Ilha das Garças: Desvendando Esse Paraíso em Vila Velha!

Compartilhe com seus amigos!

Quem já foi na Praia de Itaparica em Vila Velha, com certeza já viu uma enorme ilha, que fica a quase 1 km de distância da costa. É a Ilha das Garças, um paraíso pouco explorado, porém, que esconde uma rara beleza que muitos ainda não conhecem!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Ilha das Garças

A Ilha das Garças está localizada na Praia de Itaparica, a aproximadamente 800 metros da costa. Aliás, é a maior ilha do município, sendo visível por praticamente toda a orla. Ela tem esse nome porque é povoada por três espécies de garças: a garça-branca-grande, a garça-branca-pequena e garça-vaqueira, além do socó-dorminhoco!

Desvendando as belezas e mistérios da Ilha das Garças

A Ilha das Garças é uma imensa rocha com muitas conchas e ouriços ao redor. Além disso, seu relevo é formado por pequenos vales e desfiladeiros cercados por uma densa vegetação nativa de restinga.

Foto: @salles_fauzer (Instagram)

Outro detalhe interessante é que no costão rochoso da ilha tem muitas fendas, que formam pequenas piscinas naturais, porém, cheias de ouriços!

E uma curiosidade: na Ilha das Garças não tem areia de praia, como na Ilha Pituã e nas Ilhas Itatiaia, por exemplo. O mais próximo que se vê são pequenas conchinhas e cascas de sururu. Portanto, não se tem uma enseada de acesso para subir na ilha. Aliás, quando estive lá em 2012, o pescador que nos levou, parou com o barco ao lado da ilha, para então, surbirmos nela.

Um cenário paradisíaco que não se vê da orla da praia

De fato, a beleza natural da Ilha das Garças é de impressionar a qualquer um! Porém, é caminhando pelo costão rochoso na parte detrás da ilha, que encontramos o que não é possível ver da orla da praia: uma enorme piscina natural! Sem dúvida, um dos visuais mais incríveis que eu já vi!

Veja também outras fotos dessa piscina que repostei no Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Ilha das Garças: berço da procriação de diversas espécies

A Ilha das Garças é também muito usada para pesca, porém, como o local é o habitat natural dessas aves, há um período de defeso que precisa ser respeitado. Ele é determinado pela Resolução Nº 011/2005 do CONSEMA, que proíbe o desembarque na ilha de 1º de Novembro a 15 de Março.

Além disso, a resolução traz ainda algumas orientações no desembarque na ilha:

– Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
– Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação;
– É proibido acampar;
– Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente (lixo);
– Não introduzir plantas e animais exóticos;
– É proibido levar animais domésticos;
– Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Aliás, o ninho das garças fica no ponto mais alto da ilha, entre as pedras e a vegetação de restinga. E depois que passei pela piscina gigante, contornando a ilha, o barulho que as garças fazem, voando de um lado para o outro, é ensurdecedor e incrível ao mesmo tempo! Sem dúvida, um verdadeiro espetáculo da natureza!

Uma das vistas panorâmicas mais lindas do litoral

Além de sua beleza natural, a vista panorâmica da Ilha das Garças é sensacional! Dá pra ver de ponta a ponta, desde a curva dos pescadores na Praia de Itapuã, toda a orla da Praia de Itaparica, a Reserva de Jacaranema, até o Morro da Concha, na Barra do Jucu! Sem dúvida, um visual de tirar o fôlego!

Como é o acesso até a Ilha das Garças

Na Praia de Itaparica tem uma colônia de pescadores, que levam de forma autônoma, quem quiser visitar a Ilha das Garças. Eles combinam com a pessoa o horário de retorno. Sobre valores, como só fui em 2012, não tenho noção do valor cobrado atualmente.

Enfim, a Ilha das Garças não é uma ilha explorada turisticamente, assim como as demais ilhas do município. Pra mim foi uma grande experiência, pois sempre tive vontade de conhecê-la! Portanto, se algum dia tiver a oportunidade, vá também e descubra esse belíssimo paraíso ecológico do litoral capixaba!

Como chegar:

A Rodovia do Sol é a via de acesso até a Praia de Itaparica. Vindo de Vitória, o melhor acesso é pela Terceira Ponte. Quem vem de Cariacica pode optar pela Rod Darly Santos ou a Leste-Oeste.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Praia de Itaparica: Descubra o Paraíso à Beira-Mar em Vila Velha!
Praia de Itapuã: Point de Badalação e Gente Bonita em Vila Velha!
Pump Track em Vila Velha: Diversão e Adrenalina à Beira-Mar!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário