Você sabia disso? A quase 1.200 km da costa do Espírito Santo existe um lugar que é um verdadeiro santuário ecológico e lar de diversas espécies, como caranguejos amarelos, baleias jubartes e tartarugas verdes! Sim, estou falando da Ilha da Trindade, um belíssimo paraíso capixaba no meio do oceano!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Ilha da Trindade: um paraíso capixaba no meio do oceano!
Sem dúvida, esse é um lugar que poucos brasileiros conhecem. Paraíso de vida tropical, a Ilha da Trindade está localizada no meio do Atlântico Sul, entre o Brasil e a África. Pra se ter uma idéia, o arquipélago ao qual a ilha faz parte, fica a 1.167 km de Vitória, capital do Espírito Santo, e a aproximadamente 2.400 km do continente africano.
A saber, a ilha é a ponta de um vulcão extinto que surgiu a mais de 3 milhões de anos e se ergue do fundo do mar, de uma profundidade de mais de 4.000 m, alcançando mais de 500 m na superfície! Junto com a Ilha Martim Vaz, elas formam o Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. A distância entre as ilhas é de apenas 49 km e somam juntas uma área total de 10,4 km².
Ver essa foto no Instagram
E olha só que interessante: o Arquipélago de Trindade e Martim Vaz é simplesmente o ponto mais isolado do território nacional e um dos primeiros lugares onde o sol nasce no Brasil! Ah! Antes que você já começe a se perguntar como faz para visitar o arquipélago, ele não é aberto para turismo, apenas pesquisas científicas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A história da Ilha da Trindade
A Ilha da Trindade foi descoberta em 1501 pelo navegador português João da Nova. Um ano depois foi batizada por Estevão da Gama, numa homenagem à Santíssima Trindade, em função de três elevações que se avistam à distância. Aliás, o ponto mais alto da ilha é o pico São Bonifácio, com cerca de 625 metros de altura.
Ver essa foto no Instagram
Séculos atrás, a Ilha da Trindade era visitada apenas por navegantes e piratas, que trouxeram para a ilha, cabras, porcos e galinhas, para servirem de alimento. Porém, os animais se alimentaram de toda a vegetação que havia na ilha. Dessa forma, a paisagem da ilha hoje é o retrato desse desequilíbrio. Sem árvores e gramíneas, a erosão tomou conta do solo e muitas nascentes desapareceram.
Ver essa foto no Instagram
Em 1957 foi criado o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT). Dessa forma, a presença militar assegura a soberania do Brasil na área, permitindo a pesquisa, a preservação e a exploração sustentável dos recursos da região.
A infraestrutura da Ilha da Trindade
Além do Posto Oceanográfico, na ilha há uma enfermaria, posto telefônico e alojamentos para militares e pesquisadores. O local pode abrigar até 40 militares e alguns pesquisadores, que de 2 em 2 meses se revezam com outros que vem do continente. Aliás, para chegar na ilha, somente de barco, numa viagem de dois dias.
Ver essa foto no Instagram
Aliás, para pesquisar na ilha, é preciso se inscrever no programa PROTRINDADE. Sua criação em 2007 teve como objetivo, gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas na Ilha da Trindade e no Arquipélago de Martin Vaz. A estação científica tem a capacidade de atender até 8 pesquisadores.
Ver essa foto no Instagram
A biodiversidade do arquipélago
De fato, como citei no início, a Ilha da Trindade é lar de caranguejos amarelos, baleias jubartes, tartarugas verdes e a fragata-de-trindade, uma das aves mais ameaçadas de extinção. Além disso, veja que maneiro essa incrível floresta de samambaias gigantes!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Enfim, a Ilha da Trindade é um verdadeiro tesouro capixaba e graças a Deus, um santuário ecológico que está sendo preservado! Espero que continue assim por muitos e muitos anos!
Vai embora não! Fique e conheça outras ilhas do litoral capixaba!
Ilha dos Franceses: Um Verdadeiro Paraíso de Águas Cristalinas!
Ilha Pituã: Uma Belíssima Ilha do Litoral Vilavelhense!
Ilhas Itatiaia: Um Arquipélago Paradisíaco em Vila Velha!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!