Com cerca de impressionantes 70 metros de altura, a Cachoeira Engenheiro Reeve, popularmente conhecida como “Cachoeira de Matilde”, possui a maior queda livre de água do Espírito Santo!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Localização da Cachoeira de Matilde
É no município de Alfredo Chaves, a cerca de 90 km de Vitória e às margens da Rodovia Orlindo Donadelo, que fica a Cachoeira de Matilde, a 15,4 km do centro da cidade!
É uma das principais atrações, não só de Alfredo Chaves, mas do Espírito Santo! Pra se ter uma idéia, a cachoeira atrai visitantes de todas as partes do Estado – mas convenhamos, ver uma queda d’água de 70 metros de altura ali na sua frente, ao vivo, É LINDO DEMAIS!
Cachoeira de Matilde ou Cachoeira Engenheiro Reeve?
“Matilde”, o nome popular da cachoeira, é o distrito onde estão as cachoeiras – um pequeno vilarejo bem simples. E você não leu errado, eu disse “cachoeiras” mesmo, pois trata-se de um conjunto de quedas que se formam lá no Rio Benevente, sendo que a maior e mais popular, tem 70 metros de altura!
Carlos Bloomer Reever, nascido em 1867, foi o profissional inglês responsável pela construção da linha férrea que corta Matilde. O nome “Cachoeira Engenheiro Reeve” é uma em homenagem póstuma; infelizmente, ele acabou assassinado num assalto com dois tiros de espingarda, quando trazia doze contos de réis para o pagamento de operários.
A estrutura da Cachoeira de Matilde
Antes de chegar na cachoeira, você encontrará um deck (com uma cafeteria) que foi construído para nos proporcionar uma das vistas mais incríveis de Alfredo Chaves!
Aliás, é ali na entrada para a cachoeira, que você encontrará um dos locais mais “instagramáveis” da cidade e parada obrigatória para fotos – se não tirar pelo menos uma foto quando for aí, definitivamente, você é um herege… kkkkk
Detalhe: para ter acesso à cachoeira, você paga uma taxa de R$5,00 para manutenção do lugar. A cobrança é feita de Terça a Domingo; na Segunda-Feira o acesso é gratuito, pois nesse dia a cafeteria não abre.
A maior queda livre do Espírito Santo!
Como citei no início, a Cachoeira de Matilde tem a maior queda livre do Estado, com 70 metros de altura! Após descer as escadas que dão acesso à cachoeira, quando você vai se aproximando e a imagem daquela queda d’água monstruosa vai se abrindo na sua frente, olha, isso é LINDO DEMAIS!
Leia os próximos parágrafos com BASTANTE ATENÇÃO!
A Cachoeira Matilde é muito procurada por praticantes de rapel, porém, é aberta ao público apenas para contemplação. É muito importante lembrar que você não deve cometer loucuras ou colocar a sua vida em risco para tirar “aquela foto perfeita” pra postar depois nas redes sociais! Tenha bom senso e prudência, não colocando sua vida e/ou de outras pessoas em risco, ok?
A força da cachoeira é muito grande e se cair lá embaixo, meu amigo, simplesmente você será sugado para debaixo das pedras no fundo. A visibilidade é ZERO e não haverá chance nenhuma de sair vivo de lá!
Por fim, a Cachoeira Engenheiro Reeve, a famosa Cachoeira de Matilde, é um excelente lugar pra visitar e contemplar essa criação de Deus! E por que não, dar uma esticada depois pra conhecer um pouco mais dos atrativos turíticos de Alfredo Chaves? Vai por mim, é um entretenimento sensacional!
Como chegar:
Você pode seguir em direção a Alfredo Chaves pelas BR-101 ou BR-262. A BR-101 é a melhor opção, porém, se preferir ir pela BR-262, você passará pelos municípios de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. Chegando em Alfredo Chaves, siga em direção ao distrito de Matilde. São cerca de 18 km de distância e a estrada de acesso é toda asfaltada e bem sinalizada.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Alfredo Chaves!
Cachoeira Vovó Lúcia: Ótima Opção de Lazer Para a Família!
Cachoeira Piripitinga: A Melhor Estrutura de Lazer de Alfredo Chaves! (em breve)
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!