curiosidade

Brejetuba Tem o Maior "Café Coado" do Mundo

Você sabia que a cidade de Brejetuba, localizada na região serrana do Espírito Santo, bateu recentemente o recorde de maior café coado do mundo? Foram mais de 8 mil litros, num coador de quase 3 metros e uma caneca gigante! Fotos: Prefeitura de Brejetuba

Um panorama sobre a cidade de Brejetuba Brejetuba, localizada na região serrana e a 147 km da capital, é a 3ª cidade mais jovem do Estado, sendo fundada em 1995. São Roque do Canaã (1997) ocupa o 2º lugar e Governador Lindenberg (1998) é o município mais jovem do Espírito Santo.

O maior café coado do mundo é capixaba Esse feito foi alcançado em 2023, na festa do 28º aniversário da cidade, onde mais de 700 kg de café foram filtrados numa mega estrutura, composta por um coador de 2,50 m de diâmetro por 2,70 m de altura e uma xícara com as mesmas proporções, com capacidade para 8.260 litros!

A tradição começou em 2008 e em 2011 a cidade entrou para o Guinness Book. O recorde foi superado com 13 mil litros em Londres, mas não da forma artesanal como é feito na cidade, mas em máquinas. Honduras bateu outro recorde, mas com café solúvel. Como existem várias formas de se extrair o melhor do café, a ideia é que o Guinnes possa classificar essas categorias.

A preparação começa um mês antes, com a seleção dos melhores grãos. O café é processado, torrado, moído e só é coado no dia da festa. O coador gigante é composto por com várias camadas de tecido, uma rede e uma corda. Em seguida, é levado para o espaço de eventos junto com a xícara, que fica na entrada da cidade.

No dia da festa, o pó de café é depositado no coador gigante e um caminhão pipa coloca água aquecida entre 96 e 97 graus, dando início ao processo. Após 10 a 15 minutos, os primeiros jatos de café quente começam a brotar, prenunciando um banquete de sabor!

Números que Impressionam: - 8.260 litros de café coado; - 700 kg de pó de café - 4 horas de coagem, com café servido 1 hora após o início do aquecimento; - Aroma irresistível pairando no ar por até 6 horas, alcançando toda a cidade.

Enfim, o recorde do maior café coado do mundo de Brejetuba representa uma celebração da cultura local, da tradição e da hospitalidade do povo capixaba. Um dia para se conectar com a comunidade, apreciar um café delicioso e criar memórias inesquecíveis!

Veja também:

Qual é a Melhor Época do Ano Para ir Pra Guarapari?

5 Destinos no Interior do Espírito Santo que Irão te Surpreender!