Os Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo!

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, o Espírito Santo é o Estado com a maior diversidade natural da Região Sudeste! Aqui nós vamos do mar à montanha em poucas horas, temos destinos bem variados com praias, dunas, falésias e belíssimas cachoeiras! Portanto, se você ainda não conhece o nosso Estado, descubra agora quais são os melhores destinos para viajar no Espírito Santo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Os melhores destinos para viajar no Espírito Santo

Para te ajudar melhor a entender a diversidade turística do Espírito Santo, vou te apresentar os melhores destinos para viajar no Inverno e no Verão, que são as épocas com mais apelo turístico. E também, os melhores destinos para você conhecer, tanto na região metropolitana, quanto no interior do Estado!

Foto: Vitor Jubini/MTur

Bora então conhecer os melhores destinos para viajar no Espírito Santo?

Os melhores destinos para viajar no Verão

O litoral do Espírito Santo tem cerca de 410 km de belíssimas praias! De norte a sul, nossas praias encantam turistas de todas as partes do mundo! Porém, os melhores destinos para viajar no Espírito Santo no Verão, sem dúvida são Guarapari e Conceição da Barra!

De fato, Guarapari é a principal cidade turística do Estado, com mais de 50 praias! Tem praias desertas, praias urbanas, praia com lagoa, além de uma rota turística na região de montanha da cidade, com ótima gastronomia, hospedagem e belíssimas cachoeiras!

Já no extremo norte, fazendo divisa com a Bahia, o grande destaque fica com Conceição da Barra, onde está localizada a famosa Vila de Itaúnas, que atrai turistas o ano inteiro para curtir o tradicional “forró pé-de-serra” e suas dunas, onde nela, existe uma vila inteira que foi soterrada!

Os melhores destinos para viajar no Inverno

De fato, a região das montanhas capixabas é também um dos grandes atrativos turísticos do nosso Estado. E nesse cenário, duas belíssimas cidades se destacam: Domingos Martins e Santa Teresa!

Sem dúvida, é no Inverno que Domingos Martins se torna o principal destino turístico do Estado! Especialmente na Rota do Lagarto em Pedra Azul, que coincide com o período de floração do Bosque das Cerejeiras! Sem dúvida, curtir o “clima europeu” da cidade (que é colonizada por alemães) e ver as cerejeiras de perto, são as duas principais atrações nessa época do ano!

Por outro lado, Santa Teresa foi a primeira cidade do Brasil a ser colonizada pelos italianos! O município “respira” a cultura italiana, que é presente em todos os cantos da cidade! Santa Teresa também tem uma rota turística muito popular, a Rota do Caravaggio, que por sinal, faz também muito sucesso no Inverno!

Portanto, Domingos Martins e Santa Teresa são, sem dúvida, os melhores destinos de Inverno para viajar no Espírito Santo!

Os melhores destinos para viajar no Interior do Estado

As cidades do interior do Espírito Santo são bem aconchegantes, com pessoas muito acolhedoras e aquele clima pacato, típico da região. Além disso, devido à nossa geografia, esses municípios são cercados por diversas cadeias de montanhas, além de belíssimas cachoeiras.

Destaque para as cidades de Afonso Cláudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Castelo, Ecoporanga e Pancas. Eu já viajei para essas cidades e nelas, você encontrará todas as características que citei no parágrafo acima.

Um dos destaques de Afonso Cláudio são a Pedra dos Três Pontões e o Vale do Empoçado; em Águia Branca, a Pedra Torta. Em Alfredo Chaves você encontrará inúmeras cachoeiras, como a Cachoeira de Matilde, além das cachoeiras de Iracema e Iraceminha.

Em Castelo tem campeonato de voo livre e a maior caverna do Estado, a Gruta do Limoeiro. Já Ecoporanga e Pancas, no noroeste do Estado, se destacam com seus monumentos naturais da região dos Pontões Capixabas, como a Pedra do Camelo, a Pedra do Elefante e o Monte Fujiama.

Os melhores destinos para viajar na Região Metropolitana

A saber, como a região metropolitana é relativamente pequena, comparado com outros Estados, fica muito fácil transitar entre suas cidades. São elas: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Popularmente conhecida como Grande Vitória, os melhores destinos são:

– Vila Velha: o Convento da Penha, a Praia da Costa e a Fábrica de Chocolates Garoto
– Vitória: os parques municipais e centro histórico
– Serra: os balneários de Manguinhos e Nova Almeida
– Fundão: o distrito de Praia Grande, além do Parque Goiapaba-Açu
– Cariacica: o Morro do Moxuara
– Viana: o Vale das Cachoeiras

Guarapari eu já citei como destino para viajar no Verão.

Enfim, espero que esse texto sobre os melhores destinos para viajar no Espírito Santo possa te ajudar a conhecer um pouco mais do seu potencial turísco. Seja através de praias, montanhas, cultura ou história, nosso Estado, certamente, irá te surpreender!

Vai embora não! Fique e confira outras dicas de viagem!

5 Lugares Que Irão Te Surpreender no Espírito Santo!
10 Lugares Que Você Precisa Conhecer no Espírito Santo!
Os Melhores Lugares Para Fazer Rapel no Espírito Santo!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thought on “Os Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo!”

Deixe seu comentário