Localizada no município de Pancas, a Rampa da Pedra da Colina é simplesmente, um dos melhores lugares para a prática do voo livre no Brasil! Alias, é de lá que se tem também, a melhor vista panorâmica dos Pontões Capixabas!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
Um panorama sobre a cidade de Pancas e os Pontões Capixabas
A cidade de Pancas está localizada no noroeste do Espírito Santo, a 198 km de Vitória. O município faz divisa com a cidade de Resplendor em Minas Gerais. Sua localização é exatamente na região conhecida como Monumento Natural dos Pontões Capixabas, uma unidade de conservação com uma vasta cadeia natural de montanhas!
Realmente, é um cenário único e arrebatador no Espírito Santo! De fato, é surreal você ver uma cidade que se desenvolveu no meio de inúmeras montanhas de pedra, que ultrapassam pouco mais de 700 metros de altura!
A Rampa de Voo Livre Pedra da Colina
Também conhecida como Rampa Clementino Izoton, a Rampa da Pedra da Colina é a principal rampa de voo livre do município! Ela possui 565 metros de altitude e de lá você tem uma vista espetacular de toda a cidade, além de ser um ponto privilegiado por ter a melhor visão panorâmica dos pontões capixabas!
Pra se ter uma idéia, o local recebe voadores do mundo inteiro (franceses, canadenses, suíços…), para a prática de voo livre (parapente e asa delta). Além disso, uma curiosidade: a Rampa da Pedra da Colina sedia a Etapa Capixaba de Voo Livre!
Um ótimo lugar para apreciar a vista em meio à natureza
Aliás, a Rampa da Pedra da Colina não atrai apenas quem é praticante de voo livre. Um dos principais pontos turísticos do município, o local é ideal para visitar com a família e contemplar sua vista espetacular!
Basta olhar nas fotos como são impressionantes essas formações rochosas! Na foto anterior, podemos ver em destaque a Pedra do Camelo, uma formação rochosa de 720 metros de altura! Além de ser o principal cartão-postal da cidade, pode ser vista a quilômetros de distância!
Já a foto abaixo, mostra em grade destaque outra pedra famosa da região, a Pedra da Agulha! Ela tem 500 metros de altura e aliás, é uma das mais difíceis para escalar no Brasil!
Como é o acesso à Rampa de Voo Livre?
A saber, a Rampa de Voo Livre fica a apenas 1,5 km do centro. Porém, é preciso dar uma volta de 17 km pelas montanhas para chegar ao topo. Você precisará seguir pela ES-341 e depois ES-164, sentido Alto Mutum Preto, percorrendo 11 km de asfalto. Depois, terá ainda uns 6 km numa estreita estrada de terra, até por fim, chegar na rampa.
Alguns motivos para você visitar a Rampa da Pedra da Colina:
1. A vista deslumbrante dos pontões capixabas: como citei anteriormente, a rampa oferece uma vista panorâmica dos pontões! Sem dúvida, um dos cenários naturais mais espetaculares do país.
2. A experiência de voo livre: a rampa é, de fato, o local ideal para quem deseja experimentar a sensação de voar livremente.
3. Conexão com a natureza: a rampa está localizada em meio à natureza exuberante, o que proporciona uma experiência de imersão na natureza.
Portanto, se você está à procura de viver uma experiência única e emocionante em meio à natureza, visitar a Rampa de Voo Livre da Pedra da Colina em Pancas é, sem dúvida, o destino perfeito! Fica aí mais essa recomendação do Terra Capixaba para você!
Como chegar:
Siga para Pancas pela BR-101 Norte, passando pelos municípios da Serra, Fundão e Ibiraçu. Em seguida, quando chegar em João Neiva, na altura do Km 82, vire na rotatória para pegar a BR-259 no sentido Colatina. Atravesse a ponte na altura do Km 131 e no Km 135, vire à direita para pegar a ES-080 e continue em direção ao norte. Depois entre à esquerda na ES-341 e siga em frente até chegar na cidade de Pancas.
Vai embora não! Fique e confira também esses roteiros!
5 Lugares Que Irão Te Surpreender no Espírito Santo!
Os Melhores Lugares Para Fazer Rapel no Espírito Santo!
Pedra Torta: Um Cartão Postal do Noroeste Capixaba!
IMPORTANTE: Ao visitar esse pontos turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!