5 Curiosidades Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, o Parque Estadual Paulo César Vinha é um verdadeiro mundo de belezas naturais, onde podemos viver momentos de lazer, além de aprender também sobre a importância da preservação ambiental. Descubra agora 5 curiosidades de um dos principais pontos turísticos de Guarapari!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque Estadual Paulo César Vinha é uma das principais reservas ambientais do Estado e está localizado em Setiba, no norte de Guarapari. Confira agora 5 curiosidades sobre o Parque Estadual:

1. Evolução ao longo do tempo

A área do Parque já foi completamente ocupada pelo mar. Isso aconteceu a cerca de 8 mil anos. Aliás, com o recuo da água ao longo do tempo, um grande areal foi formado, resultando em ondulações do terreno. Isso permite que a água permaneça em pontos mais baixos ou elevados, formando trechos alagados.

Foto: @meinevision (Instagram)
2. A Biodiversidade do Parque Estadual Paulo César Vinha

Outra curiosidade é que o Parque Estadual Paulo César Vinha tem uma grande diversidade de ambientes em sua área, como: praia, lagoas, dunas e planícies alagadas, além de inúmeras formações vegetais e uma rica flora composta por orquídeas, bromélias, clusia e outras espécies típicas de restinga.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons
3. Espécies que só tem por aqui

Outro fato curioso é que o Parque Estadual Paulo César Vinha conta também com uma fauna variada de pererecas endêmicas, ou seja, que só existem aqui. Além disso, há uma grande variedade de espécies de animais, como o sagui-de-cara-branca, cotias, jibóias, quatis, tamanduás e veados.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons
4. Turismo e Educação Ambiental

O Parque tem uma importância muito grande para o turismo, mas principalmente educação ambiental. Ele recebe quase 23 mil visitantes por ano. Além do turismo, recebe também divesas escolas com trabalhos de educação ambiental. Aliás, só no primeiro trimestre de 2023, teve quase 8 mil visitantes.

5. Homenagem ao biólogo Paulo César Vinha

Outra curiosidade é que o nome do Parque, de fato, é uma clara homenagem ao biólogo e ativista ambiental Paulo César Vinha. Ele foi morto no dia 28 de Abril de 1993 na Praia d’Ulé em Guarapari, por atuar contra a extração de areia na região, além de denunciar crimes ambientais no Espírito Santo.

Agora que você conhece essas curiosidades, que tal aproveitar para conhecer, de fato, o Parque? São inúmeras atrações, dentre trilhas ecológicas, praias e a famosa Lagoa da Coca-Cola, onde você poderá, além de tomar banho, fazer uma trilha de caiaque pela Trilha da Capivara, a única trilha aquática do Estado! Sem dúvida, uma experiência turística e ambiental inesquecível!

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Lagoa de Caraís: A Famosa Lagoa da Coca-Cola de Guarapari
Praia de Setibão: O Point de Surf Mais Famoso de Guarapari
Trilha da Capivara: O Melhor Passeio de Caiaque em Guarapari

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário