Como Chegar na Capela de Santa Luzia em Itarana!

Compartilhe com seus amigos!

Uma capelinha simples no alto de uma pedra, mas que chama a atenção pela arquitetura semelhante às igrejas da Europa Medieval e por esse motivo, virou um dos cenários preferidos para realizar ensaios de casamento! Sim, você já deve ter se deparado em algum momento com essa foto no Instagram! Portanto, veja agora como chegar na Capela de Santa Luzia!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história da Capela de Santa Luzia

A Capela de Santa Luzia foi construída nas primeiras décadas do Século XX, no ano de 1936, encomendada pelas famílias Furlan, Passamaia e Zanotti, famílias de imigrantes italianos, para substituir uma capelinha de madeira, edificada em devoção a Santa Luzia.

Foto: @mayconwesleyfotografias (Instagram)

Porém, sua obra só foi concluída 10 anos depois, em 1946, com a primeira missa celebrada pelo Padre Manoel de Gela. Aliás, até hoje, a celebração religiosa mais tradicional acontece no dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia.

Localização da Capela de Santa Luzia

A Capela de Santa Luzia está localizada em Alto Toma Vento, no município de Itarana, a 18 Km do centro da cidade e bem próxima ao limite territorial com Santa Teresa, cidade vizinha. A capela fica no cume de uma grande pedra, a 935 metros de altitude, com uma ampla visão para a Pedra da Onça e as comunidades de Toma Vento e Alto de Santa Maria.

Foto: Jonathan Borba/Unsplash
Foto: Jonathan Borba/Unsplash
Foto: Jonathan Borba/Unsplash
Circuito Turístico Caminho das Pedras

Além disso, junto com outros pontos turísticos da região, como a Pedra da Onça, a Rampa de Voo Livre José Bridi e Pedra do Penedo, a Capela de Santa Luzia integra o Circuito Turístico Caminho das Pedras, criado em 2023 pelo município, com o objetivo de fomentar o turismo ecológico, cultural, esportivo e histórico de Itarana.

Aliás, o grande destaque da Capela de Santa Luzia, além de sua importância histórica e religiosa, é a de poder desfrutar de um belíssimo pôr do sol, que além de ser um verdadeiro espetáculo da natureza, é considerado por muitos como um dos mais bonitos do Espírito Santo!

Foto: @joelmirschanoski (Instagram)
Foto: @joelmirschanoski (Instagram)
Um dos lugares preferidos para ensaios de casamento e sucesso nas Redes Sociais

E como citei logo no início, a Capela de Santa Luzia é um dos lugares preferidos por casais e fotógrafos para fazer ensaios de casamento! Sem dúvida, a arquitetura única da capela dá um tom bem medieval às fotos, proporcionando uma belíssima memória de um momento tão especial!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

Além disso, como ponto turístico, a Capela de Santa Luzia é sucesso no Instagram, principalmente nas fotos ao entardecer! Então, fica aí a dica quando for lá. Veja as fotos:

Portanto, a Capela de Santa Luzia é um ponto turístico e tesouro religioso do interior do Espírito Santo com muita fé e tradição, que recebe a visita de turistas o ano todo! Enfim, é um lugar que vale a pena conhecer, principalmente para apreciar um belíssimo pôr do sol!

Como chegar:

Siga pela BR-101 Norte até Fundão, e entre à esquerda na ES-261, passando por Santa Teresa. De Santa Teresa até a capela são aproximadamente 29,8 Km. Chegando próximo ao Km 29, você verá uma placa indicando para entrar à esquerda, para ir para “Toma Vento” e a “Capela Sta Luzia”. Vire à direita e siga em frente numa estrada de chão, até chegar na capela.

Vai embora não! Fique e conheça outras igrejas históricas no Espírito Santo!

A Triste História da Igrejinha na Pedra em Ibiraçu!
Como Chegar na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes!
Cruzeiro São Miguel Arcanjo: Fé e Devoção em Alfredo Chaves!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário