Gruta do Limoeiro: Uma Visita na Maior Caverna do Espírito Santo!

Compartilhe com seus amigos!

A Gruta do Limoeiro é o mais importante Sítio Arqueológico do Espírito Santo. Pra se ter uma idéia, lá já foram encontrados fósseis indígenas de 4.500 mil anos! Eu fiz uma visita guiada e agora te conto como foi a minha experiência ao visitar a maior caverna do Estado!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história da Gruta do Limoeiro

A Gruta do Limoeiro está localizada na cidade de Castelo, no interior do Espírito Santo, a aproximadamente 129 km da Capital. De fato, é uma das principais atrações turísicas da cidade.

Ela foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo em 1984, mas sua história começou lá atrás, em 1935, quando uma professora carioca chamada Hilda de Sá, encontrou ossos de índios da Tribo Puris.

Porém, só em 1979 foi realizada uma expedição, coordenada pelo antropólogo Celso Perota. A saber, as escavações encontraram 11 esqueletos dessa tribo. Além disso, os estudos científicos apontaram que eles viveram no local cerca de 4.500 anos!

A visitação à Gruta do Limoeiro

A visita guiada dura cerca de 1 hora e começa no Centro de Visitantes, num memorial onde há diversas fotografias da expedição de 1979. Foi lá que ouvimos a história da Gruta do Limoeiro, além de recebermos as orientações de segurança. Cada um recebeu capacete e lanterna, para enfim, seguirmos para a gruta.

O acesso até gruta é rápido, numa trilha curta de apenas 150 metros. Sua entrada fica na encosta de um morro, num paredão de mais de 6 metros de altura. Logo na entrada há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

A gruta possui vários salões internos e belíssimas formações rochosas de calcário! Aliás, foi justamente pela profundidade da gruta e desses salões, que a Gruta do Limoeiro foi considerada o mais importante Sítio Arqueológico do Estado.

Para termos acesso aos salões, passamos por passagens bem estreitas – algumas, sendo necessário se abaixar e até andar de córcoras! Mas todo o esfoço valeu a pena, pois o interior desses salões é simplesmente incrível! Aliás, vimos alguns morcegos e admiramos também muitas estalactites e formações rochosas, formadas ao longo dos séculos!

Minha experiência e algumas recomendações sobre o passeio

Essa foi a primeira vez que visitei uma gruta nessas proporções! Me senti de verdade, num daqueles filmes de trilhas em cavernas, onde as pessoas ficam presas e lutam para encontrar a saída! Sem dúvida, vistiar a Gruta do Limoeiro foi uma aventura emocionante!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Aliás, esse tipo de passeio que não é recomendado para pessoas que sofrem de fobia ou ansiedade! Nossa tranquilidade lá dentro se deu porque estávamos seguros, na companhia de um profissional qualificado.

Enfim, para mim, foi uma experiência incrível e recomendo a você também, visitar a maior gruta do Estado e uma das mais importantes do Brasil! Sem dúvida, será uma grande oportunidade de conhecer um pouco da história e da natureza do Espírito Santo!

Horários de Funcionamento:

De Terça a Domingo, de 9h às 16h
Valor: R$15,00

Contato:

28 99986-1542 / 28 3542-8532
Agendamento prévio para grupos a partir de 10 pessoas

Como chegar:

Siga em direção à cidade de Castelo pela BR-262 até Venda Nova do Imigrante. Depois, entre na Rod Pedro Cola e mais adiante, na ES-166. Você verá várias placas de sinalização, indicando a chegada e o caminho até a gruta.

Vai embora não! Fique e confira também esses destinos!

Cruzeiro São Miguel Arcanjo: Fé e Devoção em Alfredo Chaves!
Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba!
Voo Livre: Conheça a Rampa da Pedra da Colina!

IMPORTANTE: Ao visitar esses pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que estão? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário