Desvendando os Segredos das Ruínas de Dona Marta!

Compartilhe com seus amigos!

Vila Velha, a primeira capital do Espírito Santo, é uma cidade que guarda muitos fatos que fizeram parte de sua história. E uma delas tem haver com as Ruínas de Dona Marta, um lugar onde no passado, funcionou uma antiga fábrica de sabão e até um Porto de Sal!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização das Ruínas de Dona Marta

As Ruínas de Dona Marta estão localizadas na Prainha da Glória, aos pés do Morro do Jaburuna, margeando a Baía de Vitória. E para chegar lá, basta seguir em direção ao ponto final do bairro, onde se encontra o Restaurante Flutuante Di Marino e depois, seguir por uma trilha.

A história das Ruínas de Dona Marta 

No local onde hoje existem apenas as ruínas, funcionou originalmente a primeira fábrica de sabão do Espírito Santo, que aliás, enviva seu produto para todas as cidades capixabas, além de Estados vizinhos.

Porém, ao longo dos anos, como os descendentes dos fundadores foram de dedicando a outras atividades, a antiga fábrica encerrou suas atividades. Mais tarde, reabriu como depósito de produtos inflamáveis, a cargo da firma J. Zinzen e Cia.

Além disso, após a Segunda Guerra Mundial, o local foi usado como depósito de areia monazítica trazida do sul do Estado, que era transportada para a fábrica de beneficiamento instalada na Praia do Suá, do outro lado do canal, de onde era exportada.

Porfim, há relatos também de que no local teria funcionado o primeiro Porto de Vila Velha, o Porto de Sal, porém sem nenhuma informação sobre seu período de atividades. E uma curiosidade: o local é conhecido como Ruínas de Dona Marta, porque de acordo com moradores da região, esse era o nome de uma senhora que por muitos anos residiu nessas ruínas abandonadas.

A trilha até as Ruínas de Dona Marta

A trilha que dá acesso até as Ruínas de Dona Marta é de nível leve, com um único ponto específico onde o nível de dificuldade é grande. Porém, antes de falar sobre ele, você precisa ficar atento a uma coisa: a subida da maré. Quando fiz a trilha, foi pela manhã na maré baixa. À tarde a maré sobe um pouco, com a água mais ou menos na altura do joelho.

De fato, é uma trilha bem legal e que vai margeando a Baía de Vitória, além do visual durante o percurso, que é muito bonito! Dá pra ver a Prainha da Glória, a Ilha das Cobras, a Terceira Ponte e do outro lado, o bairro Jesus de Nazareth.

É uma trilha relativamente curta, sendo que logo já é possível avistar as ruínas. E é justamente nesse ponto que há um certo nível de dificuldade. Portanto, tenha cuidado e atenção redobrada, pois o costão rochoso é muito íngreme e você precisará se apoiar com cuidado nas pedras para chegar do outro lado.

Além disso, use calçados adequados, pois alguns pontos são bem escorregadios, seja pela terra batida ou pelas pedras. Terminando a trilha, basta atravessar a prainha logo à frente, a Praia Dona Marta para chegar, enfim, nas Ruínas de Dona Marta! E um detalhe importante: não faça essa trilha sozinho; vá em grupo, para não correr o risco de ser assaltado.

As Ruínas de Dona Marta

Além de sua história, indo em grupo, as Ruínas de Dona Marta é um lugar muito legal para explorar, apreciar o visual encantador da Baía de Vitória e também, com seu ambiente rústico, é cenário perfeito para tirar belíssimas fotos para as redes sociais! Aliás, os mais aventureiros e corajosos, costumam até subir na laje das ruínas para pular no mar!

Enfim, minha opinião é que a prefeitura deveria aproveitar melhor as Ruínas de Dona Marta como ponto turístico, devido à sua relevância na história de Vila Velha. Sem dúvida, seria um ganho enorme para o município!

Sendo assim, se você tem espírito aventureiro e gosta de desbravar novos destinos, tá aí um lugar imperdível para conhecer no Espírito Santo! Portanto, junte seus amigos e boa trilha!

Como chegar:

Siga em direção ao bairro da Glória pela Av Jerônimo Monteiro e ao chegar no Epa Supermercados, vire à direita na Av Agenor Barbato e continue até o final, em direção à última pracinha do bairro. Vire à direita na Rua Marajó e siga até a Prainha da Glória, onde estão localizados os estaleiros e o Restaurante Flutuante Di Marino.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Casa da Memória: Uma Viagem na História do Espírito Santo!
Ilha das Garças: Desvendando Esse Paraíso em Vila Velha!
Lazer e Trilha no Parque Municipal Morro da Manteigueira
!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário