazer trilhas, outra atração do Parque Estadual de Itaúnas é visitar a exposição do Sítio Arqueológico de Itaúnas, ideal para aprender sobre educação ambiental, além de conhecer mais sobre a história do lugar!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Onde ver a Exposição do Sítio Arqueológico de Itaúnas

A exposição do Sítio Arqueológico de Itaúnas é uma exposição permanente, localizada na sede do Parque Estadual de Itaúnas, que fica na entrada do parque, no caminho para as dunas!

A importância da exposição permanente do Sítio Arqueológico de Itaúnas

De fato, o que chama a atenção nessa exposição é a reflexão das consequências de nossas ações em relação ao meio ambiente. Aliás, ela mostra como a antiga Vila de Itaúnas desapareceu completamente do mapa!

A importância da preservação do Meio Ambiente

Na entrada da sede tem uma maquete da antiga Vila de Itaúnas! Pra quem não sabe, a vila surgiu no início do século XIX, onde hoje estão as dunas. Aliás, havia uma faixa de vegetação de restinga que a separava do mar e ao mesmo tempo, continha o avanço da areia.

Porém, com a derrubada gradual dessa faixa de mata, as dunas tornaram-se móveis, avançando sobre a vila, num período de 30 anos (entre as décadas de 1940 e 1970), soterrando-a. Dessa forma, o local onde estão as dunas passou a ser protegido como um “sítio arqueológico”!

Os artefatos do Sítio Arqueológico de Itaúnas

Aliás, uma curiosidade: Esse é o motivo pelo qual em Itaúnas não se pode fazer passeios de bugre nas dunas, como é feito em Cumbuco, Jericoaquara e Canoa Quebrada, no Ceará, por exemplo. Consequentemente, destruiria os artefatos que ainda estão soterrados por lá!

A exposição mostra vários paineis com informações, que vão de dados históricos e artefatos encontrados (cerâmicas européias e artefatos de ceramistas agricultores tupís), até como viviam os índios na época do descobrimento do Brasil.

Exposição de animais taxidermizados

Além dessa riqueza histórica, tem ainda uma exposição de animais taxidermizados, que na minha opinião, é a atração principal do local! A taxidermia é uma técnica utilizada para preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais, afim de reproduzi-los para exibição em estudos.

Aliás, nessa exposição tem crânios de tartarugas, sementes nativas da região e uma amostra de animais nativos do Parque: jaguatiricas, capivaras, macacos-prego, jacarés do papo amarelo, tatus… ou seja, animais que dependem da nossa consciência ambiental para manter preservado o seu habitat natural!

Enfim, visitar essa exposição permanente do Sítio Arqueológico de Itaúnas é uma experiência muito importante e que todos que vão até Itaúnas deveriam conhecer, para conhecer melhor a história lugar, além de refletirem nas suas ações que geram consequências diretas no meio ambiente!

Como chegar:

A distância de Vitória para Itaúnas é de aproximadamente 281 Km e o melhor trajeto é pela BR-101 Norte. Siga até Conceição da Barra e na entrada da cidade, vire à esquerda, em direção à ES-421. A partir daí, são cerca de 23 Km até chegar na Vila. Antigamente esse último trajeto era uma estrada de barro, mas foi asfaltado a pouco tempo, encurtando em muito o tempo de chegada no destino.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Conceição da Barra!

A Trilha do Tamandaré e a História da Antiga Vila de Itaúnas!
As 10 Melhores Pousadas de Itaúnas!
Descubra a Magia e o Encanto das Famosas Dunas de Itaúnas!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Conheça a Exposição do Sítio Arqueológico de Itaúnas”

Deixe seu comentário