Como Chegar no Parque Morro do Cruzeiro em Vila Velha

Compartilhe com seus amigos!

Você sabia que Vila Velha tem um mirante natural onde se tem uma vista panorâmica privilegiada de vários pontos da cidade, além da Capital? Errou se você pensou no Morro do Moreno! Esse lugar é o Parque Morro do Cruzeiro, um lugar incrível para apreciar a natureza e desfrutar de bons momentos de comunhão com Deus!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar no Parque Morro do Cruzeiro

O Parque Morro do Cruzeiro é um patrimônio natural e religioso de Vila Velha. Ele fica no bairro Brisamar e de lá é possível ter uma belíssima vista panorâmica da cidade! Além disso, grupos religiosos frequentam o local há anos, onde se reunem para orar!

O Parque Morro do Cruzeiro possui 2 entradas: os visitantes podem acessá-lo pela parte superior, no bairro Brisamar (Acesso Monte) ou pela parte inferior, na Av Vitória Regia (Acesso Principal/ Gramado).

Indo pela parte inferior (Entrada Principal/Gramado), é necessário subir pela “Trilha da Fé”. É uma trilha curta, leve, sinalizada e de baixa inclinação, passando na zona de mata.

Já na parte superior (Acesso Monte), a entrada é feita pela Travessa Marechal Rondon, no bairro Brisamar.

A importância do Parque Morro do Cruzeiro

O Parque Morro do Cruzeiro tem cerca de 1.400 metros quadrados de extensão. Aliás, trata-se de um importante maciço rochoso integrante da paisagem urbana, com cobertura vegetal remanescente de Mata Atlântica. Além disso, essa reserva ambiental está localizada entre os bairros de Jardim Colorado, Santos Dumont, Jardim Guadalajara e Brisamar.

Aliás, o Parque Morro do Cruzeiro tem uma importância fundamental na fauna e na flora, sendo habitat de várias espécies, como gambás (Saruê) e o sagui-de-cara-branca, além de aves como a Saíra Amarela (Stilpnia cayana), Aracuã-de-barriga-branca (Ortalis Araucuan) e o Papa-lagarta-acanelado (Coccyzus melacoryphus).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Parque Morro do Cruzeiro (@morrodocruzeirobrisamar)

Além desses pequenos mamíferos e aves, a mata da reserva e também o lar de uma jiboia-constritora (Boa constrictor)! O vídeo abaixo, registrado em 10/2023, mostra o animal sendo reinserido na natureza, após ter sido resgatado por um voluntário devidamente equipado e treinado, próximo das casas que ficam no entorno do Parque!

Portanto, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat em Vila Velha, para um resgate seguro, ligue para o número 162 da Prefeitura. Além disso, o manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentem, ok?

Além disso, no parque NÃO É PERMITIDO:

  • Produzir fogo
  • Coletar elementos naturai
  • Jogar lixo na natureza
  • Entrar com animais de estimação
  • Emitir sons altos
  • Caça de animais silvestres
  • Alimentar os animais
Queimadas no Parque Morro do Cruzeiro

Infelizmente, o Parque Morro do Cruzeiro é um lugar que sofre constantemente com queimadas. Aliás, o perfil @morrodocruzeirobrisamar no Instagram, que é 100% voluntário, vez ou outra faz denúncias sobre esses ocorridos. Além disso, no dia em que estive lá para tirar fotos, coincidentemente, estava acontecendo um incêndio! Veja:

De fato, isso ocorre porque usuários de drogas ficam na mata fechada da parte baixa do Parque, próximo à “Trilha da Fé”. Infelizmente, vários incêndios já iniciaram por causa de guimbas de cigarros ou fogo produzido por eles no local. Várias denúncias já foram feitas à Prefeitura de Vila Velha, porém, nada foi feito a respeito até agora.

Aliás, há formas bem simples de resolver esse problema, como por exemplo, colocar guardas vigiando as entradas do Parque, a exemplo do Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen em Vitória, um lugar onde você pode ir despreocupado, pois sabe que tem segurança. Entretanto, não se sabe o real motivo da prefeitura deixar essa situação permanecer dessa forma. Lamentável!

Parque Morro do Cruzeiro: importante ponto turístico e religioso

Mesmo com esses fatos lamentáveis que relatei e a omissão da Prefeitura de Vila Velha, o Parque Morro do Cruzeiro é um lugar seguro, sendo frequentado majoritariamente por grupos evangélicos, que frequentam o local há anos, fazendo reuniões de oração e buscando a Deus.

[

Além do aspecto religioso, o lugar tem uma vista panorâmica única da cidade, pois, ao contrário do Morro do Moreno, por exemplo, o Morro do Cruzeiro não fica às margens da Baía de Vitória e sim, mais para a parte central do município. Portanto, de lá se vê do Convento da Penha ao longe, além de vários pontos turísticos!

Destaque para o belíssimo pôr do sol, com vista para Cariacica (destaque para o Morro Moxuara), além do Parque da Fonte Grande, a Pedra dos Dois Olhos e até o Mestre Álvaro em segundo plano, no município da Serra!

Do lado oposto, dá pra ver parte da Praia de Itaparica, além de vários bairros que se estendem ao norte do município e no horizonte, até as montanhas que ficam no município de Guarapari!

Sem dúvida, o Parque Morro do Cruzeiro é um dos mirantes naturais mais incríveis da cidade de Vila Velha, porém, que muitos ainda não conhecem!

Enfim, o Parque Morro do Cruzeiro é um lugar que você precisa conhecer em Vila Velha! Seja para apreciar a natureza, curtir um pôr do sol ou até mesmo, ter seu momento de oração com Deus! Tenho certeza que esse mirante natural irá te surpreender!

Como chegar:

O Parque Morro do Cruzeiro possui 2 entradas: Indo pela parte inferior (Entrada Principal/Gramado), é necessário subir pela “Trilha da Fé”, uma trilha curta e leve, passando na zona de mata. Já na parte superior (Acesso Monte), a entrada é feita pela Travessa Marechal Rondon, no bairro Brisamar.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Casa da Memória: Uma Viagem na História do Espírito Santo
Desvendando os Segredos das Ruínas de Dona Marta
Igreja do Rosário: A Mais Antiga em Funcionamento do Brasil

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário