Praia de Gramuté: Apaixone-se Por Essa Praia Rústica de Aracruz!

Compartilhe com seus amigos!

Aracruz é um município que possui diversas das praias mais belas do Espírito Santo! E uma delas é a Praia de Gramuté, bastante procurada por famílias pra passar o dia e que possui uma beleza rústica ímpar, capaz de fazer qualquer um se apaixonar por ela!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Praia de Gramuté

De fato, é na Praia de Gramuté que começa o litoral de Aracruz, pois ela está localizada logo após a foz do Rio Preto, que faz divisa com o município de Fundão. Aliás, é aí que mora uma polêmica, porque nesse local existe um ofurô natural, que está logo após a foz do rio. A pergunta é: ele pertence a Fundão ou Aracruz?

Então, há quem diga que a Praia de Gramuté só começa após o Portal de Aracruz, localizado na ES-010 e que é na verdade, a porta de entrada do município. Porém, se observarmos no mapa, o portal está localizado paralelamente ao meio da praia e não lá na ponta, próximo ao Rio Preto.

Aliás, já vi na Internet muita gente dizendo que é o Rio Preto quem faz a divisa dos municípios e não o portal. No Instagram, várias postagens sobre o ofurô estão com a localização da Praia de Gramuté e não da Praia do Rio Preto. Portanto, esse ofurô natural pertence mesmo a Aracruz e ponto! 😂

Independente dessa discussão que claramente, definirá os rumos da economia mundial nos próximos 30 anos, o importante é você ir lá pra conhecer, ok? 😉

Como chegar na Praia de Gramuté

A saber, há 2 formas de se chegar na Praia de Gramuté: a primeira é pelo litoral, atravessando a foz do Rio Preto, passando pela pequena enseada onde está o ofurô natural e seguindo uma pequena trilha, como mostram as fotos abaixo:

A segunda é pela trilha que fica depois do Portal de Aracruz; passando por ela, você sairá no meio da praia.

Foto: @smariadasgracaspereira (Instagram)
Foto: @smariadasgracaspereira (Instagram)
Foto: @smariadasgracaspereira (Instagram)
Um panorama sobre a Praia de Gramuté

A Praia de Gramuté é uma praia deserta que abrange várias enseadas em toda a sua extensão. Além disso, é cercada da vegetação de Mata Atlântica que proporciona muita sombra, sendo até dispensável o uso de guarda-sol!

Falando ainda no relevo, as enseadas da Praia de Gramuté são bem pedregosas, formando pequenas piscinas naturais – o que é muito característico em diversas praias do litoral norte também. Além disso, são ideais pra tomar banho e praticar o mergulho esportivo, pois ali existem extensas plataformas de recifes submersos!

Como se trata de uma praia deserta, não há infraestrutura nenhuma e se você for passar o dia, terá que levar seu próprio lanche de casa. Mas atenção: leve consigo sacolas plásticas para armazenar seu lixo e não deixe nada por lá. Nesse dia que visitei a praia, vi muito lixo. Sem dúvida, uma verdadeira vergonha!

Aliás, outra coisa muito importante é observar a subida da maré! Essas fotos foram tiradas pela manhã, mas quando retornei à tarde, a água já estava quase nos arbustos. Portanto, fique ligado a isso, viu?

Explorando a Praia de Gramuté

Eu percorri toda a praia e são aproximadamente 600 metros de faixa de areia dourada, que em alguns pontos, esconde algumas pedras; portanto, cuidado para não machucar a sola dos pés. Além disso, aí fica a entrada de uma trilha numa mata fechada, que nos leva a outras enseadas – dentre elas, uma prainha deserta que eu descobri e que, de fato, é a coisa mais linda!

Enfim, ideal para toda a família, a Praia de Gramuté é aquele tipo de praia que você não pode deixar de conhecer! De fato, uma das praias rústicas mais lindas de Aracruz! Reserve um dia na sua agenda e faça uma visita! Sem dúvida, essa praia irá te surpreender!

Como chegar:

O acesso se dá pela ES-010. Partindo da Grande Vitória, siga em direção ao norte, passando pelos municípios da Serra e Fundão, indo em direção a Aracruz. A Praia de Gramuté fica antes do portal de Aracruz, passando pela foz do Rio Preto, na divisa dos municípios. A rua da praia é uma estrada de chão, a Av Atlântica, logo à direita. Vindo do norte, ao chegar no portal do município de Aracruz, entre na trilha à esquerda.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Aracruz!

Como Chegar na Praia do Sauê em Aracruz!
Praia de Coqueiral: Uma das Praias Mais Lindas do Espírito Santo!
Praia dos Padres: Um Paraíso Rústico no Norte Capixaba!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário