fatos curiosos

5 Fatos Curiosos que Não Te Contaram Sobre o Espírito Santo

"O Espírito Santo é um lugar surpreendente!" Esse é o consenso que todo turista chega ao conhecer o nosso Estado! Porém, além de suas belezas naturais, o Espírito Santo tem também alguns fatos curiosos, que o tornam único e fazem parte da identidade capixaba. Descubra agora 5 fatos curiosos que não te contaram sobre o Espírito Santo!

Vitória tem o maior manguezal urbano da América Latina De acordo com a Prefeitura de Vitória, a área territorial da cidade é de aproximadamente 96,54 km². Porém, cerca de 12 km² são compostos por áreas de manguezal. Isso torna a capital capixaba a cidade com o maior manguezal urbano da América Latina.

Brejetuba e o maior café coado do mundo Brejetuba, cidade do interior do Estado, detém o recorde de maior "café coado" do mundo! Na festa de aniversário da cidade, mais de 700 kg de café foram filtrados numa mega estrutura, composta por um coador e uma xícara de 2,70 m de altura, com capacidade para 8.260 litros! 

Foto: Prefeitura de Brejetuba

Foto: Prefeitura de Brejetuba

O cemitério que inspirou  “O Bem Amado” Na novela “O Bem Amado", o cemitério da cidade foi inaugurado com um defunto roubado. Essa história foi inspirada no Cemitério São João Batista em Guarapari, que pediu um defunto emprestado na cidade vizinha para inaugurar o cemitério, pois ninguém morria na cidade!

Foto: Câmara Municipal de Guarapari

Foto: Câmara Municipal de Guarapari

A igreja mais antiga em funcionamento do Brasil A Igreja do Rosário, construída em 1535 é a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil. Ela divide esse título com a Igreja dos Santos Cosme e Damião em Pernambuco, construída no mesmo ano. Porém, as missas não são rezadas mais lá.

A pedra que muda de cor 36 vezes ao dia Principal cartão-postal de Domingos Martins, a Pedra Azul, tem uma curiosidade peculiar: ela muda de cor até 36 vezes durante o dia. Isso acontece devido a incidência de luz solar sobre os líquens que existem na pedra, fazendo com que ela mude de cor, para amarelo, verde e até alaranjado.

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Foto: Marcelo Moryan/MTur

Entendeu agora porque o Espírito Santo é esse lugar surpreendente? Aqui nós temos praias bonitas, cidades históricas, monumentos naturais incríveis e muita história para contar! Portanto, fica aí o convite para você vir conhecer o Espírito Santo e claro, se surpreender também!

Veja também:

Qual é a Melhor Época do Ano Para ir Pra Guarapari?

5 Destinos no Interior do Espírito Santo que Irão te Surpreender!