Brejetuba: O Maior “Café Coado” do Mundo é Capixaba

Compartilhe com seus amigos!

Se liga nessa curiosidade: Você sabia que a cidade de Brejetuba, localizada na região serrana do Espírito Santo, bateu recentemente o recorde de maior café coado do mundo? Aliás, foram mais de 8 mil litros, num coador de quase 3 metros e uma caneca gigante!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre a cidade de Brejetuba

De fato, com pouco mais de 13 mil habitantes, dentre os 78 municípios capixabas, Brejetuba, localizada na região serrana e a 147 km da capital, é a 3ª cidade mais jovem do Estado, sendo fundada em 1995. São Roque do Canaã (1997) ocupa o 2º lugar e Governador Lindenberg (1998) é o município mais jovem do Espírito Santo.

Foto: setur.gov.es
O maior café coado do mundo é capixaba

Esse feito foi alcançado no ano passado, no Festival do Maior Café do Mundo, festa tradicional do município, que comemorou seu 28º aniversário, junto com a 1ª Edição da Feira de Negócios Capixaba (Fenecap). Aliás, essa foi a atração principal da festa: mais de 700 kg de café foram filtrados numa mega estrutura, composta por um coador de 2,50 m de diâmetro por 2,70 m de altura e uma xícara com as mesmas proporções, com capacidade para 8.260 litros!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Brejetuba (@brejetubaoficial)

Além disso, essa tradição começou em 2008 e já em 2011 a cidade entrou para o Guinness Book. Entretanto, o recorde foi superado no mesmo ano com 13 mil litros em Londres, porém, não da forma artesanal como é feito na cidade, mas em máquinas. Em seguida, Honduras bateu outro recorde, mas com café solúvel. Além disso, como existem várias formas de se extrair o melhor do café, a ideia é que o Guinnes possa classificar essas categorias.

Um mês de preparativos para um dia inesquecível

Aliás, a jornada do “maior café do mundo” começa um mês antes do evento, com a seleção dos melhores grãos da região. Em seguida, o café é processado, torrado e moído, para depois ser içado em fardos de até 20 kg até a estrutura colossal. Além disso, o café só é coado no dia da festa.

Foto: Prefeitura de Brejetuba

O coador gigante, feito por uma família do município há anos, é composto por várias camadas de tecido, uma rede e uma corda. Quando pronto, é levado para o espaço de eventos. Já a xícara, que fica na entrada da cidade, também é levada para o local.

Foto: Prefeitura de Brejetuba

Enfim, no dia da festa, a emoção toma conta da cidade! O pó de café é depositado no coador gigante para, logo em seguida, um caminhão pipa colocar água aquecida entre 96 e 97 graus e assim, dar início ao processo. Após 10 a 15 minutos, os primeiros jatos de café quente começam a brotar, prenunciando um banquete de sabor!

Números que Impressionam:
  • 8.260 litros de café coado;
  • 700 kg de pó de café;
  • 4 horas de coagem, com café servido 1 hora após o início do aquecimento;
  • Aroma irresistível pairando no ar por até 6 horas, alcançando toda a cidade.
Foto: Prefeitura de Brejetuba
Destino sustentável para os resíduos

Após a festa, os restos do pó de café e da água utilizada na coagem tem destinos e fins diferentes. O líquido é direcionado para caixas d’água onde os resíduos do café se depositam. A igreja recebe a doação da sobra do pó do café, assim que seca totalmente, para confeccionar os tapetes de Corpus Christi.

Enfim, o recorde do maior café coado do mundo de Brejetuba representa uma celebração da cultura local, da tradição e da hospitalidade do povo capixaba. Um dia para se conectar com a comunidade, apreciar um café delicioso e criar memórias inesquecíveis!

Vai embora não! Fique e conheça outros pontos turísticos capixabas bem curiosos!

5 Curiosidades Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha
6 Pontos Turísticos Inusitados Para Conhecer no Espírito Santo
Conheça a Curiosa História da Ponte Inacabada de Itapina

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário

Terra Capixaba
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.