Castelo de Bragança: Uma Viagem à Europa Medieval!

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, um dos atrativos turísticos mais empolgantes numa viagem à Europa é poder visitar os belíssimos castelos medievais que, até então, só conhecemos através do cinema! E foi em Portugal, quando visitei o Castelo de Bragança, que eu vivi, enfim, essa experiência!

Essa matéria faz parte do projeto “Terra Capixaba Sem Fronteiras”, onde compartilho como você um pouco da minha experiência de viagem fora do Espírito Santo! Aproveite e siga o @terracapixabasemfronteiras no Instagram!

Bragança: um destino de Outono inesquecível em Portugal

A saber, o Castelo de Bragança está localizado no centro histórico de Bragança, uma cidade de interior do norte de Portugal. É uma cidade pacata e muito tranquila. De fato, me surpreendeu bastante! Aliás, eu já escrevi sobre Bragança em outra ocasião e você pode conferir aqui.

A história do Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança foi construído em 1409 por ordem de D João I e passou por diversas mudanças, a partir da invasão romana na Península Ibérica, passando pelas invasões bárbaras, o domínio dos muçulmanos e mais tarde, na luta pela reconquista dos cristãos.

De fato, até receber o título de Monumento Nacional em Junho de 1910 e o início de sua restauração a partir de 1930, o Castelo de Bragança passou por diversas famílias e reinados, como por exemplo, a do Conde Paio Gonçalves, no Século X.

A estrutura do Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança foi erguido a 700 m do nível do mar e pode ser visto por grande parte da cidade.

Já suas muralhas, tem a expessura média de dois metros. O acesso à cidadela pode ser feito pela Porta do Sol ao leste, ou a Porta da Vila (entrada principal), a oeste, que foi por onde eu fui. Há também outras portas: a Porta de Santo Antônio e a Porta da Traição.

Porta da Vila
Porta do Sol
A experiência de visitar um Castelo Medieval

De fato, quando você vai caminhando em direção ao castelo e já começa a ver aquela muralha imponente, vários filmes épicos como “O Senhor dos Anéis” vão passando à sua mente e você precisa se beliscar para acreditar que tudo isso é real! Sério, a sensação é de estar num set de filmagens, ou até mesmo, ter voltado aos tempos da Idade Média!

Além disso, como a minha ida à Bragança se deu no Outono, o jardim de entrada da Porta da Vila parecia mais um papel de parede do Windows, com todas aquelas flores no chão, num cenários absurdamente lindo e surreal! Eu fiquei um tempão ali tirando fotos, até adentrar à cidadela… kkkk

O interior da cidadela: o Castelo de Bragança, o Museu Militar e a Igreja de Santa Maria

De fato, a cidadela é o núcleo urbano mais antigo da cidade e seu interior é também muito bonito; ali tem uma vila com alguns restaurantes, a Igreja de Santa Maria (que estava fechada), um pelourinho e o castelo, propriamente dito.

No interior do castelo fica o Museu Militar. Ele funciona de Terça a Domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O ingresso custa 3,00€ e a entrada é livre aos domingos e feriados pela manhã, de 9h às 12h. Não abre na Segunda-feira e feriados.

Eu não visitei o museu, me contentei em apenas admirar o castelo por fora e percorrer pela muralha. E foi muito massa! Aliás, a vista de lá é sensacional! Mais uma vez, aquela sensação de estar numa época medieval veio à mente! Sério, é uma sensação difícil de descrever!

As guaritas na muralha

Enfim, se você quer ter uma experiência única que o transportará para a Europa Medieval, sem dúvida, a cidade de Bragança precisa estar na sua lista! Para mim, visitar o Castelo de Bragança, um dos castelos medievais mais preservados de Portugal, foi uma experiência emocionante! Acredito que será para você também!

Ah, conhece algum amigo ou parente que já tem viagem marcada para a Europa? Compartilhe esse texto com eles! Sem dúvida, essas dicas poderão ajudá-los bastante!

E antes de ir embora, confira essa outra dica de viagem, pode ser muito útil para você também!

Você Sabe Qual é a Estação de Trem Mais Bonita do Mundo?

“Terra Capixaba Sem Fronteiras: o mundo que você não conhece, agora você encontra aqui!”

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário