Além do pôr do sol, considerado o segundo mais bonito do mundo e a estátua do Cristo Redentor, a cidade de Colatina tem um atrativo turístico muito interessante e que inclusive, teve papel fundamental no desenvolvimento de sua história: estamos falando do Sítio Histórico de Itapina! Um lugar bucólico e tranquilo, que reúne história e beleza no mesmo lugar!
Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!
A história do Sítio Histórico de Itapina
Itapina é um distrito de Colatina, cidade do noroeste capixaba, a 129 km da capital. O distrito fica a 25 km do centro da cidade e foi fundado em meados do século XIX por imigrantes europeus, se desenvolvendo às margens do Rio Doce. Aliás, na primeira metade do século passado, Itapina teve grande destaque na produção de café, tornando-se um dos polos comerciais mais ricos do Espírito Santo, atraindo muitos investimentos para a região.
Além disso, até a construção de uma ponte foi incluída no Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek. Essa ponte passaria sobre o Rio Doce, fazendo ligação entre Itapina à BR-101, encurtando em até 30 minutos o caminho até Colatina. Porém, as obras da ponte foram abandonadas pela metade e a partir da década de 70, Itapina entrou em decadência com o declínio da produção do café, além do êxodo rural, com a maioria dos moradores migrando para cidades maiores em busca de melhores condições de vida.
Em 2013 foi aprovado o tombamento do Sítio Histórico de Itapina, sendo reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina, aliás, preservando o conjunto arquitetônico das edificações construídas no auge da sua importância econômica, em estilo rococó, colonial brasileiro e art décor.
Atrativos turísticos de Itapina
Embora seja um vilarejo pequeno, Itapina é um lugar muito interessante de se conhecer, não só por sua história, mas também por suas belezas naturais, sendo que seus principais atrativos turísticos são:
A Ponte Inacabada de Itapina
Com a construção interrompida pela metade, a Ponte Inacabada de Itapina tornou-se ponto turístico, sendo muito procurada para ensaios fotográficos. Além disso, arrisco dizer que o pôr do sol visto nessa ponte é infinitamente mais bonito do que no centro da cidade!
O passeio de trem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas
Pra quem não sabe, o distrito de Itapina é um dos pontos de parada do tradicional passeio de trem, feito da estação ferroviária em Cariacica, com destino final em Belo Horizonte em Minas Gerais. Além disso, é um dos principais meios de acesso até o Sítio Histórico, onde tem uma estação antiga.
O passeio de balsa pelo Rio Doce
Além do passeio de trem, outro atrativo turístico e também meio de transporte, é a travessia de balsa pelo Rio Doce. Seu objetivo é facilitar o acesso de moradores até a outra margem, na BR-101, já que não tem ponte para atravessar, né? A travessia dura menos de 10 minutos, num passeio, curto, mas bem gostoso de fazer!
O Sítio Histórico de Itapina
O próprio Sítio Histórico de Itapina, com suas construções preservadas, lembranças da riqueza da primeira metade do século XX, é uma das atrações turísticas do local. Fazendo um passeio pelas ruas do distrito, é possível observar várias casas antigas, construídas em estilo rococó, colonial brasileiro e art décor.
FeNaViola – Festival Nacional de Viola
O FeNaViola – Festival Nacional de Viola acontece todos os anos em Itapina, no feriado de Corpus Christi. O festival foi criado em 2007 e já atraiu milhares de pessoas de várias cidades do Brasil. Além disso, nomes conhecidos da MPB, como Zé Geraldo e Jair Rodrigues, já participaram do Festival!
História, cultura e natureza: tudo isso você encontrará em Itapina, esse modesto e simples distrito de Colatina, mas que tem um enorme potencial turístico para te surpreender!
Como chegar:
Você pode chegar à Itapina de trem, pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. Todos os dias o trem sai às 7 horas na Estação Pedro Nolasco em Cariacica, com previsão de chegada em Itapina às 9h45. Vindo de Minas Gerais, pode pegar o trem que faz o trajeto BH x Vitória, que passa pelo distrito às 17 horas.
Na outra opção, saindo de Vitória, vá pela BR-259 até Colatina, passe pela Segunda Ponte sobre o Rio Doce e siga adiante até Itapina, cuja sede fica do outro lado da Rodovia, na margem direita do rio. Se estiver de carro, você terá que deixá-lo no estacionamento que fica em frente ao ponto da Balsa. Aí é só pegar a Balsa (que é gratuita) para chegar no local.
Também dá pra ir até ao centro de Colatina e passar pela Ponte Florentino Avidos, em direção ao bairro São Silvano passando pela Segunda Via. Ou ir ao bairro Honório Fraga; as duas estradas que dão acesso à BR- 259. Também pode ir pela Av Beira Rio, em direção ao bairro Luís Iglesias (antigo bairro Acampamento) e pegar a estrada de chão, até ao distrito, passando por Santa Joana.
Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Colatina!
Conheça a Curiosa História da Ponte Inacabada de Itapina!
Conheça a Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Colatina!
Ponte Florentino Avidos e o Pôr do Sol Inesquecível de Colatina!
IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Amei essa postagem! Parabéns por nos fazer viajar pelo nosso Estado lindo, Terra Capixaba! Muito obrigado!