Pocando no ES 3: Encontro de Blogueiros de Viagem!

Compartilhe com seus amigos!

No mês passado o Terra Capixaba participou do “Pocando no ES 3″! Nessa edição, vieram 11 blogueiros de fora do Estado e diversos blogueiros capixabas! Aliás, grande parte já havia participado da 2ª Edição em Abril. O objetivo é divulgar o turismo no Espírito Santo. Portanto, bora ver como foi?

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

O Pocando no ES 3

A saber, o “Pocando no ES 3” aconteceu oficialmente entre os dias 27 a 29 de Outubro de 2017 e novamente tivemos a oportunidade de rever nossos amigos blogueiros e claro, conhecer novos colegas que também divulgam o turismo pelo Brasil e mundo afora!

Aliás, essa já é a 3ª edição do evento. O 1º “Pocando no ES” aconteceu no ano passado com 5 blogueiros de fora e 10 blogueiros capixabas. O “Pocando no ES 2” foi realizado em Abril desse ano, com 10 blogueiros de fora e 14 blogueiros capixabas. Ambas as edições foram um tremendo sucesso! Veja só o pessoal que veio dessa vez:

Blogs Convidados:

Deixa de Frescura (RJ) | Dicas e Roteiros de Viagens (SP) | Dudu Afora (TO) | Fantrip (RJ) | Foco no Mundo (MG) | Leve Sem Destino (DF) | Me Deixa Ser Turista (SP) | Quase Nômade (RS) | O Baú do Viajante (RJ) | Viagens e Menus (CE) | Viva Viaje (GO)

Blogs Capixabas:

Aline Approves | Caminha Gente | Dicas Comida | Capixaba na Estrada | Destinões | Guia Capixaba | Guia e Turismo | Pelo Mundo com Manu | Por aí Dicas de Viagem | Terra Capixaba | Tudo é Mara | Viagens do Roger

O roteiro do Pocando no ES 3

O roteiro dessa edição foi o Litoral Norte: Serra e Aracruz. Mas na 5ª feira (26/10) houve um “Esquenta do Pocando”, na região das Montanhas Capixabas – que eu não pude participar, afinal, alguém tem que trabalhar, né… rsrsrs.

O “Pocando no ES” é um projeto idealizado pelo Deivson Santana (Capixaba na Estrada), que contou novamente com o Marcelo Ribeiro (Guia e Turismo) como nosso guia durante os passeios: E que mais uma vez pocou geral!

Aliás, pra você que ainda não conhece as gírias capixabas, veja agora uma breve explicação da expressão “pocar”, “pocando”… Afinal, o que seria isso?

No nosso vocabulário local, a palavra “pocar” tem vários significados, como por exemplo: “Vamos pocar daqui” = “Vamos embora daqui”; “A bola pocou = “A bola estourou” e “O prato caiu no chão e pocou todinho” = “O prato caiu no chão e quebrou todinho”. Deu pra entender?

A Programação do Pocando no ES 3
6ª Feira (27/10): Abertura no Hotel Senac Ilha do Boi

A abertura foi às 19hs no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, onde tivemos 2 palestras: a primeira sobre “Arte, Cultura e Turismo” com a Artista Visual e Empresária Dayse Resende e a segunda com o Especialista em Marketing Digital Franklin Rocha, sobre “Mercado x Blogueiros”.

Foto: Caixa de Viagens
Sábado (28/10): Serra e Aracruz

Então, nossa primeira parada foi em Jacaraípe para conhecer a famosa Casa de Pedra, localizada na Vila das Artes. De fato, eu gostei demais, pois já queria ter ido lá há algum tempo, mais ainda não havia tido a oportunidade! Aliás, essa construção do artista Neusso Ribeiro é muito massa! O cara é um verdadeiro artista mesmo!

De Jacaraípe para Manguinhos

De lá, fomos para Manguinhos dar um giro pelas praias do balneário. O tempo pela manhã estava chuvoso, mas não tirou nossa animação!

Chegamos ao Maresia’s Bar e Restaurante, o paraíso dos sabores! Sem dúvida, um paraíso mesmo! O restaurante funciona há 30 anos em Manguinhos e está localizado na Praia da Chaleirinha, próximo à Praia Curva da Baleia. E poder almoçar ali com aquela vista, é uma experiência incrível!

Fomos muito bem recepcionados pela Bia Fernandes e o Chef David, que nos contaram um pouco da história do restaurante e nos ofereceram um almoço com pratos excelentes: de entrada, Tilápia com Fritas (diretamente da Lagoa do Juara) e depois, aquele delicioso Peroá Especial com Fritas, Banana e Camarão!

