Conheça a Curiosa História da Ponte Inacabada de Itapina

Compartilhe com seus amigos!

Por acaso você já ouviu falar na curiosa história de uma ponte que começou a ser construída numa cidade do noroeste do Estado, porém, por causa de muita burocracia, a construção foi abandonada, deixando a ponte pela metade? Isso aconteceu a muitos anos e acredite: a ponte virou até ponto turístico! Conheça agora a história da Ponte Inacabada de Itapina!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Onde fica a Ponte Inacabada de Itapina?

A Ponte Inacabada de Itapina está localizada às margens do Rio Doce em Itapina, distrito que fica a 25 km do centro de Colatina, cidade do noroeste do Espírito Santo, a 129 km de Vitória. A ponte é um dos pontos turísticos do distrito, além de ser um dos lugares preferidos para fazer ensaios de casamento na região!

A inusitada história da Ponte Inacabada de Itapina

De acordo com o Wikipédia, no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), o projeto de uma ponte que passaria sobre o Rio Doce e ligaria Itapina à BR-101, encurtando em até 30 minutos o caminho até Colatina, estava incluído dentro do Plano de Metas, que era um programa de industrialização e modernização do governo.

Aliás, a construção da ponte chegou até a ser iniciada. Porém, houve muita burocracia e falta de interesse político e com isso, infelizmente, as obras da ponte foram completamente abandonada. Só que tem um porém: de acordo com moradores, em Brasília, as obras dessa ponte constam como CONCLUÍDA! É mole?

Porfim, a Ponte Inacabada de Itapina tornou-se um belo ponto turístico não só do distrito, mas da cidade de Colatina!

Ensaio de casamento e pôr do sol na Ponte Inacabada de Itapina

Aliás, eu estive em Itapina e pude apreciar o pôr do sol na Ponte Inacabada de Itapina, que na minha opinião, é muito mais bonito do que o entardecer na Beira-Rio, no centro da cidade! Que inclusive, recebeu o título de “segundo pôr do sol mais bonito do mundo” pela Revista Time! Deve ser porque o de Itapina é o primeiro, só pode! 😄

Brincadeiras à parte, se algum dia você for a Colatina, não deixe de ver o pôr do sol daí, porque é simplesmente fantástico! Além disso, os vales e montanhas ao fundo e o Rio Doce compõem um cenário natural que parece mais um quadro!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

E como citei no início, a Ponte Inacabada de Itapina é um dos lugares preferidos pelas noivas da cidade para fazer ensaios de casamento! De fato, é um visual indescritível, de encher os olhos mesmo!

Enfim, quando for visitar a cidade de Colatina, não deixe de conhecer o pacato distrito de Itapina! É um lugar muito aconchegante, com um povo bem acolhedor e esse inusitado ponto turístico para conhecer, além de apreciar o belíssimo visual do Rio Doce!

Como chegar:

Segundo a Prefeitura Municipal de Colatina, há 3 formas de se chegar no Distrito: a 1ª opção (e mais divertida) é o trem da Estrada de Ferro Vitória-Minas, da Companhia Vale do Rio Doce. Todos os dias ele sai às 7 horas na Estação Pedro Nolasco em Cariacica, com previsão de chegada em Itapina às 9h45. Vindo de Minas Gerais, pode pegar o trem que faz o trajeto BH x Vitória, que passa pelo distrito às 17 horas.

Na outra opção, saindo de Vitória, vá pela BR-259 até Colatina, passe pela Segunda Ponte sobre o Rio Doce e siga adiante até Itapina, cuja sede fica do outro lado da Rodovia, na margem direita do rio. Se estiver de carro, você terá que deixá-lo no estacionamento que fica em frente ao ponto da Balsa. Aí é só pegar a Balsa (que é gratuita) para chegar no local.

Também dá pra ir até ao centro de Colatina e passar pela Ponte Florentino Avidos, em direção ao bairro São Silvano passando pela Segunda Via. Ou ir ao bairro Honório Fraga; as duas estradas que dão acesso à BR- 259. Também pode ir pela Av Beira Rio, em direção ao bairro Luís Iglesias (antigo bairro Acampamento) e pegar a estrada de chão, até ao distrito, passando por Santa Joana.

Vai embora não! Fique e conheça outros pontos turísticos capixabas bem curiosos!

Casa de Cabeça Pra Baixo Faz Sucesso no Norte do Estado!
Desvendando o Mistério das Calcinhas na Trilha da Mãe D’Água!
O Mistério do Túmulo que Brota Água em Santa Leopoldina!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário