Ilhas Itatiaia – Vila Velha

O município de Vila Velha possui um belíssimo litoral, com praias maravilhosas! E lá estão localizadas algumas ilhas que são verdadeiros paraísos naturais. Eu visitei as Ilhas Itatiaia recentemente, fiquei maravilhado com sua beleza e agora conto para vocês como foi esse passeio!




Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

As Ilhas Itatiaia estão localizadas a 800 metros da Praia de Itapuã e são formadas por um arquipélago de 7 ilhas, sendo que é na maior delas, conhecida como “Boqueirão”, que desembarcamos para curtir o nosso passeio.


Sempre tive vontade de conhecer as Ilhas Itatiaia, mas nunca tive a oportunidade de ir até lá. Já visitei outras ilhas do município – Ilha Rodrigues e Pedra do Sapo na Praia da Costa; Ilha Pituã, na Praia de Itapuã e Ilha das Garças, na Praia de Itaparica.


Pessoal, foi um passeio bem legal! Quando chegamos na ilha… gente, que lugar lindo! A entrada da ilha é uma pequena enseada, com águas transparentes e um visual incrível, de encher os olhos! Não pensei duas vezes, peguei minha máscara de mergulho e caí pra dentro! Embaixo d’água é fantástico: alguns cardumes de peixinhos, outros peixes coloridos, ouriços e estrelas-do-mar. E logo ali nessa enseada há duas piscinas naturais. Falando assim, parece até surreal, um verdadeiro paraíso!



Chegamos lá por volta das 8hs e ficamos até às 15hs. Depois de alguns mergulhos, fui explorar a ilha. Ali no Boqueirão existem 3 prainhas. A primeira é a enseada que falei da entrada principal, a segunda (contornando a parte de trás da ilha) fica em frente à outra ilha do arquipélago e a terceira – que também é local de embarque e desembarque de barcos pequenos – está localizada na direção da Praia de Itapuã.


Dando a volta pela ilha, um cenário belo e desconhecido começa a se revelar diante dos seus olhos! Diversas piscinas naturais, corais, mais cardumes de peixes, vegetação nativa… tudo muito lindo e que precisa ser preservado! Nem precisa dizer que é o cenário perfeito para tirar muitas, mas muitas fotos!


 


Essa segunda prainha é bem aconchegante e mais reservada. Um ótimo local pra tirar uma soneca, ler um pouco, ou sei lá, ficar olhando o tempo passar… A geografia do local é muito bonita e excelente para mergulhar! Se estiver afim e com disposição, dá pra ir nadando até a outra ilha. Nesse dia eu não fui, mas na próxima vez quero ir lá!


Continuando nosso giro, passamos por uma trilha na vegetação nativa da ilha e depois algumas pedras, até chegar na terceira enseada, onde há uma enorme piscina natural com o visual de encher os olhos! Pra quem tem filhos pequenos, ali é ideal para deixar a criançada brincando.


 

 


Enfim, foi tudo muito divertido, aproveitamos bastante e pretendemos voltar, claro! E como a procura por esse tipo de passeio está crescendo, devido à ampla divulgação nas redes sociais, é importante frisar que todos somos responsáveis pela preservação – não só das Ilhas Itatiaia – mas de todo local que visitarmos.


Sendo assim, por favor, peço encarecidamente que ao visitarem a ilha, recolham não somente o seu lixo, mas qualquer elemento que não faça parte daquele ecossistema. Que seja eu e você o exemplo para os demais.

E para quem não sabe, uma informação muito importante: O arquipélago das Ilhas Itatiaia é o local de reprodução das andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho e devido a isso, não podem ser visitadas entre os meses de Abril a Novembro. Se houver visitação nessa época, essas aves serão afugentadas e ficarão sem seu local de nidificação, acelerando assim a sua extinção.

Essa determinação está estabelecida na Resolução Nº 011/2005 do CONSEMA. No ano passado o período foi de 15 de abril a 15 de novembro. Esse ano foi formada uma comissão que se reuniu para avaliar a necessidade ou não de adequação dessa legislação.

As orientações a serem seguidas no desembarque fora dos períodos de proibição são:

– Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
– Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação;
– Não acampar;
– Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente (lixo);
– Não introduzir plantas e animais exóticos;
– Não levar animais domésticos;
– Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Como chegar:

As Ilhas Itatiaia ficam na direção a Colônia de Pescadores de Itapuã. Vocês podem chegar lá pela Av. Estudante José Júlio de Souza, indo por Coqueiral de Itaparica, à beira-mar. Depois que passar o Bob’s, mais alguns metros e adiante já chegarão na Praia de Itapuã. Ou pela Av. Gil Veloso, na Praia da Costa, indo a partir do centro de Vila Velha. Quando estiver chegando na praia, vire na última rua antes da praia à direita, pois na avenida beira-mar é contra-mão e siga até o final da praia.