Ilha dos Franceses: Paraíso de Águas Cristalinas em Itapemirim!

Compartilhe com seus amigos!

Com águas cristalinas e um ótimo lugar para mergulho, a Ilha dos Franceses, localizada no município de Itapemirim, é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas, que tem encantado moradores e turistas de todos os lugares!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Ilha dos Franceses: um paraíso de águas cristalinas do litoral sul

A Ilha dos Franceses está localizada na cidade de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, a 104 km da Capital. A ilha fica a 3,5 km da costa do município e é um verdadeiro paraíso natural de águas cristalinas! Com uma beleza de encher os olhos, é ideal para praticar mergulho; a variedade de peixes é muito grande e para quem gosta de mergulhar, é um prato cheio!

Como chegar na Ilha dos Franceses

Eu estive na Ilha dos Franceses em duas ocasiões: a primeira foi em 2018, quando fiz o passeio com a Escuna Leid’Ana. O ponto de partida é a Praia de Itaoca, que fica exatamente na direção da ilha. A segunda ocasião foi em 2020 com o Capitão Grilo, que faz a saída na Praia da Areia Preta em Iriri, Anchieta. Sem dúvida, ambos os passeios são sensacionais e recomendo a você fazer também!

A história da Iha dos Franceses

Além de sua beleza natural, a Ilha dos Franceses possui muita história pra contar! Em 1555, a ilha serviu de base de apoio para os franceses durante a invasão ao litoral de Itapemirim; daí a origem do seu nome.

A Ilha dos Franceses é cercada por uma lenda sobre o Buraco do Judeu, uma fenda no meio das pedras, que tem conexão com o continente e se você entrar nele, conseguirá chegar lá no Monte Aghá! Minha cara lendo isso… 🙄😄

Além disso, na ilha tem também um farol de navegação da Marinha do Brasil. Ele foi construído em 1730, tem 12 metros de altura e orienta as embarcações à noite com seu sinal luminoso.

O desembarque na Ilha dos Franceses

O desembarque na Ilha dos Franceses é feito em frente à Pedra do Pescador, onde o barco fica atracado e ali aproveitamos para tomar banho e dar muitos mergulhos! Você não tem idéia de como a água é cristalina! Aliás, quando fiz o primeiro passeio, quilômetros antes de chegar na ilha, já era possível ver o fundo do mar, tamanha é a transparência da água!

A saber, essa é a única área autorizada para banho. A ilha é monitorada pela Marinha e não é recomendado ir até ela, por dois motivos: o primeiro é por causa da degradação ambiental que já aconteceu no passado, quando provocaram um incêndio na ilha, quando acenderam uma churrasqueira na mata nativa!

O outro motivo é que a fauna da Ilha dos Franceses abriga uma quantidade enorme de cobras – a estimativa é que tenham cerca de 1.200 serpentes e inclusive, uma espécie ameaçada de extinção que só vive lá! (Fonte: Portal Aventuras na História)

Ilha dos Franceses: um lugar único no Espírito Santo

Sem dúvida, a Ilha dos Franceses é um lugar único e impressionante no Espírito Santo! Além das águas cristalinas, a vista do continente é fantástica! Veja o Monte Aghá e o litoral de Itapemirim nas fotos abaixo! De fato, uma vista incrível!

Enfim, foi um passeio muito gostoso e acima de tudo, inesquecível! A Ilha dos Franceses é de fato, um lugar fantástico, com uma beleza incrível e cercado de muita história! Portanto, fica aí a recomendação do Terra Capixaba para que você faça também esse passeio! Sem dúvida, você irá adorar!

Contato:

Escuna Leid’Ana

WhatsApp: 28 99902-7469
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Capitão Grilo

WhatsApp: 27 99833-5447
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul até chegar em Itapemirim. Próximo à Comunidade São Sebastião, vire à esquerda na Rua Alan Kardec e siga em direção à praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!

As Melhores Praias de Itapemirim Para Curtir Nesse Verão!
O Que Fazer em Itapemirim: Roteiro de 2 dias!
Viagem de Fim de Ano: 5 Opções Para Turistar no Espírito Santo
!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Ilha dos Franceses: Paraíso de Águas Cristalinas em Itapemirim!”

  1. Passamos nossas férias esse ano em Guarapari e vendo as dicas aqui do site, fomos lá conhecer a Ilha dos Franceses! Que paraíso! Muito obrigado, Terra Capixaba!

    Responder

Deixe seu comentário