Brejetuba: O Maior “Café Coado” do Mundo é Capixaba

Compartilhe com seus amigos!

Se liga nessa curiosidade: Você sabia que a cidade de Brejetuba, localizada na região serrana do Espírito Santo, bateu recentemente o recorde de maior café coado do mundo? Aliás, foram mais de 8 mil litros, num coador de quase 3 metros e uma caneca gigante!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre a cidade de Brejetuba

De fato, com pouco mais de 13 mil habitantes, dentre os 78 municípios capixabas, Brejetuba, localizada na região serrana e a 147 km da capital, é a 3ª cidade mais jovem do Estado, sendo fundada em 1995. São Roque do Canaã (1997) ocupa o 2º lugar e Governador Lindenberg (1998) é o município mais jovem do Espírito Santo.

Foto: setur.gov.es
O maior café coado do mundo é capixaba

Esse feito foi alcançado no ano passado, no Festival do Maior Café do Mundo, festa tradicional do município, que comemorou seu 28º aniversário, junto com a 1ª Edição da Feira de Negócios Capixaba (Fenecap). Aliás, essa foi a atração principal da festa: mais de 700 kg de café foram filtrados numa mega estrutura, composta por um coador de 2,50 m de diâmetro por 2,70 m de altura e uma xícara com as mesmas proporções, com capacidade para 8.260 litros!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Brejetuba (@brejetubaoficial)

Além disso, essa tradição começou em 2008 e já em 2011 a cidade entrou para o Guinness Book. Entretanto, o recorde foi superado no mesmo ano com 13 mil litros em Londres, porém, não da forma artesanal como é feito na cidade, mas em máquinas. Em seguida, Honduras bateu outro recorde, mas com café solúvel. Além disso, como existem várias formas de se extrair o melhor do café, a ideia é que o Guinnes possa classificar essas categorias.

Um mês de preparativos para um dia inesquecível

Aliás, a jornada do “maior café do mundo” começa um mês antes do evento, com a seleção dos melhores grãos da região. Em seguida, o café é processado, torrado e moído, para depois ser içado em fardos de até 20 kg até a estrutura colossal. Além disso, o café só é coado no dia da festa.

Foto: Prefeitura de Brejetuba

O coador gigante, feito por uma família do município há anos, é composto por várias camadas de tecido, uma rede e uma corda. Quando pronto, é levado para o espaço de eventos. Já a xícara, que fica na entrada da cidade, também é levada para o local.

Foto: Prefeitura de Brejetuba

Enfim, no dia da festa, a emoção toma conta da cidade! O pó de café é depositado no coador gigante para, logo em seguida, um caminhão pipa colocar água aquecida entre 96 e 97 graus e assim, dar início ao processo. Após 10 a 15 minutos, os primeiros jatos de café quente começam a brotar, prenunciando um banquete de sabor!

Números que Impressionam:
  • 8.260 litros de café coado;
  • 700 kg de pó de café;
  • 4 horas de coagem, com café servido 1 hora após o início do aquecimento;
  • Aroma irresistível pairando no ar por até 6 horas, alcançando toda a cidade.
Foto: Prefeitura de Brejetuba
Destino sustentável para os resíduos

Após a festa, os restos do pó de café e da água utilizada na coagem tem destinos e fins diferentes. O líquido é direcionado para caixas d’água onde os resíduos do café se depositam. A igreja recebe a doação da sobra do pó do café, assim que seca totalmente, para confeccionar os tapetes de Corpus Christi.

Enfim, o recorde do maior café coado do mundo de Brejetuba representa uma celebração da cultura local, da tradição e da hospitalidade do povo capixaba. Um dia para se conectar com a comunidade, apreciar um café delicioso e criar memórias inesquecíveis!

Vai embora não! Fique e conheça outros pontos turísticos capixabas bem curiosos!

5 Curiosidades Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha
6 Pontos Turísticos Inusitados Para Conhecer no Espírito Santo
Conheça a Curiosa História da Ponte Inacabada de Itapina

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário