5 Fatos Curiosos que Não Te Contaram Sobre o Espírito Santo

Compartilhe com seus amigos!

“O Espírito Santo é um lugar surpreendente!” De fato, esse é o consenso que todo turista chega ao conhecer o nosso Estado! Porém, além de suas belezas naturais, o Espírito Santo tem também alguns fatos curiosos, que o tornam único e fazem parte da identidade capixaba. Descubra agora 5 fatos curiosos que não te contaram sobre o Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

1. Vitória tem o maior manguezal urbano da América Latina

O primeiro fato curioso dessa lista é que, de acordo com a Prefeitura de Vitória, a área territorial da cidade é de aproximadamente 96,54 km². Porém, cerca de 12 km² corresponde a áreas de manguezal. Isso torna a capital capixaba a cidade com o maior manguezal urbano da América Latina.

2. A cidade de Brejetuba tem o maior “café coado” do mundo

Outra curiosidade é que a cidade de Brejetuba, localizada no interior do Estado, detém o recorde de maior “café coado” do mundo! Na festa de aniversário da cidade, mais de 700 kg de café foram filtrados numa mega estrutura, composta por um coador e uma xícara de 2,70 m de altura, com capacidade para 8.260 litros!

Foto: Prefeitura de Brejetuba
3. O cemitério São João Batista em Guarapari inspirou a Novela “O Bem Amado”

Aliás, quem assistiu a novela “O Bem Amado”, lembra que o prefeito Odorico Paraguaçu teve que inaugurar o cemitério da cidade com um defunto roubado. O fato curioso é que essa história foi inspirada no Cemitério São João Batista em Guarapari, que precisou pedir um defunto emprestado numa cidade vizinha para inaugurar o cemitério, já que ninguém morria na cidade!

Foto: Câmara Municipal de Guarapari

4. A Igreja do Rosário em Vila Velha é a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil

Outra curiosidade sobre o Espírito Santo que você precisa saber, é que a Igreja do Rosário, construída em 1535 é a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil. Aliás, ela divide esse título com a Igreja dos Santos Cosme e Damião em Pernambuco, construída no mesmo ano. Porém, as missas não são rezadas mais lá. Já na Igreja do Rosário, as celebrações acontecem até os dias de hoje.

Foto: Adessandro Reis/paroquiadorosario.com
5. Domingos Martins tem uma pedra que muda de cor 36 vezes ao dia

Pedra Azul, principal cartão-postal de Domingos Martins, tem uma curiosidade bem peculiar: ela muda de cor até 36 vezes durante o dia. Aliás, esse fato curioso acontece devido a incidência de luz solar sobre os líquens que existem na pedra, fazendo com que ela mude de cor, para amarelo, verde e até alaranjado.

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Entendeu agora porque o Espírito Santo é esse lugar surpreendente? Aqui nós temos praias bonitas, cidades históricas, monumentos naturais incríveis e muita história para contar! Portanto, fica aí o convite para você vir conhecer o Espírito Santo e claro, se surpreender também!

Vai embora não! Fique e conheça outros pontos turísticos capixabas bem curiosos!

5 Curiosidades Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha
6 Pontos Turísticos Inusitados Para Conhecer no Espírito Santo
Conheça a Curiosa História da Ponte Inacabada de Itapina

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário