Localizada no centro de Guarapari, mas longe da agitação típica do Verão, a Praia da Fonte é uma praia muito tranquila para curtir com a família! Além disso, tem grande importância na história do município!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização da Praia da Fonte
A Praia da Fonte está localizada no centro de Guarapari, bem próxima ao canal da cidade. Aliás, essa praia se encontra do lado oposto das praias mais badaladas da região: a Praia das Castanheiras, a Praia dos Namorados, Praia da Areia Preta e a Praia das Virtudes.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, como está localizada logo abaixo de uma rua com ladeira e se encontra nos fundos de alguns prédios, não é tão procurada pelos turistas. Porém, é uma praia belíssima, com uma vista privilegiada para a Praia do Morro e que vale muito à pena visitar!
Como chegar na Praia da Fonte
Para chegar na Praia da Fonte, você descerá uma escadaria de madeira. Aliás, logo na descida, já dá pra avistar o Poço dos Jesuítas, que fica num costão rochoso entre coqueiros à esquerda.
Características da Praia da Fonte
De fato, a Praia da Fonte é uma enseada pequena, com apenas 100 metros de extensão. Porém, é muito aconchegante, com areia dourada e águas tranquilas e limpas, sendo ideal para famílias com crianças!
Além disso, tem apenas uma castanheira na areia. Portanto, chegue cedo se quiser pegar um lugar na sombra. O único cuidado que você precisa ter é com algumas pedras e recifes bem próximos à areia, ao entrar no mar.
Aliás, ela faz divisa com a Praia do Valadão e ambas estão separadas por uma enorme pedra. Porém, quem vê de longe, nem percebe essa diferença e acha que a Praia da Fonte é a única praia ali. Mas como estamos em Guarapari, onde cada faixa de areia tem um nome… Então, a praia do outro lado da pedra se chama mesmo Praia do Valadão!😄
Infraestrutura da Praia da Fonte
Devido sua localização, a Praia da Fonte é uma praia meio que “escondida” e por isso, não tem infraestrutura nenhuma. Ou você leva lanche de casa, ou então, como já está no Centro de Guarapari, pode procurar algum restaurante ou quiosque depois para almoçar.
A história do Poço dos Jesuítas
Portanto, como eu citei no início, a Praia da Fonte tem uma importância muito grande na história do município. Por causa do Poço dos Jesuítas, praia faz parte do Circuito Turístico Histórico e Cultural de Guarapari.
O Poço dos Jesuítas foi construído pelos próprios jesuítas no século XVI. Ele tem o formato de uma cúpula e 40 cm de profundidade. Aliás, foi feito de pedras sobrepostas, areia, conchas trituradas e óleo de baleia. Além disso, é o único existente.
E uma curiosidade: também chamado de “Poço da Frente” ou “Poço de Beber”, já foi muito usado pela população até pouco tempo atrás quando faltava água na cidade, principalmente no Verão, quando a população de Guarapari praticamente quadruplica!
Ver essa foto no Instagram
Enfim, a Praia da Fonte é essa praia tranquila e aconchegante, que vale muito à pena conhecer quando você estiver em Guarapari! Além disso, é um verdadeiro refúgio da agitação que toma conta da cidade na alta temporada! Sem dúvida, essa praia irá te surpreender!
Como chegar:
Siga em direção ao centro de Guarapari e ao passar pela ponte, vire à direita na pracinha do canal e vá em direção ao Hotel Raio de Sol. Na esquina do hotel, vire à esquerda e siga em frente. Em seguida, suba a ladeira da Rua Dr Aristides Navarro Carvalho e chegará na praia. Outra forma de chegar é seguindo a rua da Praia da Fonte em direção ao sul. Dá pra chegar na praia pelas pedras, passando pela Praia do Valadão.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!
Como Chegar na Praia dos Namorados em Guarapari!
Praia das Virtudes: Um Pequeno Paraíso no Centro de Guarapari!
Praia do Valadão: Uma Praia Desconhecida em Guarapari!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Estive em Guarapari no início de dezembro e, infelizmente, o local do Poço dos Jesuítas estava muito sujo, abandonado e nos deixou com uma sensação, até, de insegurança.
As ruínas da antiga Igreja também. Na verdade ela parecia mais um banheiro a céu aberto. Muito triste.
Puxa vida, Vera, que tristeza, heim? A prefeitura tinha que tomar alguma providência quanto a isso, não é possível que vão deixar a mercê um lugar histórico tão importante quanto esse, não é?