Você já se perguntou qual é a estação de trem mais bonita do mundo? De fato, existem muitas espalhadas por aí e que são, sem dúvida, impressionantes. Porém, é na Europa, que uma estação reune beleza, história e significado cultural, recebendo, portanto, esse título!
Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!
A história da estação de trem mais bonita do mundo
De fato, estações ferroviárias são lugares bem movimentados, com pessoas apressadas, chegando e saindo a todo momento. Porém, o interior de uma estação na cidade do Porto, no norte de Portugal, é capaz de hipnotizar o mais afobado dos passageiros: trata-se da Estação de São Bento!
Foi o arquiteto José Marques da Silva que projetou a Estação de São Bento. Ela começou a funcionar provisoriamente em 1896; porém, a conclusão de suas obras se deu apenas no início do século XX, em 1916. Ela está localizada na Praça Almeida Garrett, no centro histórico do Porto, sendo de fato, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.
O hall de entrada que é uma verdadeira obra de arte
Sem dúvida, o real motivo da Estação de São Bento ser considerada a estação de trem mais bonita do mundo, se dá pelo seu hall de entrada, que parece mais uma verdadeira obra de arte!
Para se ter uma idéia, suas paredes são cobertas por mais de 20 mil azulejos, com belíssimas pinturas do artista Jorge Colaço, pintados entre 1905 a 1908 e que retratam momentos marcantes da história portuguesa, além de cenas do trabalho no campo e costumes etnográficos.
De fato, quando estive no Porto e visitei a estação, ela estava lotada, tanto de pessoas que estavam ali chegando ou partindo, mas também, de vários grupos de turistas em visitas guiadas. Sem dúvida, esses murais são o principal atrativo turístico da Estação de São Bento!
Mitos e lendas da estação de trem mais bonita do mundo
No local da construção da Estação de São Bento, funcionava o Convento de São Bento de Ave-Maria (um convento de freiras) e após sua demolição, alguns mitos e lendas começaram a surgir.
Isso porque, em 1834, com a extinção das ordens religiosas do País, os conventos só poderiam ser fechados após o falecimento da última freira residente. E nesse antigo convento, morou uma freira por 50 anos e é o espírito dela, que segundo alguns, é visto perambulando pelas plataformas da estação. 👻😂
Enfim, em meio a todo esse mistério, se você está planejando uma viagem ao Porto, não deixe de visitar a Estação de São Bento. Sem dúvida, será uma experiência cultural (e por que não, sobrenatural 😂) que você jamais esquecerá.
Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!
E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!
Porto: O Melhor Destino Europeu Para Férias Urbanas!
“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”