Ponte Florentino Avidos: Conheça Sua História!

Compartilhe com seus amigos!

Inaugurada em 1928 em homenagem ao então Governador do Estado na época, a Ponte Florentino Avidos, somada ao Rio Doce e ao 2º Pôr do Sol + lindo do Mundo – segundo a Revista Time, formam um dos principais cartões postais de Colatina! Eu estive lá e conto minha experiência nessa matéria!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história da Ponte Florentino Avidos

Contando um pouco sobre sua história, a Ponte Florentino Avidos foi construída com o objetivo de agilizar a construção da Estrada de Ferro Norte do Rio Doce, que ligaria o Município a São Mateus – porém, nunca foi concluída. É o principal elo de ligação entre as regiões Norte e Sul da cidade de Colatina. Após sua inauguração, a colonização da Região Norte do Estado tornou-se mais efetiva.

Um passeio pela Ponte Florentino Avidos

Em Abril eu estive em Colatina e a percorri à pé. A vista que se tem de ambos os lados da cidade, bem no meio da ponte, é belíssima! Nas três fotos abaixo, a primeira mostra o Centro, algumas redes de hotéis, supermercados e a rodoviária. Dá pra ver também a estátua do Cristo Redentor – ampliada na terceira foto. A segunda foto já mostra o lado oposto da cidade, onde há alguns bairros residenciais.

A ponte conta com passarelas em ambos os lados, bem seguras, para o tráfico de pedestres e ciclistas.

E como citei no início, a Ponte Florentino Avidos envolve outros dois pontos turísticos da cidade: o Rio Doce e seu belíssimo pôr do sol! No final da Década de 60, a revista norte-americana Time elegeu o Sunset de Colatina como o mais bonito do Estado e o 2º mais lindo do Mundo. E realmente, curtir esse espetáculo natural ali no meio da ponte, com o sol se pondo no horizonte montanhoso, onde o céu e o leito do Rio Doce se mesclam num dourado e vermelho é espetacular demais!

Porém… na minha opinião, eu discordo da eleição da Time. Já vi aqui no Espírito Santo outros lugares com o pôr do sol mais bonito que o de Colatina – não que fosse um demérito à sua beleza, mas por exemplo, na Praia Boca da Baleia em Anchieta… é muito mais bonito! Mas é só a minha opinião, ok?

E aí, o que vocês acharam? Gostaram desse atrativo turístico? Conhecem outros lugares aqui no Estado que tem o pôr do sol tão lindo quanto o de Colatina? Deixem aí seu comentário e quem sabe eu vou lá conferir? 😉

Como chegar:

Saindo da Grande Vitória, siga para o Norte do Estado em direção a Colatina. Ao chegar lá, vá para o centro e observe a sinalização para chegar até a ponte; ela é bem visível em diversos pontos da cidade.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Colatina!

Rio Doce: Um Patrimônio de Todos!
Visitei a Catedral do Sagrado Coração de Jesus!
Visitei o Sítio Histórico de Itapina!
Vocês Conhecem a História Da Ponte Inacabada de Itapina?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário