Praia da Baleia: Conheça Esse Refúgio Perfeito em Vila Velha

Compartilhe com seus amigos!

Sabia que no extremo sul de Vila Velha você encontrará uma praia que é um verdadeiro refúgio para quem está a procura de tranquilidade e sossego? É a Praia da Baleia, um destino ideal no município para relaxar com a família, curtindo um dia de praia. Além disso, nas proximidades tem algumas atrações históricas e esportivas que, sem dúvida, você vai querer conhecer!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Praia da Baleia: Conheça esse refúgio perfeito em Vila Velha

De fato, com um visual bem rústico, além da tranquilidade típica da Ponta da Fruta, a Praia da Baleia é uma ótima opção para curtir momentos relaxantes à beira-mar. Entretanto, é uma praia praticamente desconhecida da maioria dos turistas que visitam o município.

Localização da Praia da Baleia

A Praia da Baleia está localizada no bairro Ponta da Fruta, no extremo sul de Vila Velha, a 23,5 km do centro do município. Aliás, o bairro já faz divisa com a cidade de Guarapari. Para chegar até ela, indo em direção à Praia Rasa, vire antes à esquerda e siga em frente. A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes estará à sua direita no alto de um morro e a praia logo adiante.

Características da Praia da Baleia

Com um visual rústico, uma extensa faixa de areia e vegetação nativa, a Praia da Baleia nos apresenta um visual muito agradável, ideal para curtir o dia. Porém, você precisa tomar muito cuidado ao entrar no mar, que tem ondas muito fortes, além de se muito fundo, já na entrada.

Praia da Baleia em 2020, antes da reforma da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

No início da praia tem um costão rochoso, onde no topo encontra-se a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Alguns pescadores ficam por ali pescando e se você contornar o costão, sairá na Praia Rasa, de onde se tem um visual incrível, dando até para enchergar a Praia de Setibão no horizonte!

Praia da Baleia vista do mirante da igreja

E uma curiosidade, que até chega a ser meio óbvia: de acordo com moradores, a Praia da Baleia tem esse nome porque, de fato, uma baleia já ficou encalhada no local.

Infraestrutura da Praia da Baleia

A rua da praia é de chão batido e não tem nenhuma infraestrutura de restaurantes ou lanchonetes, apenas algumas casa de veraneio. Porém, ali ao lado, na rua que dá acesso à Praia Rasa tem alguns restaurantes self-service com uma comida caseira muito boa, além de alguns quiosques que servem porções e bebidas.

Atrativos turísticos nas proximidades da Praia da Baleia

Além disso, nas proximidades da praia você encontrará dois atrativos turísticos: a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes que eu já mencionei, onde se tem uma belíssima vista da praia, além da Pista de Pump Track logo mais à frente, caminhando um pouco para o norte.

Foto: @meinevision (Instagram)

Portanto, se você ainda não conhece a Praia da Baleia em Vila Velha, vale à pena reservar um dia na agenda para ir lá conhecer. Além disso, a Ponta da Fruta é um lugar encantador, que com certeza, irá cativar o seu coração!

Como chegar:

Siga para o sul de Vila Velha (sentido Guarapari) pela Rodovia do Sol. Logo após, ao passar o antigo “Parque das Águas”, mantenha-se à esquerda para retornar quando fizer a curva à direita. Desça a ladeira e vire à direita lá na frente e depois à esquerda. Para quem vem de Guarapari, basta manter-se à direita e seguir sempre em frente. Ao passar o pedágio, da rodovia já dá pra ver o balneário.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Como Chegar na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Como Chegar no Parque Morro do Cruzeiro em Vila Velha
Pump Track em Vila Velha: Diversão e Adrenalina à Beira-Mar

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!