Como prato principal, provamos o delicioso Arroz de Mariscos, acompanhado de Farofa de Camarão e depois, uma Moqueca de Badejo com Camarão, acompanhada de arroz, pirão e moquequinha de banana – bom demais!

De Manguinhos para Nova Almeida

Após o almoço, fomos direto para as Falésias de Nova Almeida, um lugar simplesmente incrível! Nem precisa dizer que os blogueiros do Pocando no ES 3 ficaram maravilhados com a beleza do lugar, né? O tempo começou a colaborar e embora ainda estivesse meio nublado, deu pra tirar altas fotos!

Depois, seguimos para a Igreja e Residência Reis Magos, onde fizemos uma rápida visita. E se você curte Turismo Histórico e Religioso, tá aí um lugar que é parada obrigatória! Há várias curiosidades históricas que são passadas pelos monitores nas visitas guiadas, sem contar que atrás da igreja há um deck onde se tem uma vista fantástica do litoral de Fundão até Aracruz. Sem dúvida, imperdível!

O Tradicional Quindim de Nova Almeida

Em seguida, fomos conhecer o tradicional “Quindim de Nova Almeida” e o picolé Itu do Domingos Sorvetes. De fato, o quindim é mesmo bem tradicional na região. Pra se ter uma ideia, as pessoas vão até o local pra provar o quindim quando visitam Nova Almeida, de tão famoso que ele é. Aliás, essa fama toda é justificada quando fizemos a prova: ele é fantástico, muito bom mesmo! Além disso, essa é uma receita de família que já dura mais de 60 anos!

Além disso, o picolé Itu também é muito bom, viu! São mais de 30 sabores nessa sorveteria que há mais de 40 anos faz sucesso em Nova Almeida!

De Nova Almeida para Aracruz

De Nova Almeida na Serra, fomos direto para Aracruz, onde paramos para conhecer uma praia paradisíaca: A Praia da Biologia!

Essa praia fica próxima à Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi e é A PRAIA! A saber: a água é quentinha e os arrecifes formam diversas piscinas naturais!

Foto: Viagens e Menus

Em seguida, a equipe do Pocando no ES nos deixou na Pousada da Orla onde Eu, Roger (Viagens do Roger), Mara (Tudo é Mara) e Elaine (Por aí Dicas de Viagem) ficamos hospedados.

Foto: Por aí Dicas de Viagem

A Pousada da Orla está localizada próxima à Praia de Coqueiral. De fato, é uma pousada simples, mas muito aconchegante, confortável e com um café da manhã completíssimo!

Na verdade, nós só pernoitamos na pousada, pois no Sábado participaríamos de um lual no Coqueiral Praia Hotel, onde os demais blogueiros estavam hospedados.

A saber, o lual foi em comemoração pelo aniversário de 30 anos do Coqueiral Praia Hotel, realizado na área externa do hotel, com show ao vivo de Flávia Mendonça. Aliás, foi demais!

Foto: Aline Approves
Domingo (29/10): Aracruz

Partimos pela manhã em direção ao Rio Piraquê-Açu para fazer um passeio com a Escuna Princesinha do Mar! Sem dúvida, um passeio delicioso!

Foto: Destinões

Foi um passeio de cerca de 2 horas de duração e pra completar, paramos num bar flutuante, o Piraquê-Mirim, para darmos uns mergulhos e claro, eu não ia perder a oportunidade, né?

Foto: Destinões

Encerramos nossa participação numa visita à Aldeia Piraquê-Açu! E que programa incrível! Eu nunca havia entrado numa aldeia antes, o máximo foi uma visita à Aldeia Indígena Boa Esperança, em Aracruz mesmo, mas só conheci os artesanatos que ficam à beira da ES-010.

Além disso, na Aldeia Piraquê-Açu foi construído uma aldeia temática que recriou o ambiente dos Índios Guaranis e serviu de cenário para a gravação de dois filmes e uma novela!

Almoçamos no local, ouvimos algumas histórias e no final, fomos presenteados com uma apresentação de dança e música – e só digo uma coisa: Foi emocionante demais!!!

Enfim, o “Pocando no ES 3” foi muito legal! Retornei a alguns lugares que já havia visitado e conheci outros destinos incríveis – destaque para a Praia da Biologia, o passeio no Rio Piraquê-Açu e a visita à Aldeia Indígena!

Parabéns ao Deivson e Nathana pela organização do evento, a todos os blogueiros participantes e às empresas parceiras que contribuíram de forma significativa para mais essa edição do Pocando no ES!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário