Como é Comemorado o Natal em Portugal?

Compartilhe com seus amigos!

Você já teve a curiosidade em saber como se comemora o Natal ao redor do mundo? Sem dúvida, algumas tradições são bem diferentes das que estamos acostumados no Brasil, principalmente no hemisfério norte, na Europa. Veja então agora como é comemorado o Natal em Portugal!

Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!

Como é Comemorado o Natal em Portugal?

De fato, o Natal é uma das festividades mais importantes do calendário português. É um momento de celebração da família, da fé e da esperança. As tradições natalícias portuguesas são ricas e variadas, e refletem a cultura e a história do País.

As decorações natalinas e os mercados de Natal

De fato, quando chega essa época do ano, não só Portugal, mas toda a Europa se move para viver o “clima natalino”! As ruas das cidades ficam repletas das decorações típicas, as vitrines de lojas de rua são enfeitadas com luzes e presépios e os Mercados de Natal são o grande destaque!

A saber, há uma decoração bem especial nesses mercados bem tradicionais, com Vilas de Natal, pinheiros iluminados, casa do Pai Natal e muitas feirinhas de artesanato, roupas, comidas típicas. Aliás, o povo português gosta muito de adquirir produtos natalícios!

Veja também: Luzes de Natal em Setúbal: Uma Festa de Luz e Magia!

Como os portugueses celebram o Natal?

Portugal é um País predominantemente católico e o Natal é visto como uma festa tradicional e familiar, onde as várias gerações de famílias se reúnem para comemorar a data festiva! Além disso, muitos acompanham a Missa do Galo, seja nas igrejas ou pela TV.

Foto: Jill Wellington/Pixabay

Veja também: Natal na Europa: 5 Cidades Para Viver o Clima Natalino!

Pai Natal: o Papai Noel de Portugal

Afinal, embora Brasil e Portugal partilhem da mesma língua nativa, alguns nomes são conhecidos de forma parecida ou diferente. É o caso do Papai Noel, chamado de Pai Natal em Portugal. Aliás, muitas famílias ainda mantém a tradição de deitar as crianças antes da meia noite, para preservar o “mistério” da chegada do Pai Natal/Papai Noel.

Foto: __ drz __/Unsplash
O Natal de Portugal tem pinheiros naturais

De fato, muitas famílias tem o costume de ter pinheiros naturais, ou seja, de verdade mesmo em suas residências. Detalhe que alguns hortos que fazem a venda, aceitam receber os pinheiros de volta após o Natal, reembolsando os compradores através da troca por outras plantas ou a devolução parcial do valor pago.

Foto: Chris Briggs/Unsplash
Consoada: a Ceia de Natal Portuguesa

Consoada de Natal é a ceia da noite do dia 24. Geralmente, a tradição é servir bacalhau, nas mais variadas formas de preparo, regado com azeite de oliva e acompanhado de legumes. Além disso, outras carnes como o cabrito assado (jovem bode) ou o borrego (jovem ovelha) fazem parte do cardápio.

Foto: Jed Owen/Unsplash

Já no almoço do dia 25, além das sobras da noite, os portugueses servem o Farrapo Velho, uma espécie de purê com sobras de bacalhau desfiado. E um fato curioso: é tradição em Portugal “não levantar a mesa” após a ceia do dia 24. A mesa fica posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.

As sobremesas de Natal em Portugal

Bolo Rei, Rabanada, Aletria e Formigos. Essas são algumas das delícias mais presentes nas mesas dos portugueses no Natal.

Foto: Jed Owen/Unsplash

Bolo Rei e Bolo Rainha

De fato, o Bolo Rei é uma espécie de panetone, com formato redondo e um buraco no meio, coberto com frutas cristalizadas e bastante açúcar. Já o Bolo Rainha é quando substitui as frutas cristalizadas por amêndoas.

Rabanada

As tradicionais rabanadas são fatias de pão dormido e amolecidas em leite e açúcar. Depois, é só banhá-las em ovos e fritar em óleo quente. Caldas de caramelo, raspas de limão e frutos secos são os acompanhamentos.

Foto: I Do Nothing But Love/Unsplash
Aletria

A Aletria é uma espécie de macarrão doce, feita com uma massa bem fininha e preparada com ovos, açúcar e canela, além de água ou leite. O sabor é semelhante ao do arroz doce.

Formigos

Essa sobremesa típica das festas natalinas é conhecida também como Mexidos. Aliás, sua composição leva açúcar, fatias de pão, amêndoas, ovos, vinho do Porto e canela.

Enfim, ter a oportunidade de passar as festas de fim de ano, principalmente o Natal, num País como Portugal, é a oportunidade de viver uma experiência cultural e gastronômica única e inesquecível! Portanto, se tiver a oportunidade de ir para a Europa nessa época do ano, aproveite para conhecer também o Natal em Portugal!

Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!

E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!

Você Sabe Qual é a Estação de Trem Mais Bonita do Mundo?

“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”

Compartilhe com seus amigos!

9 thoughts on “Como é Comemorado o Natal em Portugal?”

Deixe seu comentário